Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    estando indeciso sobre se coloco radiadores ou PRH sabendo de antemão que este é consideravelmente superior em todos os aspectos gostaria de saber que características tem de se procurar nos radiadores de aquecimento a água, nomeadamente o que é melhor:

    - Tipo de material: alumínio, aço ou ferro? (sei que existem outros materiais)

    - Radiadores de Alta temperatura ou Baixa Temperatura e possíveis limitações nas fontes de energia para ambos?

    - Marcas com boa relação no trinómio preço/performance/qualidade?

    - Etc, etc

    Após várias pesquisas no fórum sobre radiadores venho colocar a seguinte questão: para a mesma habitação quão mais caro pode ser a colocação de PRH em detrimento de radiadores com condições similares? Tentei utilizar o orçamento tipo do user Jorge Alves para uma moradia com 150 m2 úteis pois é similar ao tamanho da minha mas achei que poderia não ser uma boa comparação pois este PRH também está preparado para frio.

    Agradeço desde já os vossos comentários e se alguém tiver radiadores que coloque a sua experiência, se estão satisfeitos e se mudariam alguma coisa ou se voltariam a colocá-los.

    Pedro Lopes
  2.  # 2

    Depende de muita coisa, mas pode climatizar a casa para o inverno com uma instalação de 4mil euros. Já se for PRH pode gastar 14 mil ou mais.
    Não faz muito sentido instalar PRH só para aquecimento, quando preparar a habitação com PRH para quente frio fica ligeiramente mais caro (no caso de optar por BC).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
  3.  # 3

    Inicialmente a minha ideia era caldeira a lenha de chama invertida ( principal opção pela ausencia de lixo em casa) ou recuperador a água com radiadores: parece-me que poderá ser uma opção equilibrada pois tenho acesso a lenha gratuitamente.

    Eu sei que existem radiadores todos xpto que são mais caros do que o próprio PRH mas aqui não era isso que pretendia.

    Também nao tinha a noção que poderia ficar a cerca de 1/3 do preço embora esteja a comparar provavelmente fontes de calor diferentes (julgo eu).

    Por exemplo, quais são os melhores radiadores: alumínio, aço? Eu vi uns da quinn que visualmente são apelativos sem parecer os radiadores dos hospitais.
  4.  # 4

    Deve ter visto os de chapa
  5.  # 5

    Veja por exemplo os radiadores da jaga ou os da delta calor que são mais baratuxos
  6.  # 6

    Ou até radiadores com cor mas de elementos por ex os radiatorie2000
  7.  # 7

    Colocado por: pedromlopespara a mesma habitação quão mais caro pode ser a colocação de PRH em detrimento de radiadores com condições similares
    em media uma instalação de PRH custa mais 30% a 60% mais que uma instalação a radiadores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
    • ATTC
    • 19 novembro 2017

     # 8

    Boa Noite “pedromlopes “,
    Eu tenho os radiadores de alumínio, marca : “DUBAL 70 da Roca”! São muito bons em termos de eficiência!(Apartamento T3 com cerca de 150m2). Não podia estar mais contente!
    Conheço algumas pessoas que tiveram de trocar para estes radiadores e estão muito contentes. São mesmo muito bons!
    Nas instalações sanitárias tenho estes:” radiadores tubulares em aço CL60/800 da Roca
    ”.
    Neste momento também estou no mesmo dilema que você…. estou para começar a construir casa e não sei o que escolher : PRH OU RADIADORES!
    Se não fosse o “grande” investimento inicial escolhia sem dúvida o PRH. No entanto posso vir a escolher RADIADORES por ser uma solução muita mais barata.
    Aproveito para postar a imagem dos radiadores:
    Radiadores DUBAL 70 da Roca
    null
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
  8.  # 9

    Explique em que se baseia para dizer que são muito eficientes?
  9.  # 10

    Colocado por: Anonimo06082021mais caros muitas vezes que qualquer piso/chão radiante!!

    um só radiador pode custar isso.


    Porquê esse absurdo? Para além da estética, fazem alguma coisa mais que os outros não façam? O que justifica esse preço?
  10.  # 11

    Bom dia,

    respondendo ao Sérgio, um modelo qie gostamos é do género da imagem, não sei se é isto que considera radiadores de chapa. Preços também nao faço ideia. Mas irei ver as marcas que mencionou.

