Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde pessoal,

    Não sou muito de comentar pois sou novo aqui, e de construção percebo muito pouco. Tenho andado a ler de forma a aprender e reduzir a possibilidade de vir a ser enganado, ou melhor, de forma a evitar que me possam tentar enganar.

    Vamos lá agora à minha primeira dúvida para a qual não encontrei resposta mesmo utilizando a pesquisa.

    Estou na primeira fase, já tive uma conversa com um arquitecto, mas antes de iniciar o projecto tenho de passar o terreno que é dos meus pais para meu nome. A minha questão tem mais a ver com a dimensão do terreno. O terreno tem dois artigos num já se inclui a casa dos pais. No no total cerca de 2000m2 incluindo a casa dos meus pais. Nesse sentido estou a penssar dividir ao meio mais ou menos para ficar com cerca de 1000m2 em meu nome. A questão é que já me disseram que para pedir um crédito ao banco tenho de ter pelo menos 2000m2. Ainda não falei com topógrafo nem questionei o arquitecto nesse sentido. Irei questionar, mas já que estou no fórum e não encontrei resposta a esta questão decidi faze-la, de forma a obter ajuda e poder ajudar futuros membros que possam vir a ter a dúvida.

    Desde já agradeço a ajudar.

    Abraço
  2.  # 2

    Colocado por: ferreira90A questão é que já me disseram que para pedir um crédito ao banco tenho de ter pelo menos 2000m2


    completamente falso.



    Colocado por: ferreira90A minha questão tem mais a ver com a dimensão do terreno. O terreno tem dois artigos num já se inclui a casa dos pais. No no total cerca de 2000m2 incluindo a casa dos meus pais. Nesse sentido estou a penssar dividir ao meio mais ou menos para ficar com cerca de 1000m2 em meu nome


    aqui é que pode ter problemas..... vou deitar-me a advinhas, se calhar os dois artigos são um rústico e outro urbano e não consegue dividir o terreno da forma que pensa... provavelmente dividir apenas parte do artigo urbano....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreira90
  3.  # 3

    Sim, tem um artigo rústico e um urbano.

    Que complicações poderei ter?

    Tenho que obedecer regras especificas para poder dividir?
  4.  # 4

    Colocado por: pauloagsantos
    aqui é que pode ter problemas..... vou deitar-me a advinhas, se calhar os dois artigos são um rústico e outro urbano e não consegue dividir o terreno da forma que pensa... provavelmente dividir apenas parte do artigo urbano....


    Já andei a tentar ler algumas coisas sobre a temática, mas parece que a questão dos terrenos é complexa.

    De qualquer das formas o arquitecto já verificou através do site da câmara que é possível construir na zona do terreno rústico, neste caso o artigo urbano corresponde apenas aos m2 da casa dos meus pais todos os restantes m2 estão no artigo rústico. Poderei não fazer uma divisão no artigo rústico, mas passa-lo na totalidade para meu nome e aí penso que o problema fica resolvido certo?

    Desde já grato pela ajuda.
  5.  # 5

    a classificação de urbano e rústico das finanças nada tem a ver com a classificação do PDM. se todo o terreno está classificado com zona de construção no PDM, então parece-me fácil a sua pretensão, com mais burocracia, dividir o terreno ao meio, ou com menos burocracia fazer a divisão pelos dois artigo já existentes.

    o problema é se no pdm apenas o artigo urbano fosse zona de construção, e o artigo rústico ja nao. ai é que tinha a vida complicada.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  6.  # 6

    Colocado por: pauloagsantosa classificação de urbano e rústico das finanças nada tem a ver com a classificação do PDM. se todo o terreno está classificado com zona de construção no PDM, então parece-me fácil a sua pretensão, com mais burocracia, dividir o terreno ao meio, ou com menos burocracia fazer a divisão pelos dois artigo já existentes.

    o problema é se no pdm apenas o artigo urbano fosse zona de construção, e o artigo rústico ja nao. ai é que tinha a vida complicada.


    Tirando uma pequena tira num extremo do terreno a Sul não é possível construir, na consulta do arquitecto vinha destacada como zona de transição. Não sei precisar quantos m2, mas serão cerca de 100 ou talvez um pouco mais, mas não influencia nada a zona onde quero implantar a construção.

    Obrigado pela sua ajuda.

    Sendo assim não devo ter grandes preocupações, e devo entrar em contacto com o topografo/a e um solicitador/a para avançar com medição e posterior registo em meu nome, certo?
  7.  # 7

    Colocado por: ferreira90Boa tarde pessoal,

    A minha questão tem mais a ver com a dimensão do terreno. O terreno tem dois artigos num já se inclui a casa dos pais. No no total cerca de 2000m2 incluindo a casa dos meus pais. Nesse sentido estou a penssar dividir ao meio mais ou menos para ficar com cerca de 1000m2 em meu nome.
    Abraço

    Como se costuma dizer nem perto nem longe da casa dos pais/sogros.
    Eu também estou na mesma situação que a sua (excepto a vizinhança...) 2 números alinhados paralelamente com 1 estrada de cada lado (norte/sul) e o nosso objectivo é colocar um terreno confrontado com apenas uma estrada de um dos lados, mas como estamos a alterar confrontações não sabemos se é possivel
  8.  # 8

    o melhor é ir á CM e falares com um técnico do departamento de urbanismo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: primavera
  9.  # 9

    Colocado por: antonylemoso melhor é ir á CM e falares com um técnico do departamento de urbanismo


    Refere-se à minha situação, ou à do user "primavera"?
  10.  # 10

    ambos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: primavera
  11.  # 11

    Colocado por: antonylemosambos.


    Com toda a certeza acho sempre que o melhor é ir à "fonte".

    De qualquer das formas no meu caso acho que não tenho grande problema. Posso ir ter com um topógrafo pedir a medição para fazer a passagem de nome. E iniciar o projecto. O arquitecto consultou no site da câmara e é possível construir no terreno onde pretendo construir, apenas existe um cantinho do terreno (que não é onde quero implantar a construção) que vinha destacada como zona de transição, uma vez que não quero fazer nada nesse cantinho acho que não deverei ter problemas. Ou acha que poderei ter complicações por causa disso?
  12.  # 12

    nao vejo porquê. se tem já um técnico a tratar das coisas em principio ele fará as coisas direitas. e consultará a CM quando tiver dúvidas.
 
0.0190 seg. NEW