Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, o meu nome é Fábio e sou novo por aqui.
    Há cerca de 1 ano adquiri um apartamento com cerca de 20 anos localizado num último andar e rápidamente percebi que de inverno era tipo congelador e de verão um forno. Depois de realizar muitas pesquisas sobre o assunto, decidi subir ao sotão, que é parte comum do prédio, e verificar em que condições se encontrava o mesmo. Não foi novidade o que lá encontrei, um telhado apenas com as telhas e vigas e simplesmente mais nada.
    Nas pesquisas que realizei vi que poderia solucionar o "problema" de várias formas, desde logo isolando o chão do sotão com floormate ou então isolando junto do telhado com vários materiais. A minha questão agora é, se isolar o chão terei que colocar algum tipo de material entre o chão e o isolamento?! ou se por sua vez, se optar por isolar no telhado poderei apenas fixar as placas de isolamento nas vigas e fica resolvido?! De referir ainda que a casa em questão é no Algarve a cerca de 5 kms da costa.

    Desde já agrdeço todas as opiniões e ajudas!
  2.  # 2

    Tem alguma serventia esse espaço? Ou está simplesmente desocupado?
  3.  # 3

    Está desocupado, no máximo irá servir apenas para arrumação!
  4.  # 4

    Se vai ter serventia entao faca pelas telhas... ate porque se fizer no chao e isolar, e tiver uma abertura para o sotao, o isolamento de pouco serve, dado que as transmissoes termicas acontecem sempre um pouco como a electricidade... vao pelo caminho que oferece menos resistencia.

    Eu colocaria uns paineis XPS mas de pouca espessura, e posteriormente usar la mineral. Tentar um indice termico por volta dos R-30-40
  5.  # 5

    Neste momento não tem qualquer serventia e o acesso ao mesmo é feito pela parte comum do prédio, logo ao longo da casa não existe qualquer entrada para o sótão.
  6.  # 6

    isolar no chão do sótão.
    se não vai ser usado é colocar duas camadas cruzadas de lã mineral (em rolo)
    mas deve pedir autorização ao condominio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fábio Santos87
  7.  # 7

    Sim isso da autorização já foi tratado, e não seria mais vantajoso colocar por exemplo placas de xps?
  8.  # 8

    Colocado por: Fábio Santos87Sim isso da autorização já foi tratado, e não seria mais vantajoso colocar por exemplo placas de xps?


    Se for para andar em cima do isolamento, sim

    se não, a lã tem melhor relação preço/beneficio
  9.  # 9

    Fabio chegaste a fazer a obra?

    Se sim, tiveste melhorias?

    Deixa aqui o teu testemunho:)
 
0.0118 seg. NEW