Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, deste ja muito obrigado por qualquer esclarecimento às perguntas que vou colocar em baixo.

    É o seguinte comprei um apartamento à cerca de 4 anos e um dos meus objectivos sempre foi colocar um recuperador de calor na minha sala até aqui tudo ok, agora a maneira como tenho possibilidade de o fazer é que já é outra coisa. O que acontece é que tenho um barbecue na varanda que faz costas com a parede da sala no mesmo sitio onde quero colocar o recuperador de calor, já vi tambem que o barbecue tem uma conduta unica e uma chaminé com chapéu unico tambem, a medida da conduta é de 150mm e por tanto já vi tambem um recuperador de 150mm neste caso é o Solzaima Urano. Agora as questões principais:

    1º - É possivel fazer tal ligação e conseguir uma extração de fumos eficiente?
    2º - Ao fazer esta ligação pelas minhas contas só consigo subir 1 metro a direito antes de aplicar a curvatura de 45º para ir ligar ao tê que vou ter de instalar na conduta do barbecue.
    3ª - Se até aqui estiver tudo ok a minha ultima pergunta é se quando acender o recuperador o fumo não irá antes sair pelo grelhador em vez de chaminé :D

    No caso da ultima ser um problema pensei em fazer um sistema de rolha para tapar a entrada do barbecue ahahhahahah

    Já sei que os pellets seriam a minha melhor opção mas adoro o "conforto" que a lenha proporciona, o estalar o ver o fogo é uma experiencia diferente.

    Posso amanha colocar fotos da chamine, do barbecue e tentar fazer um desenho para explicar esta minha ideia.

    Obrigado a todos.
    • bdgiga
    • 8 novembro 2017 editado

     # 2

    Segue em baixo como prometido ontem um gênero de esboço da ideia com as medidas aproximadas para não dizer exatas e duas fotografias das chaminés que é também uma preocupação visto a minha ser a do meio.



  2.  # 3

    Ninguem me sabe dizer se isto é possivel ou indicar alguem que saiba?
    Obrigado
  3.  # 4

    em principio não vai ter problemas com essa instalação,
    neste tópico o utilizador "leiria" utilizou também uma curva de 45º
    https://forumdacasa.com/discussion/29540/2/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/#Comment_549087

    quanto ao fumo descer pelo barbecue também pode descer para o recuperador, se tiver problemas no topo da chaminé tanto desce por um lado como por outro.
    Chame um instalador da sua área de residência que vá ai dar uma opinião
  4.  # 5

    Bom dia fsilva106, obrigado. também vi este topic https://forumdacasa.com/discussion/32180/instalacao-de-recuperador-de-calor-com-4-curvas-a-45-e-possivel/ e pelo que vi tambem está a funcionar bem mesmo com 4 curvaturas de 45º, agora o meu unico problema pode ser a chaminé e o barbecue, sendo que o barbecue talvez possa funcionar com aquela solução de criar uma "comporta" para fechar sempre que acender o recuperador, mas a chaminé é que pode não ter abertura suficiente para deitar o fumo e ainda para mais é a do meio e não apanha vento do lado norte visto a outra estar mais levantada. Pensei até meter uma girandola dentro do chapeu se houver necessidade.
  5.  # 6

    Bom dia, enviei um e-mail a 3 empresas de instalação de recuperador a expor a situação e a pedir orçamentos e a primeira resposta que tive foi a seguinte.


    Cada elemento obrigatoriamente deverá ter conduta própria , a ligação de tubos não é viável , da chaminé deverá ultrapassar a cumeeira do telhado .
  6.  # 7

    Boas novamente, venho cá para deixar mais uma resposta de uma empresa.

    É possível instalar mas tem alguns senãos…..
    -Nunca devemos utilizar a mesma chaminé a não ser que tenhamos tubos independentes, pois o risco de sair fumo pelo outro lado existe mesmo. A outra solução poderá ser em utilizar um extractor e cada vez que usar a lareira ou o barbecue liga-lo.
    Quando existe espaço na conduta metemos o tubo da lareira até ao topo e o resto da conduta fica para o barbecue assim evita retornos de fumo também.
    Em relação ao recuperador consegue se arranjar com diâmetro de 150 sem problemas.
    O ideal seria passar pelas nossas instalações para ver as opções que temos.
  7.  # 8

    Aproveitando este tópico.

    A minha irmã mudou de recuperador de calor e o "velho" gostaria de colocar na sala dos meus pais.

    É um recuperador a ar alimentado a lenha e ainda e bom estado.

    Queria ser eu a fazer a instalação e para me guiar pensei em seguir este vídeo da Leroy: https://www.youtube.com/watch?v=fCk4oIa8FtU&list=PLa2uhVuYSfPQRQP8zh8mtsSu1_1Slll1d&index=323&t=0s

    O que vos parece? Algum erro ?!? Estou um pouco reticente ao tipo de base que apresentam......
  8.  # 9

    Para essa base prefiro algo assim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: papacurvas
      20150323_175408.jpg
  9.  # 10

    Colocado por: musciPara essa base prefiro algo assim
    Estas pessoas agradeceram este comentário:papacurvas
      20150323_175408.jpg


    Isso são vigotas correto? Qual a medida que recomenda? Colou ao chão com um simples cimento cola?
  10.  # 11

    Sim, são vigotas cortas. Coloquei assim para o ar poder circular em toda a em envolvente no recuperador. Não posso precisar a medida que coloquei, mas foram as sobras da casa. Coloquei com cimento cola apenas para o momento de assentamento do recuperador, por sinal pesado, não deslocar e ter maior dificuldade ao instalar. Considero que seja simples e prático sem inventar muito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: papacurvas
 
0.0157 seg. NEW