Iniciar sessão ou registar-se
    • tmmc
    • 7 novembro 2017 editado

     # 121

    Colocado por: espt
    E vai buscar o ar para repor o extraído onde? Ao restante interior da casa?

    A janela (rua)
  1.  # 122

    Isso também deve depender do local do extrator em relação a janela...
    • espt
    • 7 novembro 2017

     # 123

    Desenvolva pf
    • espt
    • 8 novembro 2017

     # 124

    Dos vários modelos que vi hoje, parece-me que não são aconselhados para WC's mas sim salas e quartos; confirma?
    • VCAC
    • 9 novembro 2017 editado

     # 125

    Espt, vai ter entradas de ar na caixilharia ou na fachada dos compartimentos limpos? (Sala e quartos)
  2.  # 126

    • espt
    • 9 novembro 2017

     # 127

    Colocado por: VCACEspt, vai ter entradas de ar na caixilharia ou na fachada dos compartimentos limpos? (Sala e quartos)


    Não, só vou ter por baixo do móvel da cozinha (debaixo do exaustor). Tenho caixilharia folha oculta oscilo-batente.



    Colocado por: jorgealvesexemplo mais perto


    Obrigado, já pedi preço de manhã.
    • espt
    • 9 novembro 2017

     # 128

    Barramento A96 Branco depois de colocadas as duas redes com A50

    https://www.youtube.com/watch?v=vNHxkN69ZWM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.CASTRO, SusanaS
  3.  # 129

    Colocado por: esptDos vários modelos que vi hoje, parece-me que não são aconselhados para WC's mas sim salas e quartos; confirma?


    São aconselhados essencialmente para renovação, onde haja dificuldades em andar a criar espaços onde se possam aplicar condutas. E em cada uma destas ventilações terá uma saída para o exterior, por isso é preciso imaginar a casa vista de fora, com grelhas em todos os quartos e/ou salas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
    • VCAC
    • 9 novembro 2017 editado

     # 130

    Espt, como está a solução de renovação de ar no seu projecto de comportamento térmico?


    Relativamente à abertura ou não do "buraco" na zona junto ao pavimento na casa de banho, depende da estratégia de ventilação que vai ter a sua habitação.

    .Se os extractores de casa de banho participarem na ventilação geral da habitação, então eu sugeria não abrir mais nenhum "buraco". Assim, como tem a extracção na zona das casas de banho (zonas sujas), vai "obrigar" o ar a entrar pelas outras divisões da casa, como os quartos e sala (zonas limpas). Se abrir um "buraco" junto ao pavimento, o ar (que é "preguiçoso" e escolhe sempre o caminho mais fácil), vai entrar por esse buraco e sair pelo extractor, renovando assim apenas o ar na casa de banho.

    .Se pretende apenas ventilar o ar das casas de banho (tendo outros sistemas de renovação de ar nas restantes zonas da habitação), então aí já fará sentido abrir o dito "buraco" para entrada de ar novo.

    Existem inúmeras formas de fazer a renovação de ar, há variadíssimas formas de aplicar a VMC (ventilação mecânica controlada).

    Tem a VMC de simples fluxo, centralizada, por norma um ventilador a fazer a extracção das zonas sujas, com uma rede de condutas associada, e entrada de ar novo por aberturas próprias na fachada ou caixilharia dos compartimentos limpos

    Tem a VMC de simples fluxo, descentralizada (pela qual eu optei na minha casa), com um ventilador em cada casa de banho e entrada de ar novo por aberturas próprias na fachada ou caixilharia dos compartimentos limpos (sem condutas)

    Tem a VMC de duplo fluxo, centralizada, por norma um ventilador com recuperação de calor a fazer a extracção das zonas sujas, e simultâneamente a insuflação de ar novo nas zonas limpas, com uma rede de condutas associada

    Tem a VMC de duplo fluxo, descentralizada, por norma com um desses "bicharocos" :) que o James e o Jorge mostraram, um desses em cada compartimento limpo

    Tem também a ventilação natural, sem recurso a ventilação mecânica...

    Dentro destas possibilidades, tem vários equipamentos de várias marcas, com mais ou menos eficiência e maior ou menor consumo... é só escolher. Tenha também atenção a que a estratégia de ventilação deverá por princípio fazer o varrimento do ar das zonas limpas para as zonas sujas
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, skypt, agosto07, espt
  4.  # 131

    Nem um buraco é consensual...isto chega a ser ridiculo.
    • espt
    • 9 novembro 2017

     # 132

    Muitíssimo obrigado pela explicação simples e objetiva.

    Acho que vou optar por:

    1º Andar:

    Tenho 2 wc's com saida para a cobertura;
    Vou colocar extratores c/ anti retorno
    Sempre que os ligar, obrigo ar da restante habitação a entrar

    RC:

    Tenho 1 ws com saída para a cobertura
    Vou colocar extrator c/ anti retorno
    Sempre que o ligar, obrigo ar da restante habitação a entrar

    Coloco 1 VMC de Duplo Fluxo Descentralizado no corredor (no 1o andar)
    Coloco 1 VMC de Duplo Fluxo Descentralizado na zona da lavandaria que é aberta para a Cozinha no RC

    Parece bem?
    Concordam com este comentário: tmmc
    • espt
    • 10 novembro 2017

     # 133

    Colocado por: esptBarramento A96 Branco depois de colocadas as duas redes com A50

    https://www.youtube.com/watch?v=vNHxkN69ZWM
    Estas pessoas agradeceram este comentário:C.CASTRO


    Bem, como já perto de 20 pessoas viram e não disseram nada, deve estar bem...
  5.  # 134

    Colocado por: espt
    Obrigado, já pedi preço de manhã.

      espt, qd tiver valores partilhe se fizer favor.
      • espt
      • 10 novembro 2017

       # 135

      Já tenho valores, não sei se me é permitido partilhar; ETICS?
    •  # 136

      Colocado por: espt

      Bem, como já perto de 20 pessoas viram e não disseram nada, deve estar bem...

      O seu tópico tem contador de visitas?
      • espt
      • 10 novembro 2017

       # 137

      Colocado por: Marcopom
      O seu tópico tem contador de visitas?


      O filme sim



      Colocado por: Pedro Azevedo78
      espt, qd tiver valores partilhe se fizer favor.




      Colocado por: Anonimo18072022A
      Com certeza....


      A solução da Oerre, para o meu caso, ficaria por aproximadamente 750 + IVA tendo em conta 2 Tempero ECO 150 + 1 Contolador
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78
      • espt
      • 12 novembro 2017

       # 138

      #2171
        20171110_110248-580x1031.jpg
    •  # 139

      Tenho um reparo...
      Pela foto parece que a casa situa-se num interface urvano/florestal, esses 50m de gestão de combustivel estão assegurados? ;)
      • espt
      • 12 novembro 2017

       # 140

      Parece ptuga, mas não. As árvores atrás são minhas, serão para fazer a casa da árvore para a miúda. São Carvalhas, uma com muitos anos;
      Concordam com este comentário: ptuga, miguelcristovao, benignolopes
     
    0.0892 seg. NEW