Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos!

    Tenho uma questao que me está ocupando ultimamente. Queria mandar instalar uma salamandra no meu apartamento. O frio do inverno já se faz sentir e falaram-me de umas salamandras que nao necessitam de chamine porque funcionam com pellets e a extraccao do fumo e entrada de ar se faz por meio de sistema ou dispositivo electico. Eu já vi algures uma salamandra destas, mas nao tenho acesso a informacoes. A minha pergunta é:

    - é necessario pedir licenca? A quem?

    - é necessário avisar ou comunicar a companhia de seguros?

    - haverá qualquer pormenor que eu nao conheco e que deva respeitar?

    Certamente, que no forum vou encontrar alguém com concecimentos nesta matéria que me possa informar ou pelo menos indicar-me um caminho.

    Muito obrigada Conceicao
  2.  # 2

    o apartamento é seu ou é arrendado??
  3.  # 3

    O apartamento é meu.
  4.  # 4

    Ninguem responde as minhas perguntas? Gostava tanto de receber algumas informacoes sobre este assunto. Obrigado
  5.  # 5

    Colocado por: Conceicao Ribeiromas nao tenho acesso a informacoes.


    Colocado por: Conceicao RibeiroNinguem responde as minhas perguntas?


    Primeiro tem que ter acesso a toda a informação sobre essa salamandra, depois coloca aqui e pede a opinião do pessoal...sem nenhuma informação, ninguém lhe vai responder.
  6.  # 6

    tem de dar mais informações,
    o apartamento é em que andar? é no ultimo?
    por onde passa o tubo dos gases? tem chaminé? ou passa pelo exterior? se passar pela fachada se calhar tem de pedir autorização ao condomínio.
    não conheço o funcionamento dessas salamandras a pellets, tubo dos gases tem de ir até ao topo do telhado?
  7.  # 7

    Colocado por: fsilva106tem de dar mais informações,
    o apartamento é em que andar? é no ultimo?
    por onde passa o tubo dos gases? tem chaminé? ou passa pelo exterior? se passar pela fachada se calhar tem de pedir autorização ao condomínio.
    não conheço o funcionamento dessas salamandras a pellets, tubo dos gases tem de ir até ao topo do telhado?

    Não leu o que a Conceição Ribeiro diz: A Salamandra é Hi-tec. Não precisa de chaminés.....Nem entrada de ar...Portanto também não deve fazer chama...
  8.  # 8

    Colocado por: Belhinho
    Não leu o que a Conceição Ribeiro diz: A Salamandra é Hi-tec. Não precisa de chaminés.....Nem entrada de ar...Portanto também não deve fazer chama...



    Não faz chama não faz calor , não faz calor não aquece:)
  9.  # 9

    Colocado por: larkhe


    Não faz chama não faz calor , não faz calor não aquece:)

    Deve ser daquelas que se vê nos estates: Eléctricas com "imitação" de chama...
    •  
      larkhe
    • 16 novembro 2017 editado

     # 10

    Colocado por: Belhinho
    Deve ser daquelas que se vê nos estates: Eléctricas com "imitação" de chama...


    Nop, é mesmo a Pellets mas como tem ventilaçao forçada eles colocam o tubo na horizontal do predio saído cerca de 30 cm da parede para não sujar a parede e fica a funcionar assim

    Penso que a Conceição tem de pedir autorizaçao ao condominio uma vez que vai alterar a fachada.

    Em relação ao seguro nunca ouvi falar.
  10.  # 11

    Colocado por: larkhe

    Nop, é mesmo a Pellets mas como tem ventilaçao forçada eles colocam o tubo na horizontal do predio saído cerca de 30 cm da parede para não sujar a parede e fica a funcionar assim

    Penso que a Conceição tem de pedir autorizaçao ao condominio uma vez que vai alterar a fachada.

    Em relação ao seguro nunca ouvi falar.

    Não percebeu que eu estava a ser irónico.
  11.  # 12

    Colocado por: Conceicao RibeiroBom dia a todos!

    Tenho uma questao que me está ocupando ultimamente. Queria mandar instalar uma salamandra no meu apartamento. O frio do inverno já se faz sentir e falaram-me de umas salamandras que nao necessitam de chamine porque funcionam com pellets e a extraccao do fumo e entrada de ar se faz por meio de sistema ou dispositivo electico.(1) Eu já vi algures uma salamandra destas, mas nao tenho acesso a informacoes. A minha pergunta é:

    - é necessario pedir licenca?(2) A quem?

    - é necessário avisar ou comunicar a companhia de seguros?(3)

    - haverá qualquer pormenor que eu nao conheco e que deva respeitar?(4)

    Certamente, que no forum vou encontrar alguém com concecimentos nesta matéria que me possa informar ou pelo menos indicar-me um caminho.

    Muito obrigada Conceicao


    (1) Infelizmente existem vendedores a insinuar que os aparelhos a pellets não precisam de chaminé, (leia-se conduta de fumos com chaminé) tal não é verdade, pois libertam monóxido de carbono que pode matar qualquer pessoa em minutos, no caso de instalar um aparelho sem exaustão da gases. No entanto funcionam bem mesmo com condutas com reduzida dimensão, e como quase todos os aparelhos a pellets têm com tiragem forçada, funcionam bem até com condutas horizontais.
    (2) Não carece de tal...
    (3) Tanto quanto sei, não...
    (4) Tanto quanto sei não existe legislação nacional sobre estes produtos, porém os fabricantes em geral anunciam que os seus produtos são conformes à legislação Europeia em vigor e às normas aplicáveis na Europa. Outras informações, vide aqui e aqui (artº 87º).

    Do RGEU:

    Os compartimentos das habitações e quaisquer outros destinados à permanência de pessoas nos quais se preveja, que venham a funcionar aparelhos de aquecimento por combustão serão providos dos dispositivos necessários para a sua ventilação e completa evacuação dos gases ou fumos susceptíveis de prejudicar a saúde ou o bem-estar dos ocupantes. (cfr. art. 108º do Regulamento Geral das Edificações Urbanas (RGEU)).

    As condutas de fumo que sirvam chaminés, fogões de aquecimento, caloríferos e outras origens de fumo semelhantes serão independentes. (cfr. art. 110º, nº 1, do Regulamento Geral das Edificações Urbanas (RGEU)).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
 
0.0168 seg. NEW