Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Pretendo obter informações relativa ao custo de instalação + eficiência, de um sistema de recuperador de calor c/ aquecimento central a água.

    Eu tenho um apartamento t2 com entrada interna para o sótão, por isso tinha condições de instalar o recuperador de calor com todo o equipamento auxiliar necessário no sótão.

    1. Vale a pena instalar o sistema com aquecimento central a água. Qual seria o custo normal?
    2. É eficiente?
    3. Um simples recuperador de calor serviria para aquecer a casa?

    Fica aberto o tópico para discussão.

    Cumprimentos,
    Daniel
    •  
      mhpinto
    • 21 novembro 2017 editado

     # 2

    Qual a área da casa? Em que zona mora?
    No meu caso, para uma vivenda isolada na zona de Lisboa com bom aproveitamento solar, estou decidido a meter só recuperador a ar, com conduta para a zona dos quartos.
    • *cc
    • 22 novembro 2017

     # 3

    Eu tenho. uma vivenda com cerca de 130 m2 habitáveis.o meu recuperador é o solzaime acqua e no meu caso é suficiente para aquecer a casa toda (embora os radiadores mais longes demora um pouco a temperatura d peça a ficar agradável)
  2.  # 4

    Colocado por: *ccEu tenho. uma vivenda com cerca de 130 m2 habitáveis.o meu recuperador é o solzaime acqua e no meu caso é suficiente para aquecer a casa toda (embora os radiadores mais longes demora um pouco a temperatura d peça a ficar agradável)


    Provavelmente também não terá o circuito hidráulico em equilíbrio.
    Concordam com este comentário: danielfccorreia
  3.  # 5

    Obrigado a todos pelos comentários. A minha casa é em Alcabideche/Cascais e a exposição solar não é má, a casa esta virada a nascente.

    A área útil é 115m2, 90 m2 para o apartamento mais 25m2 do sótão. Eu estou na dúvida se devo fazer o investimento com os radiadores ou se só faço puxadas de ar.

    A casa no geral não é fria mas eu também só estou la a morar desde Abril e verdade seja dita, a temperatura ainda não desceu o suficiente para eu poder afirmar que a casa é ou não fria. Mas casa que se preze tem que ter um recuperador de calor :).
  4.  # 6

    Colocado por: danielfccorreiaA minha casa é em Alcabideche/Cascais e a exposição solar não é má, a casa esta virada a nascente

    Não é má mas também não é boa (sul).
    Nesse caso eu diria que será difícil manter uma temperatura amena em casa sem uma fonte de calor nos meses mais frios, sendo que este ano não é de todo exemplo.
    Eu, no meu apartamento atual, com área semelhante ao seu, não muito longe daí, virado a sul e com uma marquise desse lado que é um verdadeiro forno em dias de sol, tenho normalmente de recorrer a aquecimento extra talvez umas 3 ou 4 semanas por ano, normalmente em dezembro/janeiro, quando calha a estarem muitos dias seguidos com frio e pouco ou nenhum sol.
    Assim sendo, no seu caso, eu diria que o recuperador é de facto uma opção a considerar, mas meter radiadores parece-me excessivo.

    Colocado por: danielfccorreiaMas casa que se preze tem que ter um recuperador de calor :).

    Também gosto muito, mas porquê então meter isso no sótão e não na sala? Para além da vantagem de conforto/estética de ter um recuperador no espaço que mais usa, sempre fará mais sentido, dado que o calor sobe, ter a fonte de calor na zona mais baixa da casa, ou não?
  5.  # 7

    Ola Mhpinto,

    Obrigado pelos comentários. A ideia foi sempre colocar o recuperador de calor na sala e não no sótão. A lareira já existia por isso, a ideia agora passa por colocar um recuperador de calor e fazer uma puxada para o sótão que fica por cima da sala. Assim, a temperatura ficava mais homogénea entre a sala e o sótão.

    A ideia dos radiadores é eficiente mas também julgo ser exagerada e cara.

    Sem ser em grandes superfícies comerciais de bricolage, existe alguma especializada na instalação aqui na zona de Cascais/Lisboa? Qual será um preço de instalação justo?

    Cumprimentos,
    Daniel
  6.  # 8

    Ok, percebi mal esta parte:
    Colocado por: danielfccorreiarecuperador de calor com todo o equipamento auxiliar necessário no sótão

    Agora percebo que a parte do sótão só se referia ao equipamento auxiliar.
    Isso quer dizer que é pelo sótão que pretende passar as tubagens para fazer circular o ar quente? Desconheço se fazer o ar quente ascender e depois descender é tecnicamente viável, simplesmente por nunca vi assim feito, mas em teoria não vejo razão para que não seja. Mas será sempre de confirmar. Nessa configuração, também não sei se existe algum impedimento às saídas de ar quente estarem no tecto, mais uma vez porque nunca vi.
    Desconheço instaladores para além das grandes superfícies, mas um familiar meu na zona norte optou por um instalador de uma dessas e ficou satisfeito com o resultado. Também não tenho ideia dos preços de instalação nesta zona.
  7.  # 9

