Iniciar sessão ou registar-se
    • aasv
    • 17 novembro 2017

     # 1

    Boa tarde a todos,
    ja pesquisei no forum mas não encontro informação que me deixe esclarecido relativamente a uma duvida que me surgiu.

    Estou a fazer uma casa e foi feito orçamento chave na mão, ou seja, pagarei em fases ao empreiteiro e será passada a respectiva factura em meu nome.

    A dúvida surgiu depois de aparecer uma factura emitida por uma empresa de materiais de construção com o meu contribuinte e esta não possui valor de IVA!
    Ou seja, o empreiteiro pode pedir facturas a fornecedores em meu nome? Uma vez que depois me tera que passar a mim uma factura pelo serviço prestado.

    O meu receio é que essas facturas (aparentemente sem IVA) se acumulem e eu alem de pagar o acordado ao o empreiteiro já com IVA, ter de me vir a pagar o iva dessas facturas de fornecedores.

    Desculpem mas sou um pouco leigo neste campo e sei que este é um mundo infindável de possibilidades de "jogadas" com pagamentos e facturas.

    Apenas quero saber o que me pode acontecer relativamente a este assunto.

    Muito Obrigado desde já.
  1.  # 2

    Só paga faturas emitidas pelo empreiteiro.
    Paga apenas depois de emitida a fatura, NUNCA pague nada antes da fatura.
    Todas as faturas tem que ter IVA, e que o paga é sempre o dono da obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aasv
  2.  # 3

    boas uma factura terá sempre que ter IVA excepto se por algum motivo se fizer acompanhar de um documento a comprovar a isenção do IVA ...

    acho que deve procurar melhor o documento a ver se não é apenas uma consulta de preço ou um orçamento ou algo de género ...

    qualquer pessoa pode comprar e pedir uma factura no seu nome desde que tenha a sua permissão , mas os documentos todos são feitos para serem assinados , caso haja alguma anomalia pode-se confrontar e reclamar nos locais correctos .

    conselho , fale com o empreiteiro ou na loja de materiais e se vir que algo não bate certo procure valer os seus direitos .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aasv
    • aasv
    • 17 novembro 2017

     # 4

    Colocado por: PicaretaSó paga faturas emitidas pelo empreiteiro.
    Paga apenas depois de emitida a fatura, NUNCA pague nada antes da fatura.
    Todas as faturas tem que ter IVA, e que o paga é sempre o dono da obra.


    Picareta, agradeço o seu comentário.
    A questão é que a factura se encontra já no e-facturas deu com ela por acaso e tenho o total da factura (ex. Total 2.000€ e com IVA 0,00€) se alguem tem que pagar o IVA e a factura já está emitida era suposto já ter o valor do IVA à taxa respectiva. No entanto não tem IVA. Não me será cobrado mais tarde?



    Colocado por: rafaelisidoro

    acho que deve procurar melhor o documento a ver se não é apenas uma consulta de preço ou um orçamento ou algo de género ...

    qualquer pessoa pode comprar e pedir uma factura no seu nome desde que tenha a sua permissão , mas os documentos todos são feitos para serem assinados , caso haja alguma anomalia pode-se confrontar e reclamar nos locais correctos .

    conselho , fale com o empreiteiro ou na loja de materiais e se vir que algo não bate certo procure valer os seus direitos .


    Caro rafaelisidoro, grato pelo comentário, e concordo com o que diz, no entanto só me apercebi desta questão hoje (a factura data de outubro) e ainda não consegui falar com o empreiteiro.
    Estou a tentar perceber isto antes de o abordar. Quanto à autorização não lhe foi dada para que o fizesse!
    Até porque eu esperava simplesmente pagar ao empreiteiro e receber a factura e só ao empreiteiro teria de dar o meu numero de contribuinte. Isto soa-me a algo estranho não sei.

    Uma nota curiosa a empresa de materiais em causa não me parece fornecer materiais para a fase em que a obra se encontra, empresa do genero de materiais de WC, cerâmicas, tintas, etc e a obra esta agora na fase de receber a 1ª placa!

    Obrigado.
    • tnjp
    • 17 novembro 2017

     # 5

    Tenha cuidado, se a factura está em seu nome a dívida também é sua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aasv
  3.  # 6

    vai-se ver o empreiteiro vai comprar e encomendar todo o material em seu nome assim pra ele fica mais barato e pode lhe cobrar menos pelos serviços prestados.. hahaha. talvez ganhou a obra por ser o mais barato, talvez vc esteja a descobrir porquê..

    ...digo eu para com os meus botões...

    pega nos recibos e vá confrontar o empreiteiro com eles antes que vc fique com uma dívida de 23% dos materiais todos que entrarem na obra do seu lado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aasv
    • aasv
    • 17 novembro 2017

     # 7

    Colocado por: antonylemosvai-se ver o empreiteiro vai comprar e encomendar todo o material em seu nome assim pra ele fica mais barato e pode lhe cobrar menos pelos serviços prestados.. hahaha. talvez ganhou a obra por ser o mais barato, talvez vc esteja a descobrir porquê..

    ...digo eu para com os meus botões...

    pega nos recibos e vá confrontar o empreiteiro com eles antes que vc fique com uma dívida de 23% dos materiais todos que entrarem na obra do seu lado.


