Iniciar sessão ou registar-se
    • nsf
    • 15 novembro 2017

     # 21

    Colocado por: sergio_pintasTentem arrancar uma bucha de etics à mão depois de aplicada. Vão ter uma surpresa! ETICS em bloco térmico ou tijolo não fica a fazer lá nada.

    Pode explicar melhor o que quer dizer?
    • espt
    • 15 novembro 2017

     # 22

    Ou usa rosetas ou algo como isto
      bucha.jpg
    • espt
    • 15 novembro 2017

     # 23

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Para fixar no tijolo?...Ok


    Documento homologação?....e vais ter de inventar uma classe para as buchas de acordo com a ETAG014...existem 5...terás que criar uma para o nosso tijolo furado 😉



    Vê algum inconveniente?

    Equivalente à ejot tem a fassa top fix 2g também.

    Mas quem vai segurar as placas são as buchas ou essa tal rapariga de nome ETAG?
    • MNeo
    • 15 novembro 2017

     # 24

    E buchas de fixação sem prego metálico (prego em poliamida) que cumpra a ETAG 014 existem?
    • espt
    • 15 novembro 2017

     # 25

    Colocado por: MNeoE buchas de fixação sem prego metálico (prego em poliamida) que cumpra a ETAG 014 existem?


    Muitas
    • espt
    • 16 novembro 2017

     # 26

    Comente só a parte do inconveniente
    • ClaXav
    • 21 novembro 2017 editado

     # 27

    Respondendo à questão colocada originalmente, se utilizar bloco térmico não necessita de rebocar antes do isolamento térmico. Em relação à fixação mecânica, em Santa Maria da Feira e numa moradia de 2 pisos não será necessária no entanto é uma mais valia em situações de vento com velocidades fora do normal.

    Resumidamente, utilize bloco térmico de qualidade, escolha o tipo de isolamento térmico e marca para as massas, recomendo CIN como outros lhe poderão recomendar outra. Deverá escolher aquela com mais presença no mercado dado que normalmente são essas que lhe dão mais garantias de estar presente quando os problemas ocorrem.

    Em qualquer caso use sempre a mesma marca do início até ao acabamento seguindo as suas indicações que poderá obter em boletins técnicos ou na visita de um técnico (grátis).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nsf
  1.  # 28

    Colocado por: Anonimo16062021
    Eu diria,marcas com mais know-how no mercado
    Concordam com este comentário:MRK
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClaXav


    Também, mas não só.

    Existem marcas maioritariamente não nacionais com bastante know how na origem mas que por cá contam com uma boa força comercial mas mal representadas tecnicamente.



    Gostaria ainda de alertar para queda acentuada na qualidade geral dos trabalhos realizados nesta área ao longo dos últimos anos, esta afirmação ajuda a compreender a diferença de preços por m2 de trabalho concluído
    .
    Preço m2 em Portugal: 20 EUR (já vi a 12 €)
    Preço m2 noutros países europeus: 100 Eur

    Dá para reparar que por cá muita coisa fica por acautelar, em alguns casos não por desconhecimento mas talvez porque é mais fácil ganhar o trabalho por apresentar uma proposta mais barata.

    O cliente final normalmente gosta da alta qualidade até à apresentação dos orçamentos, depois enamora-se pelos Euros e posteriormente pela rapidez de execução.
    Concordam com este comentário: manelvc
  2.  # 29

    Conclusões:

    Moradias novas com bloco térmico a necessidade de rebocar é irrelevante.

    Provavelmente fica melhor pois tem mais uma camada, mas é algo onde se pode poupar algum dinheiro.

    Certo?
  3.  # 30

    Relativamente a rebocar ou não as paredes de blocos térmicos para posterior aplicação de ETICS, estou confuso com o que me dizem.
    Tenho três orçamentos para etics e cada um tem sua teoria.
    O primeiro diz que é praticamente obrigatório rebocar a parede, dizendo que fica muito melhor e pode evitar infiltrações futuras de humidades para o interior (nunca tinha ouvido tal e não encontro explicação técnica). O segundo orçamento diz que não é obrigatório rebocar mas que iria ficar muito melhor servido, pois as placas ficariam melhor coladas e com melhor estabilidade e que o isolamento térmico seria mais eficiente. O terceiro diz que não faz grande sentido rebocar, que as paredes estão direitas e que realmente pode gastar um pouco mais de cola para pequenas regularizações mas que a diferença de gasto de cola é bem inferior ao valor do reboco.

