Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivo nos EUA e preciso urgentemente de isolar o sotao apos ter feito as obras ca em casa...

    Anterior as obras, o isolamento que existia no sotao era apenas fibra de vidro projectada e apenas cerca de 6 polegadas no maximo e mal emporcamente - havia zonas que nem tinha nada...

    Pretendo, agora que esta tudo concluido, colocar isolamento como deve ser...

    O sotao tem cerca de 110 m2, logo seria essa a parte a isolar.

    Pretendo algo como R-40 ou R-50 ... R50 nos EUA em SI e' 8.80 K·m2/W

    Fiz esta folha para calcular o que 8.80 K·m2/W custaria ...

    Nao pretendo fibra de vidro, andava a ver igualmente la de rocha mas parece-me bastante cara - Roxul.

    Cellulose, custa cerca de 4,50 euros por m2 para uma espessura de 43 cm ...

    La de rocha por outro lado estamos a falar de 30 cm que daria o mesmo valor de 8,80 Km2/W

    Estes precos de roxul parecem excessivamente caros quando comparados com Portugal nao? Esta-me a dar cerca de 15 euros o m2 para paineis de 20 cm de espessura.

  2.  # 2

    Mesmo indo para concorrentes e usando paineis de la rocha mais finos mas simplesmente empilhalos fica mais barato que a palete mas mesmo assim:

  3.  # 3

    Fazendo as contas

    No meu local a media de HDDs por ano e' de 5900 GrausDiaAquecimento e 900 Graus Dia Arrefecimento (em Farenheit) e com base de 65 F - uma base de 19 C sensivelmente.

    Ora a R10 ... temos uma perda energetica pelo tecto de cerca de 17 milhoes de BTU a um custo de 70 centimos por cada 100 mil BTU de Gas Natural.

    Caldeira com eficiencia a 95% ...

    Ora a subir para os R50 ...

    A perda energetica devera descer para 3.4 milhoes de BTU ... para R60 desce para 2.7 Milhoes

    A 70 centimos por cada 100k BTU, e com tendencia a subir, 'e uma poupanca de 100 dolares anuais.

    No que toca a Ar condicionado temos uma poupanca energetica de 2.2 milhoes de BTU (2.6M para 400k)

    A um preco de cerca de 10 centimos o Kwh a poupanca em ar condicionado seria de 65 dolares +/- para uma poupanca anual de 165 dolares aos precos actuais.


    Com um custo total de 590 dolares, ao qual subtrai subsidio federal e da companhia electrica em 30% no total, um custo out of pocket de 413 dolares. Adicionando os cupoes existentes de 15% da loja, ao preco sem subsidio sao outros 90 dolares logo 323 dolares.

    Parece-me que o payoff com celulose sao apenas 2 anos para recuperar o investimento.

    La rocha no entanto... estamos a falar de 10 anos
  4.  # 4

    Este fim de semana la meti celulose... foi sabado e domingo no sotao em posicoes dificeis e de acesso bastante dificil.

    Sabado foi o dia para preparar... ao colocar barreiras de ventilacao para que o ar continue a entrar no sotao mesmo com o isolamento ...

    Tambem foi o dia de tapar com espuma todos os orificios e buracos que encontrei assim como pequenas rachas ou qualquer outro orificio por onde pudesse passar ar...

    Tambem fiz o desvio de electricidade de uns interruptores para a zona do novo acesso ao sotao... assim como construi uma barreira junto a esse mesmo acesso, para suportar a celulose... esse espaco da para ter umas arrumacoes. Nessa zona, enchi a estrutura com celulose ate a altura das ripas de madeira e depois adicionei paineis de XPS de 5 cm espessura.

    No alcapao que e' de madeira, colei uns paineis XPS a medida, assim como uma camada de la rocha de 10 cm espessura.

    E depois foi comprar a celulose e usar a maquina de dispersao que veio da loja... no total cerca de 80 embalagens ... 5 horas para projectar tudo ... em media, uma profundidade por todo o sotao de 40 cm.

    Ontem estavam -8C a noite e o aquecimento mal ligou... das 23.30 ate as 8 da manha a temperatura do ar foi dos 19.5C interiores aos 16.6C portanto nada mau em termos de melhoria de performance.

    Pretendo agora isolar a fundacao na cave assim como a porta da cave que e' apenas um alcapao de ferro, e como eu neste momento tenho comunicacao directa entre o andar normal e a cave, isso tem de ser feito.
  5.  # 5

    Colocado por: sbcnvPretendo agora isolar a fundacao na cave


    a cave?também é nos USA?
  6.  # 6

    sim. neste caso e' a casa onde vivo.

    Nao e' isolar a cave toda... apenas a parte onde a base da casa (chao do andar normal ou tecto da cave) assenta sobre as paredes da fundacao.

    Como essa base e' apenas uma moldura em madeira, pode imaginar que isolamento 'e zero.
    • sbcnv
    • 26 janeiro 2018 editado

     # 7

    Ora dando aqui finalmente os resultados do primeiro mes a 100% com o sotao ...