    Obrigado mhpinto pelos comentários!
    Talvez me tenha explicado mal. Uma vez que vivo num apartamento com sótão, podia chamar um dúplex (é mais pomposo), sempre julguei que caso optasse por um sistema de Recuperador de Calor + Aquecimento, que teria que colocar parte dos periféricos no andar de cima: reservatório, bomba de circulação de água, .... eu não conheço bem o sistema também.
    A ideia agora seria fazer uma puxada de ar para o sótão, isto através do recuperador de calor, uma vez que o ar quente subia normalmente e eu só faria uma saída entre a Chaminé e o sótão. Mas isso também teria que ser validado com pessoal especializado para ver se é viável ou não, em principio deveria ser.
  8.  # 10

    Colocado por: danielfccorreiaeu só faria uma saída entre a Chaminé e o sótão

    E para os quartos não? Desconheço a configuração do apartamento mas, partindo da configuração mais habitual em apartamentos, colocar uma saída de ar quente no corredor junto às portas dos quartos deverá ajudar a distribuir melhor o calor pela casa.
    (Porque raio mais ninguém tece aqui comentários?)
  9.  # 11

    Colocado por: mhpinto
    E para os quartos não? Desconheço a configuração do apartamento mas, partindo da configuração mais habitual em apartamentos, colocar uma saída de ar quente no corredor junto às portas dos quartos deverá ajudar a distribuir melhor o calor pela casa.
    (Porque raio mais ninguém tece aqui comentários?)


    Oh Mhpinto já deveria saber ( e falo por mim) esse assunto esta por ai tao discutido que nem sei o que se possa dizer mais.

    Sim para essa area e calculando devidamente a potencia do mesmo vai aquecer a casa toda.

    O custo não será tanto pela maquina mas mais pela quantidade de radiadores que vai precisar e a tubagem se é a vista ou se vai partir paredes para colocar .
    são aspectos que só solicitando visita de técnico e que se poderá ter noção.
  10.  # 12

    Mhpinto,

    Mais uma vez obrigado pelos comentários. Eu sei que o assunto já foi falado noutros tópicos mas os detalhes eram outros.

    Para o sótão seria natural uma vez que o calor sobe e a extracção é mais fácil. O apartamento é quase um rectângulo com quartos (2) e o quarto de banho na metade final e na metade inicial a entrada com escadas para o sotão, e com acesso à sala + cozinha (open space), Nunca equacionei para os quartos pois teria que fazer uma puxada grande na horizontal e pelo que li as puxadas de ar só são eficientes nas verticais, por favor corrijam me se estiver errado.

    Cumprimentos!
  11.  # 13

    Importantíssimo: se o recuperador for a lenha, a água nas tubagens atinge picos de 90 ºC. Logo a tubagem do aquecimento central tem de estar preparada para estas temperaturas. Tem de ser um material apropriado (por exemplo cobre).

    Se o recuperador for a pellets, a água nas tubagens não passa dos 75 ºC e as tubagens podem ser muito mais baratas e flexiveis (por exemplo tubo multicamada).

    O que não falta aí são instaladores que não percebem uma porra daquilo que estão a fazer. Metem tubagens multicamada em sistemas a lenha e depois as tubagens dilatam e admiram-se.

    E atenção ao isolamento das tubagens. Arrisco-me a dizer que uns bons 95% dos instaladores não isoladam as tubagens porque acham que não há necessidade.
    Depois o que acontece é que em vez de aquecermos a nossa casa, aquecemos as paredes dos vizinhos e/ou da rua.
    •  
      aacc
    • 30 novembro 2017

     # 14

    Colocado por: marcoaraujoImportantíssimo: se o recuperador for a lenha, a água nas tubagens atinge picos de 90 ºC

    Mesmo com depósito de inércia?
  12.  # 15

    Colocado por: aacc
    Mesmo com depósito de inércia?


    Pelo menos na parte que liga o recuperador ao depósito. A jusante do depósito já é possível ter controlo de temperatura.
  13.  # 16

    Colocado por: danielfccorreiae pelo que li as puxadas de ar só são eficientes nas verticais

    Tenho visto várias na horizontal. Se são as mais eficientes ou não, desconheço, mas lá que aquilo debita calor nas saídas lá isso debita.

    Já agora, se ainda questiona a hipótese de meter radiadores, este fds estive numa vivenda que tem apenas recuperador a ar numa das cidades mais frias do país.
    Vivenda geminada de ambos os lados, com "capoto" aplicado nas frentes desprotegidas. Deverá ter uns 150 m2, divididos por 2 pisos. Janelas duplas, algumas de qualidade outras ainda não, com vãos "médios". O recuperador está no piso de baixo e tem apenas uma saída de ar no piso de cima, que corresponde à saída do ar que circula na hotte, ou seja, não tem daquelas condutas de calor que saem diretamente do recuperador.
    No exterior a temperatura rondava os zero graus.
    A casa estava um forno. Só com uma peça de roupa fina em cima do corpo, estava mais que confortável, e estava numa divisão na outra ponta da casa em relação ao recuperador. Onde estava o recuperador tinha de estar a janela aberta, mas isso terá sido porque também tiveram o forno a funcionar.
  14.  # 17

    Boa noite a todos,

    Obrigado pelos comentários.Eu já me decidi, irei colocar somente um recuperador de calor, o problema agora será escolher o recuperador, ... :)

    Já vi que há uma "promoção" de instalação de 275€ com possivelmente mais 65€ de pintura/acabamentos, vou me informar.

    Obrigado a todos mais uma vez.

    Cumprimentos,
    Daniel
 
0.0194 seg. NEW