Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A minha máquina de secar roupa avariou, chamei uma empresa de arranjos de electrodomésticos. O técnico veio, viu e ficaram de me dar o preço do "módulo " avariado para depois voltarem e colocarem.
    Entretanto apresentou uma guia de reparação e paguei euros 25 mão de obra, euros 15 deslocação e IVA euros 9.20, um total de euros 49.20

    Está correcto tanto o IVA sobre a mão de obra como o IVA sobre a deslocação?

    Quando ele cá voltar claro que vou pedir factura/recibo pois guia de reparação não é documento legal

    Mas essencialmente quero saber se é aplicável o IVA as parcelas descritas?
    Muito obrigado
  2.  # 2

    As prestações de serviços (onde inclui esses dois artigos) são regra geral á taxa normal - 23%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFPE
  3.  # 3

    Está bem... Prestação de serviços tem IVA a 23%, não está prevista isenção no artigo 9 do CIVA, bem como a deslocação/transporte.
  4.  # 4

    Ok obrigado achei estranho a deslocação ter IVA.
    Vou lhes pedir uma factura/recibo
    Pois essa história de cobrarem e entregarem uma guia de reparação estou mesmo a ver para onde vai o IVA.
    Obrigado aos dois pela ajuda.
  5.  # 5

    Colocado por: polamzOk obrigado achei estranho a deslocação ter IVA.

    Todos os serviços que paga tem IVA.
    Nunca se paga nada antes de se ter a factura.
  6.  # 6

    Vão mudar isso dos 10.000€ para os 20.000€ / ano... isento de IVA.. vai ser bonito.... como podem as empresas competir assim.
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasVão mudar isso dos 10.000€ para os 20.000€ / ano... isento de IVA.. vai ser bonito.... como podem as empresas competir assim.

    a sério?têm aí um link para ler isso?
  8.  # 8

    acho que isso não avança
    Isenção de IVA para recibos verdes até 20 mil euros não avança

    http://observador.pt/2017/10/13/isencao-de-iva-para-recibos-verdes-ate-20-mil-euros-nao-avanca/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    sinceramente.. acho um disparate a isenção, deve ser igual para todos... tudo em pé de igualdade... ainda por cima hoje em dia que é mais simples apresentar a dec de IVa...

    Depois foge quem quer...
  10.  # 10

    Pedro... os recibos verdes não são só para ricos.... imagine uma empregada de limpeza que ganha 500 euros a recibo verde a ter de pagar iva...ou um comissionista de seguros que recebe 200 euros mês a pagar iva... (sim, somando já à segurança social)....

    Não podemos colocar tudo no mesmo saco. Obviamente que percebo os casos onde quer chegar...
  11.  # 11

    O IVA tem de ser suportado pelo cliente final.
    Concordam com este comentário: Picareta, Schlüter-Portugal
  12.  # 12

    Colocado por: Supporterimagine uma empregada de limpeza que ganha 500 euros a recibo verde a ter de pagar iva

    Não é ela que paga o iva, são os seus clientes.
  13.  # 13

    Ora bem....

    Colocado por: PicaretaNão é ela que paga o iva, são os seus clientes.


    Colocado por: callinasO IVA tem de ser suportado pelo cliente final.
  14.  # 14

    Acham mesmo que isso não coloca em causa o preço final dessa pessoa? Teoricamente é tudo muito lindo... por isso é que a maioria nem recibo verde passa... se aumentamos carga fiscal estamos ainda a incentivar mais fuga . É a minha opinião...
  15.  # 15

    fica tudo em pé de igualdade...
    A fuga existe e existirá sempre...
  16.  # 16

    A minha mulher dá umas horas de explicações. Errou no curso e acabou Matemática de ensino com média de 17 mas....não tem colocação.
    Para ganhar uns trocos assinou um contrato com um centro de estudos a ganhar 8€ hora onde diz "com IVA incluído"....
    O centro de estudos fica a cerca de 40 Km's de casa....
    Paga 124€ de segurança social por mês....
    Aufere 600€ mês de explicações +- ....
    Imaginem se tivesse de entregar IVA ao estado e se n fosse isenta ao abrigo do 53 do CIVA!!!! Ganhava 600 - 124 - 138 = 338€ (talvez chegasse para o combustível e manutenção do carro)....

    Existirão sempre oportunistas mas não pensem que todos os trabalhadores independentes são médicos e advogados e outros profissionais com grandes rendimentos!
 
0.0172 seg. NEW