    Em gas foi gasto 78 therms ou seja, 7.8 M de BTU e que foi precisamente o mesmo consumo do ano passado. Isto inclui aquecimento + agua ... nao sei quanto gasta a agua mas no Verao sao 5 therms... vou dizer que no inverno talvez uns 10-15? Mas vou ignorar

    A primeira vista parece que nao houve melhoria... contudo, a media do termostato e temperatura interior da casa este ano aumentamos - ao inves de andar nos 65-66F e com minimas de 55F durante a noite como o ano passado, este ano temos o termostato a 68-69 F e um setback durante a noite nos 60F ... portanto uma media de 64.5F de media vs os 60 F do ano passado.

    So este aumento na temperatura media interior, deveria ter causado um amento da energia em cerca de 15%.

    Contudo, houve outra surpresa... a temperatura media este mes foi de 22 F ( -6C) e com temperaturas minimas de -25C em alguns dias....

    O ano passado a temperatura media mensal ficou-se pelos +0.5C e com a temperatura minima a atingir os -13C


    Se fizer as contas, a casa o ano passado perdia 6.5 BTUs/HDD/Pe2 ... este ano, perdeu 4.8 BTUs por hora por pe quadrado... portanto uma poupanca de -27% e isto, mesmo com a temperatura media interior na casa uns bons graus em cima.

    Tivesse mantido o mesmo habito e acredito que as poupancas andariam na volta dos 35% sensivelmente!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 8

    o que aplicou é tipo isto?

    http://www.grupoepicentro.com/service/fibra-de-celulose-isolamento-termico-interior/

    "isolante térmico de fibra de celulose fabricado mediante um processo otimizado de reciclagem de papel de jornal que culmina num produto resistente ao fogo e à putrefação, não tóxico, com baixo coeficiente de condutividade térmica e grande aderência."

    Suponho que aplicou na cobertura superior (telha/outra)?

    O ROI de 20% que falou no outro tópico, deduzo que seja o tempo de demorá a pagar o investimento com base na poupança de energia? Mas aqui fala em apenas 2 anos?

    As minhas questões predem-se com o facto de querer isolar o meu "sotão", mas diretamente na laje e de forma a que se possa andar por cima.
  8.  # 9

    Nao consigo abrir o link mas pela descricao deve ser o mesmo.

    O Roi vai depender de muita coisa, nomeadamente do diferencial da temperatura entre o interior e exterior - no meu caso tenho no mes mais frio temperaturas de -25C ...

    Tambem depende se tenho o termoestato sempre ligado ou nao.

    Actualmente, os meus ganhos, andam na casa dos 40% de poupanca pela possibilidade que tive a calcular... os meus 40% de poupanca nem sao assim muito $$ em termos anuais porque ja gastava pouco a partida.

    Falo tambem em 50% vs os 20% no outro topico dado que tambem tive rebates por parte de operadores e cashbacks levando a um retorno maior. Adicionalmente, so calculei a poupanca para os meses de inverno/frio nao tendo feito contas para o Verao e o uso de AC.

    O meu sotao durante o verao costuma estar a uns 60C ou mais .... e sendo o tecto apenas pladur imagine quanta energia de calor em radiacao nao era transmitida pelo tecto? So vou conseguir ver resultados praticos durante o verao, mas acredito que venha a ter poupancas da mesma ordem.

    A nivel de aplicacao, apliquei directamente em cima do tecto (chao do sotao, que no meu caso nem tinha chao, eram apenas os sarrafos/traves de madeira da casa e coloquei celulose por cima disso tudo.

    Os sarrafos teem espessura de 5.5 polegadas e coloquei 18 polegadas +/- pelo que nao existe pontes termicas pelos sarrafos sequer.

    No seu caso pode aplicar outros materiais como la rocha por exemplo, que em PT deve ser mais barato que aqui onde me encontro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  9.  # 10

  10.  # 11

    penso que esses paineis sao de compressao alta ou seja pode-se andar em cima deles que nao sao moles.

    Geralmente vejo mais esses em capotos aqui nos EUA, ao passo que em isolamento interior vejo a versao de mantas de la rocha ''normais'' ou seja sem ser de compressao, logo nao sao paineis rigidos. Esses costumam ser mais baratos.

    Convem lembrar que o preco por m2 vai variar bastante dependendo da espessura do painel obviamente.
  11.  # 12

    Sim, mas eu pretendo colocar no chão do sotão, que apesar de não ser "habitável" tem muita tralha arrumada, pelo que preciso de andar por cima, é verdade que devido à altura do mesmo, posso colocar um perimetro em volta onde não irei pisar e na outra zona colocar esse...
  12.  # 13

    A performance do isolamento no inverno nao desapontou!

    Como referi anteriormente, poupancas energeticas na ordem dos 40%!

    Estou curioso agora quanto ao Verao e ver quanto se poupa assim como a melhoria do conforto relativamente a AC. Nos ultimos dias ja deu para ter uma pequena ideia!

    Anteontem e ontem esteve sol e com temperaturas nos 30.5 C e minimas de 24C a noite... hoje durante o dia 32C e agora a noite cerca de 22C ...

    O isolamento portou-se muito bem. Antigamente, a casa aquecia e num dia como hoje, possivelmente ao final do dia podia haver algum desconforto.

    Pois com os dias de calor recentes... a casa de manha comecou com 19.5C interiores, e ao final do dia e a temperatura maxima que atingiu no interior foi de 21.2C ...

    Vamos a ver quando forem temperaturas mais elevadas, na casa dos 36 +/- e com humidade relativa elevada... mas cheira-me que se calhar este Verao o AC pouco ou nada sera necessario!
 
0.0164 seg. NEW