    Gostaria de saber a vossa opinião e se realmente existem grandes vantagens em rebocar as paredes antes da aplicação de etics (para paredes de bloco térmico).
  4.  # 31

    sim deve, sarrafar a parede, irá ter uma superfície muito mais desempenada, contribui também para a resistência mecânica da parede e ao nível do isolamento acústico. Permite a aplicação do ETICS, por barramento integral que é muito melhor.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Djdasa
    • Djdasa
    • 27 fevereiro 2022 editado

     # 32

    Colocado por: Pedro Barradassim deve, sarrafar a parede, irá ter uma superfície muito mais desempenada, contribui também para a resistência mecânica da parede e ao nível do isolamento acústico. Permite a aplicação do ETICS, por barramento integral que é muito melhor.
    .
    Concordam com este comentário:Djdasa

    E cria uma camada extra para fixação mecânica, é que a fixação mecânica de isolamento nos blocos térmicos nem sempre é melhor!
  5.  # 33

    Para quem for aplicar o ETICS, faz um trabalho melhor e gasta menos material.
  6.  # 34

    Colocado por: fireblade983Relativamente a rebocar ou não as paredes de blocos térmicos para posterior aplicação de ETICS, estou confuso com o que me dizem.
    Tenho três orçamentos para etics e cada um tem sua teoria.
    O primeiro diz que é praticamente obrigatório rebocar a parede, dizendo que fica muito melhor e pode evitar infiltrações futuras de humidades para o interior (nunca tinha ouvido tal e não encontro explicação técnica). O segundo orçamento diz que não é obrigatório rebocar mas que iria ficar muito melhor servido, pois as placas ficariam melhor coladas e com melhor estabilidade e que o isolamento térmico seria mais eficiente. O terceiro diz que não faz grande sentido rebocar, que as paredes estão direitas e que realmente pode gastar um pouco mais de cola para pequenas regularizações mas que a diferença de gasto de cola é bem inferior ao valor do reboco.

    Gostaria de saber a vossa opinião e se realmente existem grandes vantagens em rebocar as paredes antes da aplicação de etics (para paredes de bloco térmico).


    Boas,

    Estou a construir e estão de momento a aplicar ETICS.

    Na altura na discussão com o empreiteiro a resposta foi mais ou menos "é sempre melhor ficar rebocado para levar o Etics".
    Na minha análise de dono de obra em que não sou eng civil mas curioso, também me parece que 2cm de reboco em cima do tijolo será melhor para receber o Etics. E assim o fiz.

    O aplicador de Etics diz que já fez das duas formas, e vejo muita obra a aplicar em cima do tijolo, mas prefere também ter reboco.

    Obviamente que é mais um custo elevado rebocar uma casa inteira antes do Etics.
  7.  # 35

    Colocado por: Pereira82

    Boas,

    Estou a construir e estão de momento a aplicar ETICS.

    Na altura na discussão com o empreiteiro a resposta foi mais ou menos "é sempre melhor ficar rebocado para levar o Etics".
    Na minha análise de dono de obra em que não sou eng civil mas curioso, também me parece que 2cm de reboco em cima do tijolo será melhor para receber o Etics. E assim o fiz.

    O aplicador de Etics diz que já fez das duas formas, e vejo muita obra a aplicar em cima do tijolo, mas prefere também ter reboco.

    Obviamente que é mais um custo elevado rebocar uma casa inteira antes do Etics.


    Gasta no reboco e poupa na cola do etics.

    Se a parede estiver direita não precisa de reboco para nada.

    Veja como fazem lá fora os experts no etics, poucas são as obras que são aplicadas em cima de reboco , mas sim em parede nua.
  8.  # 36

    Colocado por: Alkimia

    Gasta no reboco e poupa na cola do etics.

    Se a parede estiver direita não precisa de reboco para nada.

    Veja como fazem lá fora os experts no etics, poucas são as obras que são aplicadas em cima de reboco , mas sim em parede nua.


    OK. conforme disse não sou expert na matéria, no entanto como eu decido, decidi que com a casa rebocada seria melhor opção após minha análise.
    Não acho que 2cm de reboco sejam prejudiciais, bem pelo contrário.
    • Alkimia
    • 28 fevereiro 2022 editado

     # 37

    Colocado por: Pereira82

    OK. conforme disse não sou expert na matéria, no entanto como eu decido, decidi que com a casa rebocada seria melhor opção após minha análise.
    Não acho que 2cm de reboco sejam prejudiciais, bem pelo contrário.


    Ok.
  9.  # 38

    Colocado por: AlkimiaVeja como fazem lá fora os experts no etics, poucas são as obras que são aplicadas em cima de reboco , mas sim em parede nua.

    Cada caso é um caso... Há que adequar ao tipo de construção e condições de obra.

    Aqui, em portugal, eu prefiro prever o reboco sarrafado prévio. Não se pode ver o tema somente pelo ponto de vista do ETICS. Mas sim, pela globalidade do sistema construtivo que se es´ta a utilizar.

    Fica ao critério de cada um.
    Concordam com este comentário: Pereira82
    • 0123
    • 7 dezembro 2022

     # 39

    na minha construção nas paredes novas foi rcocado e depois é que foi colada a placa de eps. Curioso é que os trabalhadores em vez de porem 1º a argamassa na placa de eps e depois a colarem á parede, fizeram o contrário 1º barraram a parede com a argamassa e depois colaram a placa eps. Em vez de barrarem a placa eps barraram a parede. Está correto, é a mesma coisa ? assim nunca tinha visto.
  10.  # 40

    Colocado por: 0123assim nunca tinha visto.


    Ontem vi fazer dessa forma numa obra perto da minha, também fiquei na dúvida... o resultado final está com bom aspeto, mas se é a forma adequada...
 
0.0248 seg. NEW