    Jorge Alves, agradeço a noção do diferencial de preços: penso que os 60% de diferença será para radiadores de elementos que julgo serem mais baratos (na casa dos 10-20 euros cada pelo que já vi) e a diferença menor porventura nestes que mostrei ou que o Sérgio falou.

    ATTC agradeço o seu testemunho mas para o nosso gosto pessoal se a opção recair sobre radiadores era desse tipo de moldelos que queriamos não colocar.

    ETICS concordo consigo que em todos os parâmetros o PRH ganha aos radiadores, daí a minha pergunta sobre a diferença em euros para equacionar o que escolher.
      ligna_mc6_featured2.jpg
  11.  # 12

    A minha futura casa vai ter cerca de 160 m2 úteis.

    Pelo que li, e corrijam-me se estiver enganado, que o PRH situa-se entre os 40-45 euros/m2 logo perfaz uma instalação entre os 6400-7200 euros.

    Ora de acordo com o Jorge Alves uma instalação com radiadores ficaria (e usando uma valor médio de 6800) entre 2720-4760 euros se fosse com 60 ou 30% menos respectivamente. Parte desse diferencial já ajudaria a pagar a fonte de calor.
  12.  # 13

    Colocado por: Anonimo06082021

    tem de lhes perguntar...

    isto foi só por causa de estarem a sempre a dizer que um piso radiante é mais caro que os radiadores...generalizam sem saber do que falam.

    Tal e qual. Uma amiga jeitosa dizia-me que os homens ficavam tolinhos quando a viam na rua. Eu disse-lhe logo que estava a generalizar. Muitos preferiam um especime masculino.
  13.  # 14

    James,

    foram valores médios que foram sendo mencionados pelo fórum para várias marcas. Recordo-me que houve um user que disse que tinha um orçamento na casa dos 30 euros e diziam-lhe que por aquele valor tinha de faltar muita coisa ou que a execução deixaria a desejar.

    Já agora faço-lhe o repto: o valor que mencionei peca por alto ou baixo?
  14.  # 15

    Colocado por: pedromlopesum modelo qie gostamos é do género da imagem, não sei se é isto que considera radiadores de chapa
    exacto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
    •  
      skypt
    • 19 novembro 2017

     # 16

    Preços reais para PRH (com BC, apenas aquecimento) para 160m2 ,
    para comparação ?
  15.  # 17

    Não skypt. Neste caso só o PRH ou só os radiadores pois a fonte de calor pode ser a mesma ou até ser outra.

    Volto a fazer a pergunta: a nível de durabilidade, de potência calorifica emitida é melhor o alumínio ou o aço? É melhor os de elementos ou os de chapa? Ou é indiferente e só depende da potência que cada um tenha?
  16.  # 18

    A generalidade dos radiadores apresenta tabelas para delta T de 50°. sendo de alta temperatura.

    Como os de baixa temperatura tem-se menos gastos com a energia qual é o delta a que trabalham? E se as poupanças energéticas são realmente significativas?
    • ATTC
    • 20 novembro 2017

     # 19

    Colocado por: callinasExplique em que se baseia para dizer que são muito eficientes?

    Boa noite “callinas”,
    Simplesmente me baseei na minha experiência!
    Conheço amigos/familiares que trocaram para estes radiadores “DUBAL 70 da Roca” mantendo a mesma fonte (caldeira) e a diferença em termos de eficiência foi notável (a casa aquecia mais rápido e melhor). Eu próprio pude constatar na casa dos meus pais.
    No meu local de trabalho trocaram os radiadores para os “DUBAL” e a mudança foi significativa.
    Não sou técnico, mas por experiência posso afirmar que estes radiadores são bons.
    No entanto já aqui li que o Sr. “pedromlopes “ já declinou esta hipótese e procura algo mais harmonioso em termos de arquitectura/decoração.
    Vou estar atento a este post, pois também estou interessado para a minha futura casinha :D
    • tmmc
    • 20 novembro 2017

     # 20

    Colocado por: ATTC
    procura algo mais harmonioso em termos de arquitectura/decoração.


    Sem ser muito XPTO.

    Na minha opiniao a melhor opçao para quer quer uma coisa moderna e simples.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
      kos-h-horizontal-design-radiators-radson-outside.jpg
 
0.0259 seg. NEW