Iniciar sessão ou registar-se
    • IAR
    • 20 novembro 2017 editado

     # 1

    Boas :)

    Procuro ajuda e uma segunda opinião sobre um monitor Golmar Platea Uno (ref: 11784022 v 1.01) - ver foto em https://imgur.com/a/nR4is ou em anexo (é o equipamento do lado esquerdo).

    Este monitor é o que tenho no meu apartamento, e faz parte de um sistema de intercomunicador existente no prédio há muitos anos (todas as casas têm um igual).

    O que acontece é que o som de toque (ringtone) é muito alto e extremamente irritante. Com um bebé em casa, a coisa é mesmo muito chata pois é inevitável o acordar da criança.

    Consultei a empresa que instalou o equipamento e a informação que me deram foi que não dá mesmo para mudar o tipo de música nem baixar o som a nível individual (isto é, na minha casa) pois o monitor que eu tenho (e que todos têm) não tem mesmo essa opção. E que comprar um monitor diferente também não é solução viável pois esse toque é transmitido pelo equipamento central (aquele que se encontra à entrada do prédio).

    [ De facto, o meu monitor não tem regulador de volume à vista. Tem um para o brilho, outro para o contraste, mas nada para o som. ]

    E portanto a solução apresentada pelo senhor... foi mudar tudo. Tudo significa um aparelho novo para o prédio e aparelhos novos para os vizinhos todos.

    Apesar de respeitar a explicação dada, também percebo a motivação comercial por parte deste tipo de sugestões.

    Então a única solução para mudar o som de uma caixinha que tenho no meu apartamento, é mudar os equipamentos do prédio inteiro? Custa-me imenso aceitar isto.

    Gostava de ouvir segundas opiniões, e potenciais soluções para o meu problema. Em última instância só quero mesmo abafar o horrível toque.

    Já alguém passou por isto? E qual foi a solução?
      golmar monitor.png
    • IAR
    • 20 novembro 2017

     # 2

    Se estiverem interessados em ouvir o som: https://youtu.be/RwujHyz2U8I?t=1m23s (primeiro minuto e 23 segundos)

    Nota: Ele toca sempre três vezes seguidas!! Alto e bom som! A menos que alguém chegue a tempo de levantar o auscultador e aí pára como aconteceu no video.
    • IAR
    • 20 novembro 2017

     # 3

    Eis o link para o manual do utilizador

    http://www.golmar.hu/letolt/manualen/Platea_T940_Uno.pdf

    Apesar deste mencionar rev.0104 e o meu ser o v1.01 , é em tudo (aparentemente) igual.
  1.  # 4

    É vulgar estes equipamentos usarem o altifalante do auscultador para o toque de campainha também.

    Quando fala com alguém que está à porta o som é normal ou demasiado alto? Se sim, tente abrir o auscultador e colocar um pedaço de esponja entre o altifalante e as ranhuras para abafar um pouco o som.

    Se o som durante a conversação é normal e apenas o tom de toque é alto, tente colocar um pedaço de esponja na unidade mural onde o auscultador encosta quando pousado para abafar o som.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IAR
  2.  # 5

    Colocado por: ClioIIQuando fala com alguém que está à porta o som é normal ou demasiado alto? Se sim, tente abrir o auscultador e colocar um pedaço de esponja entre o altifalante e as ranhuras para abafar um pouco o som.

    Se o som durante a conversação é normal e apenas o tom de toque é alto, tente colocar um pedaço de esponja na unidade mural onde o auscultador encosta quando pousado para abafar o som.

    Eu ia sugerir algo assim. Foi assim que resolvi um problema semelhante com a campainha da minha porta.
    • IAR
    • 22 novembro 2017

     # 6

    Colocado por: ClioIIÉ vulgar estes equipamentos usarem o altifalante do auscultador para o toque de campainha também.

    Quando fala com alguém que está à porta o som é normal ou demasiado alto? Se sim, tente abrir o auscultador e colocar um pedaço de esponja entre o altifalante e as ranhuras para abafar um pouco o som.

    Se o som durante a conversação é normal e apenas o tom de toque é alto, tente colocar um pedaço de esponja na unidade mural onde o auscultador encosta quando pousado para abafar o som.
    Concordam com este comentário:mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário:IAR


    Obrigado!
    De facto, o toque vem do auscultador. Segui a sugestão, abri e reparei que o speaker é enorme!
    Coloquei um pedaço de esponja. Abafou um bocadinho de nada.

    O som de conversação continuou bom.

    Gostava de abafar muito mais :(
  3.  # 7

    Colocado por: IARGostava de abafar muito mais :(

    Ponha algo mais denso que a esponja (poderá valer a pena comprar uma peça destas para cortar de lá o que precisar: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Construcao/Isolamento/Isolamento-acustico.aspx#next=0&size=24&order=0&type=gallery&min=2&max=79&totalMin=2&totalMax=79&filter=) e, dentro do possível, também à volta do speaker.
    Se tiver um mínimo de jeito para a eletrónica, pode sempre ponderar trocar o speaker.
  4.  # 8

    Se se ajeitar com a electronica acrescente uma resistência em série com o altifalante. Algumas dezenas de ohms bastam.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    • IAR
    • 29 novembro 2017 editado

     # 9

    Obrigado pela sugestão do isolador. Há um a 2€, vou tentar quando tiver oportunidade de passar no leroy.

    Não me ajeito com a electrónica, não o suficiente para uma operação destas a solo.

    Conhecem algum local aonde me possa dirigir para tratar disto? Área de Moscavide / Encarnação / Olivais ou então Lisboa.
    •  
      mhpinto
    • 29 novembro 2017 editado

     # 10

    Colocado por: IARObrigado pela sugestão do isolador. Há um a 2€, vou tentar quando tiver oportunidade de passar no leroy.

    Escolha o mais denso. Mesmo que seja mais caro, a diferença de custo é irrisória.
    Espero que resulte.
    Não tenho noção das dimensões do seu intercomunicador, mas se essas placas de isolamento lhe parecerem pouco densas ou pouco práticas de cortar, pode também ponderar comprar fita de calafetagem/isolamento em borracha, por exemplo da Tesa Moll, passe a publicidade. Dê uma volta pela loja e veja que outros produtos poderão cumprir a função.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IAR
 
0.0113 seg. NEW