Iniciar sessão ou registar-se
    • aasv
    • 17 novembro 2017

     # 1

    Boa tarde a todos,
    ja pesquisei no forum mas não encontro informação que me deixe esclarecido relativamente a uma duvida que me surgiu.

    Estou a fazer uma casa e foi feito orçamento chave na mão, ou seja, pagarei em fases ao empreiteiro e será passada a respectiva factura em meu nome.

    A dúvida surgiu depois de aparecer uma factura emitida por uma empresa de materiais de construção com o meu contribuinte e esta não possui valor de IVA!
    Ou seja, o empreiteiro pode pedir facturas a fornecedores em meu nome? Uma vez que depois me tera que passar a mim uma factura pelo serviço prestado.

    O meu receio é que essas facturas (aparentemente sem IVA) se acumulem e eu alem de pagar o acordado ao o empreiteiro já com IVA, ter de me vir a pagar o iva dessas facturas de fornecedores.

    Desculpem mas sou um pouco leigo neste campo e sei que este é um mundo infindável de possibilidades de "jogadas" com pagamentos e facturas.

    Apenas quero saber o que me pode acontecer relativamente a este assunto.

    Muito Obrigado desde já.
  1.  # 2

    Só paga faturas emitidas pelo empreiteiro.
    Paga apenas depois de emitida a fatura, NUNCA pague nada antes da fatura.
    Todas as faturas tem que ter IVA, e que o paga é sempre o dono da obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aasv
  2.  # 3

    boas uma factura terá sempre que ter IVA excepto se por algum motivo se fizer acompanhar de um documento a comprovar a isenção do IVA ...

    acho que deve procurar melhor o documento a ver se não é apenas uma consulta de preço ou um orçamento ou algo de género ...

    qualquer pessoa pode comprar e pedir uma factura no seu nome desde que tenha a sua permissão , mas os documentos todos são feitos para serem assinados , caso haja alguma anomalia pode-se confrontar e reclamar nos locais correctos .