    Caro antonylemos ainda bem que me apercebi disto nesta fase e me ajudaram a entender o que poderá vir a acontecer. De qualquer modo desconhecia que era possível passar uma factura em nome de alguem sem IVA!
  4.  # 8

    Colocado por: aasv

    Caro antonylemos ainda bem que me apercebi disto nesta fase e me ajudaram a entender o que poderá vir a acontecer. De qualquer modo desconhecia que era possível passar uma factura em nome de alguem sem IVA!


    É possível, nos casos que a lei prevê. Nesse caso, a factura terá obrigatoriamente a menção à justificação da isenção.
  5.  # 9

    Colocado por: Anonimo18072022A
    E é por exemplo de um sub-empreiteiro para o empreiteiro onde existe um contrato - IVA DEVIDO PELO ADQUIRENTE.
    Desconheço é para um cliente final qual a justificação para a isenção do IVA.
    pode ser um pescador lol e alegar que está a fazer um pavilhão para o barco ...
  6.  # 10

    Quem tem isenção de iva:

    https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/civa_rep/iva53.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aasv
    • tnjp
    • 17 novembro 2017

     # 11

    Penso que você não está a ver o filme todo! A dívida não é só o valor do Iva, é no total da factura! Imagine que daqui a um ano ligam-lhe a pedir o pagamento dessa factura? O que vai dizer? Está em seu nome, é você que tem que pagar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aasv
  7.  # 12

    Aqui está um caso que pode acontecer no dia a dia. O que me impede de ir a algum lado e pedir uma factura com outro NIF?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aasv
    • aasv
    • 18 novembro 2017

     # 13

    Amanhã já vou esclarecer a situação junto da empresa que emitiu a factura. Se realmente está isenta de IVA, a que material/serviço se refere e se está paga.
    Mais um detalhe é que na factura emitida o contribuinte da dita empresa é um contribuinte particular embora a empresa tenha o seu contribuinte de empresa.

    Será esclarecido amanhã espero!
    • tnjp
    • 18 novembro 2017

     # 14

    Mais um detalhe é que na factura emitida o contribuinte da dita empresa é um contribuinte particular embora a empresa tenha o seu contribuinte de empresa


    Isso pode explicar a isenção. Empresário em nome individual que no ano anterior teve um volume de negócios inferior a 10mil euros. Mas no efatura aparece o nome particular?

    Você tem que ligar ao empreiteiro, ele é que deve explicar.
  8.  # 15

    Colocado por: aasvAmanhã já vou esclarecer a situação junto da empresa que emitiu a factura. Se realmente está isenta de IVA, a que material/serviço se refere e se está paga.
    Mais um detalhe é que na factura emitida o contribuinte da dita empresa é um contribuinte particular embora a empresa tenha o seu contribuinte de empresa.

    Será esclarecido amanhã espero!

    Você não deve ter mais nada para fazer !!!!

    Você deve devolver a fatura a quem lha enviou, não tem que fazer mais nada.

    Quem é que lhe deu essa fatura? como?
    • aasv
    • 18 novembro 2017 editado

     # 16

    Colocado por: tnjp
    Isso pode explicar a isenção. Empresário em nome individual que no ano anterior teve um volume de negócios inferior a 10mil euros. Mas no efatura aparece o nome particular?

    Você tem que ligar ao empreiteiro, ele é que deve explicar.


    Sim no efactura está o nome particular e contribuinte começado por “2”, no entanto existe a empresa com o mesmo nome que termina em Lda com o contribuinte começado por “5” (que não está presente na factura encontrei com pesquisas).


    Ainda assim prefiro ir primeiro verificar em que estado se encontra a factura e depois confrontar o empreiteiro.

    A fim de também poder alertá-lo em casos futuros, apesar de mesmo que a factura esteja paga e isenta de iva este assunto me fazer um pouco de confusão.

    Colocado por: Picareta
    Você não deve ter mais nada para fazer !!!!

    Você deve devolver a fatura a quem lha enviou, não tem que fazer mais nada.

    Quem é que lhe deu essa fatura? como?


    Eu só quero é perceber o porquê de uma factura referente a está empresa estar em meu nome quando fiz orçamento chave na mão com um empreiteiro! Ninguém me deu essa factura, encontro por acaso no efacturas! Do nada! Entende?

    Muito grato pelas respostas.
  9.  # 17

    estou mesmo curioso para saber como ficou a conversa.
    eu ligava ás finanças a ver também.
  10.  # 18

    novidades?
    • aasv
    • 23 novembro 2017

     # 19

    Boa tarde!
    Depois de muita volta, este tópico vai tornar-se caricato! (Por minha culpa, ou não )
    Já eu estava a desconfiar do empreiteiro e nada tinha a ver com isto ( até ficou aflito quando abordado).

    Resumindo, o contribuinte que se encontrava na dita factura não pertencia a uma empresa de materiais mas a uma pessoa singular a iniciar actividade, daí a isenção do iva. E essa mesma factura era referente a uma viatura modesta adquirida por mim, atenção, no mês de Janeiro deste ano! Não é que a dita pessoa só a facturou no mês de outubro!!!!
    Logo estando eu a construir casa nunca mais pensei na viatura e assumi que teria a ver com a casa.

    De qualquer forma, este tópico já me ajudou a entender algum mecanismo e ao mesmo tempo deixar o empreiteiro alerta para não vir a fazer “jogadas” menos honestas!

    Mais uma vez muito obrigado a todos, apesar deste lapso!
  11.  # 20

    hahhaa, bem essa foi mesmo ...
    Concordam com este comentário: jorgferr, rafaelisidoro
 
0.0208 seg. NEW