Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Pretendo comprar um terreno e pagá-lo sem recurso a empréstimo bancário. O vendedor falou-me que seria melhor para os dois que a escritura fosse efectuada por um valor inferior ao da venda (para mim porque pagaria menos de escritura e futuramente menos no pagamento do IMI). O que me aconselham fazer?
  2.  # 2

    Poder fazer pode.
    É uma ilegalidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miura
  3.  # 3

    Colocado por: MiuraBom dia,
    Pretendo comprar um terreno e pagá-lo sem recurso a empréstimo bancário. O vendedor falou-me que seria melhor para os dois que a escritura fosse efectuada por um valor inferior ao da venda (para mim porque pagaria menos de escritura e futuramente menos no pagamento do IMI). O que me aconselham fazer?


    por isso é que este país está como está...é só chicos espertos

    depois quando o vender vai pagar aquilo que quer poupar agora
    Concordam com este comentário: JPN761, Mduvidas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miura
  4.  # 4

    Se for para construção de habilitação própria permanente ,se vender o dinheiro da mais valia se for reinvestido não tem de ser pago ao estado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miura
  5.  # 5

    Colocado por: Alexandre SilvaSe


    Colocado por: Alexandre Silva,se


    Colocado por: Alexandre Silvase
    • Carvai
    • 5 novembro 2017 editado

     # 6

    Colocado por: marvi
    por isso é que este país está como está...é só chicos espertos

    Sim em parte é verdade, mas quando vemos o saque fiscal ir para os bolsos dos privilegiados de sempre ficamos com muita vontadinha de aldrabar.
    Aliás pode pedir um conselho ao actual PM que no passado aldrabou o estado em 2 casas com a extinta sisa.
    Concordam com este comentário: marvi, ferreiraj125
  6.  # 7

    Colocado por: Carvai
    Sim em parte é verdade, mas quando vemos o saque fiscal ir para os bolsos dos privilegiados de sempre ficamos com muita vontadinha de aldrabar.
    Aliás pode pedir um conselho ao actual PM que no passado aldrabou o estado em 2 casas com a extinta sisa.
    Concordam com este comentário:marvi

    Sim,sim...
    E que parece que despachou uma penthouse na Av.da Liberdade às pressas quando ascendeu ao lugar de secretário geral...
    • Carvai
    • 5 novembro 2017 editado

     # 8

    Colocado por: Alexandre Silva
    Sim,sim...
    E que parece que despachou uma penthouse na Av.da Liberdade às pressas quando ascendeu ao lugar de secretário geral...

    A penthouse estava alugada a um amigo empresa por mil euros/mês.
    O actual presidente da camara também conseguiu um descontozinho na compra do apartamento.
    È de louvar a capacidade de negociar quando se é presidente da camara.
  7.  # 9

    Esqueça a questão do IMI. O valor patrimonial é calculado pelas Finanças independentemente do valor da transacção. Agora se me falar em IMT, é provável que possa poupar (se a isso se pode chamar esta situação) no momento da transacção.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miura
  8.  # 10

    Colocado por: MiuraO que me aconselham fazer?
    Escriturar pelo valor que compra.
    Concordam com este comentário: Jpires76, nunogouveia, Loup84
    • NBA
    • 5 novembro 2017

     # 11

    Colocado por: A. MadeiraEscriturar pelo valor que compra.

    Poucos o fazem.
  9.  # 12

    Faca como valor que realmente paga...

    Depois acontece-lhe com casos que depois pagam mais valias apesar de terem perdido $$ ...

    Os meus pais, como o divorcio foi litigioso, a casa acabou por ir em hasta publica por um preco barato... ao valor de compra praticamente quando valia quase o dobro...

    A escritura nos anos 90 tinha sido feita a metade salvo erro...

    Ou seja, para as finanças tiveram lucro... tiveram de pagar 25% das mais valias, ainda que na verdade elas n existiram...

    Isso era chico espertismo de consturtores sobretudo que convenciam as pessoas a fazer por menos....
    Concordam com este comentário: JPN761
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miura
  10.  # 13

    Colocado por: NBA
    Poucos o fazem.


    Eu fi-lo e conheço muita gente que o fez quando comprou casa. às vezes complicamos para poupar meia dúzia de tostões em troca de potenciais dores de cabeça e custos no futuro. Não vale a pena.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miura
  11.  # 14

    Colocado por: sbcnvIsso era chico espertismo de consturtores sobretudo que convenciam as pessoas a fazer por menos....


    acrescento que não era apenas chico espertismo dos construtores, tb era dos compradores....
  12.  # 15

    Colocado por: sbcnvIsso era chico espertismo de consturtores sobretudo que convenciam as pessoas a fazer por menos....

    Quem mais ganha com isso é o comprador. Mas é certo que isso só acontece porque ganham os dois.
  13.  # 16

    Por acaso não é no distrito de Setúbal, não?
    É que o primeiro terreno em que estive interessada o vendedor só vendia nessas condições... ia poupar muuuuito em mais valias.
  14.  # 17

    Colocado por: NBA
    Poucos o fazem.


    Acha você.
  15.  # 18

    Não se esqueça que os donos dos terrenos contíguos têm direito de preferência. Se escriturar por um preço inferior ao que realmente pagou, qualquer vizinho lhe pode 'roubar' o terreno, bastando para isso que pague o valor indicado na escritura.

    E se isso acontecer, boa sorte para recuperar o que pagou por fora...
    Concordam com este comentário: Jota5
  16.  # 19

    Colocado por: pedrosslpNão se esqueça que os donos dos terrenos contíguos têm direito de preferência. Se escriturar por um preço inferior ao que realmente pagou, qualquer vizinho lhe pode 'roubar' o terreno, bastando para isso que pague o valor indicado na escritura.

    E se isso acontecer, boa sorte para recuperar o que pagou por fora...


    Penso que é valido apenas para terrenos rústicos e não urbanos (construção).
    Alguem que me corrija se estiver enganado..
    Concordam com este comentário: mica, 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrosslp
  17.  # 20

    Colocado por: miguelcristovao

    Penso que é valido apenas para terrenos rústicos e não urbanos (construção).
    Alguem que me corrija se estiver enganado..
    Concordam com este comentário:mica
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedrosslp


    Peço desculpa, não tinha conhecimento disso. Eu vendi um terreno rústico e o procedimento era esse. Agradeço a informação.
 
0.0195 seg. NEW