Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Estou em fase final de construção e como tal ainda não está concluída a sua instalação. Os painéis já estão no telhado, faltando apenas terminar a canalização. Futuramente deixarei feedback.
  2.  # 22

    Colocado por: agosto07Estou em fase final de construção e como tal ainda não está concluída a sua instalação. Os painéis já estão no telhado, faltando apenas terminar a canalização. Futuramente deixarei feedback.


    Já tem algum feedback?
  3.  # 23

    Sim, já. Após alguns meses de utilização estou bastante satisfeito com o sistema em si. Na altura da escolha do equipamento aqs para a nossa casa e tendo em conta o nosso padrão de consumo esta foi a nossa escolha e não nos arrependemos da mesma.

    Nos meses de Verão e até mesmo nestes dias, desde que haja céu limpo pela manhã, em cerca de 1h de sol, já temos água quente nas torneiras. No verão cheguei a tomar duches à 1h da manhã e a água continuava bem quente. Obs.: Tenho a válvula termostática regulada nos 60ºC, o painel tem na sua envolvência 3 cm's de isolamento em espuma de poliuretano e também devido às noites serem mais quentes nessa altura do ano nunca houve falta de água quente.

    Agora, nestes dias de outono/inverno em que as temperaturas têm andado mais baixas não é tão eficiente, mas é mais uma questão de adaptar hábitos face às possibilidades, ou seja, em vez de ir tomar duche à 1h da manhã vou às 18h e em vez de tomar com a água a 40ºC tomo a 32ºC. Caso não seja suficiente temos sempre a possibilidade da resistência que no nosso caso controlamos manualmente no disjuntor. Também temos a opção de controlo automático através de relógio no quadro elétrico mas como em todo este tempo de utilização apenas em 2/3 dias o painel não produziu água quente por ter feito mais frio e chovido o dia todo não justifica a sua utilização.
    Hoje foi um desses dias, ou seja, céu carregado com alguns aguaceiros ao longo do dia e algumas abertas em que a água no painel às 16h deveria estar na ordem dos 30ºC. Às 16h30 liguei a resistência e desliguei-a às 18h30. A essa hora tomei eu duche, a minha esposa e filha, os 3 cerca de 15m com a água a 40º e quando terminámos ainda havia água quente.

    Como referi, estou satisfeito com o sistema que é bastante eficiente e tirando o investimento inicial (que inclusive, é bastante mais económico do que a maior parte dos sistemas termossifão e circulação forçada do mercado) é um sistema autosuficiente na maior parte do ano pois apenas nos voltam a sair alguns euros do bolso nestes dias em que há necessidade de ligar a resistência elétrica. Uma outra vantagem, relativamente a outros sistemas (e que me levou a esta escolha) foi o facto da água ser diretamente aquecida e armazenada no painel não sendo necessário utilizar líquido ou gás em serpentina para o efeito, logo torna-se praticamente livre de manutenções.

    Obs.: isto é apenas o meu relato, da minha experiência dos meses em que estou a fazer utilização plena do sistema (desde agosto 2020). É claro que o que é para mim pode não ser para outros, tudo tem a ver com consumos, necessidades, dimensionamentos, localização geográfica. Sim, esta última também é importante porque certamente que o painel não terá o mesmo rendimento no norte do país como tem na zona onde moro (distrito Setúbal). Uma vez mais e como já referi estou satisfeito porque face áquele que é o nosso padrão de consumo e necessidades é um sistema que corresponde não a 100%, mas quase.

    Só mais um pormenor que também pode fazer uma ligeira diferença....na altura da instalação pedi ao instalador para deixar o painel com 53ºde inclinação (38º+15⁰) o que torna o painel mais eficiente no inverno porque 'o sol anda mais baixo' e desfavorece um pouco no Verão mas aí não há problema porque aquilo até virado ao contrário produz água quente:)

    Para concluir, informo ainda que devido à tipologia da casa tive que adquirir 2 painéis de 150L cada, mas neste momento e como o agregado familiar é composto apenas por 3 pessoas pretendo vender um dos painéis como relato num outro tópico que criei para o efeito e se pesquisarem por Solcrafte Style Plus vão encontrá-lo. Caso pretendam mais alguma informação podem questionar que tentarei esclarecer na medida do possível, tendo em conta as minhas limitações pois não sou nenhum técnico, mas apenas um utilizador que adquiriu algum conhecimento com a utilização do equipamento.
    Bom Ano
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  4.  # 24

    Havendo dias de sol, mesmo apesar de frios/temperatura baixas e tendo em conta que o sol se está a pôr volta das 17h e pouco, o sistema está a portar-se muito bem😉👍. Há instantes, no duche da minha filha, esta foi a temperatura da água registada pelo termómetro (38ºC)... não que este seja dos mais fiáveis, mas não deverá 'fugir' muito do valor real. Obs.: banho tomado cerca de 2horas depois do sol se pôr e com temperatura no exterior a 7ºC.
      IMG_20210117_192130.jpg
 
0.0135 seg. NEW