Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Estou na fase de projeto de uma moradia de piso térreo na zona de odivelas e encontro-me perante um dilema.

    Em vez de telha tradicional pretendo usar painel sandwich a imitar telha (durabilidade e isolamento superior), com um caleiro/beiral que oculte a terminação do painel.

    Inicialmente pensei em caleira em metal, mas não há nenhuma empresa que faça o molde que necessito em caleira corrida, apenas secções que terão que ser aparafusadas/coladas em obra, o que não dá bom aspeto nem dá garantias de estanquicidade.

    O gabinete de arquitetura avançou com a ideia do desenho abaixo, mas entretanto fui avisado que corro o risco de entupimentos e infiltrações para dentro do telhado.

    Estou quase a desistir deste beirado e a optar por uma caleira tradicional...
  2.  # 2

    Agora com imagem
      caleira TC.JPG
  3.  # 3

    meta tubos ladroes... com caleiras de recolhas de aguas, deve efectuar 2 manutenções por ano....
    quanto à maior durabilidade de telha sandwisch face uma telha cerâmica... está redondamente enganado.
    a nivel termico, o isolamento deve estar sobre a laje e não no plano inlcinado.

    Esse pormenor ( é um ppormenor simplificado somente, a nivel geometrico)é bom para ter condensações entre a caleira e o compartimeento interior...
    Acho que o perfil dessa cimalha é uma brutalidade.. mas não estou a ver o projecto de forma a poder avaliar melhor a nivel proporcional.
  4.  # 4

    Duas manutenções aplica-se a qualquer tipo de caleira, ou só neste caso, em que a caleira fica dentro do beirado?

    O meu objetivo é o mínimo de necessidade de manutenção, por isso estou a pensar em meter o sandwich. vejo casas com painel instalado há mais de 20 anos que estão como novos, enquanto que telhas com 10 anos ou até menos, especialmente em águas viradas a norte, estao cheias de verdete.

    O meu plano inical era colocar uma caleira conforme o desenho abaixo, mas não encontrei nenhuma empresa que fizesse quinagem no local com este molde.
      caleira em metal.jpg
  5.  # 5

    Pedro na sua opinião as caleiras devem ser chapa (zincada,galvanizada,etc) ou em tijolo/bloco devidamente Impermiabilizada?

    Na sua opinião qual das duas a melhor em termos de dcarateristicas/durabilidade?!
  6.  # 6

    Este é o aspeto desejado do beirado
      nascente janelas verticais.JPG
  7.  # 7

    Colocado por: F RodriguesEste é o aspeto desejado do beirado
      nascente janelas verticais.JPG
    Estética à parte, (não gosto) eu no seu ponto nao andava com invenções, ou cobertura plana, ou telha normal!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, espt, buziodofojo
  8.  # 8

    Telhado plano não está em cima da mesa, a opção é entre telhado inclinado com painel sandwich ou telha. A telha coloca o desafio do isolamento: fazer laje inclinada para suportar o telhado? fazer estrutura em LSF e colocar roofmate por baixo da telha? Não fazer laje de esteira, usar apenas tetos falsos e isolar a laje inclinada?
  9.  # 9

    Colocado por: F RodriguesTelhado plano não está em cima da mesa, a opção é entre telhado inclinado com painel sandwich ou telha. A telha coloca o desafio do isolamento: fazer laje inclinada para suportar o telhado? fazer estrutura em LSF e colocar roofmate por baixo da telha? Não fazer laje de esteira, usar apenas tetos falsos e isolar a laje inclinada?

    Pode fazer a lage, e faz a estrutura e vigas e ripas, o isolamento pode colocar PU por cima da lage, ha uns anos era assim que se fazia, agora não sei...
    • espt
    • 13 novembro 2017

     # 10

    Colocado por: F RodriguesEste é o aspeto desejado do beirado
      nascente janelas verticais.JPG


    Que escadaria é aquela?
  10.  # 11

    É a escadaria do deck para a parte de trás do terreno, que fica a uma cota mais baixa.
    • espt
    • 13 novembro 2017

     # 12

    Varandas à chuva, escadaria à chuva... Hummm
  11.  # 13

    Em dia de chuva não faremos uso do deck, ou do espaço exterior. E temos escadas interiores.

    Mas grande questão continua a ser o que fazer com o telhado.

    Se colocar o isolamento por cima da laje, como foi sugerido atrás, o que meto por baixo da telha para que o sotão fique isolado? Não quero ficar com um compartimento frio no inverno ou quente no verão, por cima do piso de habitação. No sotão irão ficar as condutas de ventilação e a própria máquina de VMC, portanto convém ter uma temperatura o mais estável possível.
  12.  # 14

    Que escadaria é aquela?

    É a escadaria do deck para a parte de trás do terreno, que fica a uma cota mais baixa.

    É impressão minha ou a escada está à frente de uma porta?
    Quanto ao telhado, eu optava por um tradicional de telha com beirado. Muito menos manutenção e menos probabilidade de infiltrações.
  13.  # 15

    Colocado por: F RodriguesBoa tarde

    Inicialmente pensei em caleira em metal, mas não há nenhuma empresa que faça o molde que necessito em caleira corrida, apenas secções que terão que ser aparafusadas/coladas em obra, o que não dá bom aspeto nem dá garantias de estanquicidade.



    Com um telhado de 4 águas, nalgum lado teria que ter emendas.

    Isso dá para fazer em obra soldado. O que não falta são soluções dessas em casas centenárias.
  14.  # 16

    Sendo soldado em obra, não se ficam a ver as emendas?

    a casa tem de comprimento 20m, logo teria que levar várias secções e várias soldas, o que desconfio que não se traduza num resultado final muito bonito, ou estou enganado?
    • DR1982
    • 13 novembro 2017 editado

     # 17

    Colocado por: F RodriguesSendo soldado em obra, não se ficam a ver as emendas?

    a casa tem de comprimento 20m, logo teria que levar várias secções e várias soldas, o que desconfio que não se traduza num resultado final muito bonito, ou estou enganado?
    Soldado e pintado em obra.
  15.  # 18

    Colocado por: F RodriguesSendo soldado em obra, não se ficam a ver as emendas?

    a casa tem de comprimento 20m, logo teria que levar várias secções e várias soldas, o que desconfio que não se traduza num resultado final muito bonito, ou estou enganado?


    A caleira é interior, não se vê nada, a não ser que o rufo de remate da cimalha seja também em metal.

    Depois da solda, pode pintar ou não, é como preferir. A pintar, optar por cores claras. E cuidado com juntas de dilatação, é melhor falar com um bom funileiro.
  16.  # 19

    Caso o caleiro soldado em obra fique com boa qualidade, o plano era que o próprio caleiro substituisse a cimalha, evitando assim o custo com betão, ferro, etc, mas acima de tudo evitando deixar betão ou revestimento pintado sujeito a escorridos devido à água da chuva que escorre e deixa sempre marcas.

    No metal é mais dificil o aparecimento de algas e afins..

    Alguém tem referências e contactos de funileiros na região de Odivelas?
  17.  # 20

    Colocado por: F RodriguesCaso o caleiro soldado em obra fique com boa qualidade,

    Isso tem tudo para ficar uma bela cag...
    Quer os materiais quer a solução construtiva para ficarem com a qualidade e aspeto que demonstra pretender, não são os mais felizes.
 
0.0221 seg. NEW