Iniciar sessão ou registar-se
    • ecsm
    • 30 junho 2009

     # 1

    Olá a todos

    Alguem me pode dar uma ajuda sobre que tinta deve ser utilizada sobre paredes caiadas que já têm várias camadas de cal?
    Deve ser dada á parede alguma espécie de preparação prévia?
    Não quero que a parede fique lisa, mas que mantenha as irregularidades, para mater o aspecto antigo, mas como em alguns sítios a cal está a caír (e se começamos a tirar começam a vir várias camada atrás) tenho receio que a tinta não agarre.
    Quanto às rachas, podem ser reparadas como nas paredes pintadas ou existe algum preparado mais eficaz?
    Podem ajudar?
    Obrigada
  1.  # 2

    O produto que conheço chama-se Dyrufix e é da Dyrup. É um primário que se aplica sobre paredes caiadas, gizadas e que posteriormente pode ser repintado.

    Para finalizar, depois tem vários produtos com o acabamento mate semalhante à cal.

    Quanto às reparações de fendas qualquer estuque já preparado serve perfeitamente.
  2.  # 3

    Pode e deve voltar a caiar.
    as rachadelas... pode sempre efectuar uma argamassa à base de cal... depende da largura e condições das fissuras...
    Uma foto a ilustrar a sua parede é que seria bom...
    • ecsm
    • 30 junho 2009

     # 4

    Obrigada a ambos e assim fiquei dividida.

    esqueci-me de dizer que estou a falar de paredes interiores e exteriores. Talvez haja diferença em termos de produtos para o caso de optar por tinta.
    Por um lado gostava de manter o aspecto caiado, mas por outro, têm-me dito que a cal sai mais cara do que a tinta porque implica caiar todos os anos e acaba por ser mais caro e trabalhoso.

    Quicks
    Já agora pode dar-me algumas referências (marcas ou tipos) desses produtos com acabamento semelhante à cal?

    Pedro Barradas
    Essa argamassa tem algum segredo ou é só misturar cal e água?

    Vou tentar enviar fotos
    Obrigada
    • ecsm
    • 30 junho 2009

     # 5

    Aqui estão as fotos
  3.  # 6

    Na reparação das fendas interiores, até pode utilizar gesso (com um traço de areia fina)... não lhe sei dizer a proporção... Não se esqueça de humedecer o suporte antes, é muito importante
    No exterior, se as fendas forem acentuadas, faça uma pasta de cal e com uma seringa injecte para colmatar as fendas.... ( pode utilizar a pasta de cal que fica no fundo do recipiente, depois de apagar a pedra de cal para fazer a tinta de cal...)

    Outra solução, industrial, para pintura das paredes ( interior/ exterior), passará por aplicar um primário nessas paredes, pode utilizar o sistema da NITIN (isolante SILPAR +SILPAR) tinta à base de silicatos, tenho utilizado em alvenarias antigas caiadas com excelentes resultados... 5 anos sem repinturas... e mais importante deixam respirar as paredes, permitindo a passagem dos sais, sem rebentamento da pintura (basta escovar os saisque aflorarem à superficie, e faca a parede nova outravez)
    Quanto à pintura de socos e outros elementos decorativos... compre o pigmento azul.. e misture na agua decantada, após apagar a pedra de cal... cuidado com a proposrção de pigmento, não deve colocar muito, ou o mesmo não se fixará.
    NOTA: Não misture o pigmento com a SILPAR... não funciona, se quiser um azul intenso ( já experimentei!!!)

    Fichas técnicas:
    http://cinweb.cin.pt/nitin/qualidade/GESTTECNITIN.NSF/087bb697c8e7e43d802567fa003e79fe/42ec916cb48012d880257248005f08b5/$FILE/86%20060%20-%20Silpar.pdf
    http://cinweb.cin.pt/nitin/qualidade/GESTTECNITIN.NSF/0e303e5ea6279155802567fd00829f30/06ccf439442051448025724800601cd4/$FILE/86%20417%20-%20Isolante%20Silpar.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ecsm
    • ecsm
    • 13 julho 2009

     # 7

    Obrigada a todos, mas depois de começar a por as mãos na massa (nas paredes interiores) a realidade apresentou-se um pouco diferente:
    As paredes tinham cal, sobre tinta, sobre cal, sobtre tinta outra vez. Eram dezenas de camadas que iam sempre saltando.
    A solução foi raspar, raspar, até não sair mais e o braço não aguentar mais:)
    Finalmente lá pintei com uma trincha, porque o rolo continuava a trazer tinta agarrada.
    Vamos ver quanto tempo dura a pintura. Um ano???
    Se calhar foi maá solução. Haverá outra? É que o trabalho que dá é tanto que dois fins de semana só deram para um quarto
  4.  # 8

    Jacto de água de alta pressão, limpa isso que é um mimo. Uma daquelas máquinas de lavar carros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ecsm
 
0.0139 seg. NEW