Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: RCFo positivo é que nenhum dos detidos será militar...

    Mas já há indiciados...
  2. Colocado por: nielskyMas já há indiciados...

    De momento e se bem me recordo, militares indiciados há mas não ligados à prática do crime de furto de armamento mas sim de outras ofensas ligadas ao mesmo processo/investigação, o que ainda assim é triste, especialmente a razao que levou a tal.

    Há muito q defendo a extinção da PJ militar, a par de muitas outras duplicações de serviços do estado, mas já são outros tostões
  3. Porque os processos estao interligados, aqui fica a noticia…

    Dois polícias e civil presos pelo roubo de 57 armas da PSP
    https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/alerta-cm--dois-policias-e-civil-presos-pelo-roubo-de-57-armas-da-psp?fbclid=IwAR3iZ6PNeW5El-mVoqAtl7Tlipg6Nowhahlsy2ebLPg2d8ls0651IM5b4Ao


    Colocado por: treker666https://observador.pt/2018/12/17/tancos-detidos-suspeitos-do-roubo-de-armas/

    Tancos. Detidos oito suspeitos do roubo de armas

    Uma megaoperação da PJ no centro do país, com várias buscas, já resultou na detenção de oito suspeitos de furto do material de Tancos, em 2017.
  4. A Policia levou 2 (dois) anos para prender os policias que roubaram as armas. Só depois da PJ prender os receptadores de Tancos é que foram á secretaria busca-los. Agora do caso de Tancos só faltam os que desviaram o material dos paióis...
    Concordam com este comentário: treker666
  5. Por falar em roubos...



    The leader of an armory heist that brought in a major haul, including machine guns, grenade launchers, rifles, pistols, night vision goggles and various other items, was sentenced Friday to 10 years in prison, a Department of Justice release said.

    Brandon Shane Polston, 33, admitted that on Thanksgiving Day 2017, he jumped the fence at an Army National Guard base in Lancaster, South Carolina, and entered the armory when he realized one of the building’s doors was unlocked and nary a soul was present.

    With the military armament world as his oyster, Polston proceeded on his very own unlimited minute-shopping-spree jaunt through the aisles, except instead of filling a cart to the brim with food or toys, he accumulated weapons to sell for cash, cocaine and some of that ol' fashioned, South Carolinian meth.

    “Gear adrift,” as the saying goes.

    Polston then hid the stolen arsenal in some nearby woods before transporting select items to a motel for individual sales and trades, the report said.

    Some of those transactions included:

    Trading (1) 9mm pistol for heroin, which he then gave to a friend
    Selling (2) M16s for cash, cocaine and marijuana
    Selling (1) M16 to a woman for methamphetamine
    Polston may have even gotten away with it had it not been for a generic traffic stop a few nights later, when an officer from the Lancaster Police Department pulled over a vehicle driven by Kimberly Denise Cannon, 40, after observing her tossing trash from the car.

    Cannon and Austin Lee Ritter, 23, were assisting Polston with the transport and sales of the arsenal.

    While preparing to confront Cannon about the environmental dangers of littering, the officer noticed the abundant weapons cache the 40-year-old was transporting. Among the items recovered by the officer were:

    (1) M249 Squad Automatic Weapon light machine gun

    2) M16 rifles
    (1) M203 grenade launcher
    (1) set of NVGs
    (2) Beretta M9 pistols
    ... and a partridge in a pear tree.


    https://www.armytimes.com/news/your-army/2018/12/19/armory-heist-ringleader-sentenced-for-stealing-grenade-launcher-machine-guns-m16s-nvgs/?utm_medium=social&utm_campaign=Socialflow+MAR&utm_source=facebook.com&fbclid=IwAR3Mwa5BAwyT1cAHzQHygBiJHKYjvcHAdcLusWPUmSdr8h3xHXBsQqVUgMY
  6. O Exército iniciou a projeção das Viaturas Blindadas de Rodas PANDUR II 8X8 para a República Centro-Africana.

    No âmbito do reforço da capacidade blindada e da capacidade de transportes gerais da Força Nacional Destacada ao serviço da Organização das Nações Unidas no Teatro de Operações da República Centro-Africana, o Exército planeou e está a efetuar a projeção de seis viaturas PANDUR II 8X8.

    - 2 Viatura Blindada de Rodas PANDUR 2 8X8 Infantry Combat Vehicle (ICV);
    - 2 Viatura Blindada de Rodas PANDUR 2 8X8 Remote Weapon Station (RWS);
    - 1 Viatura Blindada de Rodas PANDUR 2 8X8 Recovery Vehicle (RV);
    - 1 Viatura Blindada de Rodas PANDUR 2 8X8 Medical Evacuation Vehicle (MEV).

    Para mais informações, consulte o nosso site:

    https://www.exercito.pt/pt/informa%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica/not%C3%ADcias/788?fbclid=IwAR17lO158lfwJgOUvq8DWiTSTmQLbUiKZSOm3x6xwaDCBZaNAwV6jB_sztU



  7. "A intervenção da Rússia na República Centro-Africana é oportunista"

    O brigadeiro-general Hermínio Maio comanda a missão militar da União Europeia na República Centro-Africana desde janeiro deste ano e cujo prolongar do mandato inicial de 12 meses, para julho de 2019, foi aprovado esta semana pelo Conselho Superior de Defesa Nacional.

    Hermínio Maio será o único dos militares portugueses a cumprir uma comissão de ano e meio no terreno, à frente de um contingente de 176 soldados de 11 países europeus na República Centro-Africana (RCA). A sua missão é apoiar as autoridades de Bangui na reforma do setor da defesa e das Forças Armadas Centro-Africanas (FACA), num país com o tamanho da Península Ibérica e menos de cinco milhões de habitantes. Na base do conflito que desde 2013 provocou 700 mil deslocados e 570 mil refugiados, colocando 2,5 milhões de pessoas a precisarem de ajuda humanitária, está a luta pelo poder e por recursos naturais como diamantes, ouro e gado.

    Acaba de receber a visita do novo ministro da Defesa ao fim de quase um ano à frente da missão militar da UE na RCA (EUTM/RCA, sigla em inglês). Que balanço faz da missão?

    É verdade, quase um ano. A visita do ministro da Defesa, do Chefe do Estado-Maior General e do Chefe do Estado-Maior do Exército é sempre um fator de motivação importante, além de lhes permitir constatar a realidade, do ponto de vista da segurança e da missão. O balanço é positivo, apesar das dificuldades, das exigências do ambiente de segurança e ao nível sanitário, do clima. Esse balanço tem várias vertentes. Primeiro, a gestão interna da missão: às vezes a situação é tão complexa e exigente que esquecemos que é uma missão multinacional com 11 nações. Tem sido muito gratificante perceber que sendo todos militares profissionais, com procedimentos e formação de base, nos permite ter uma relação muito fácil e obter resultados no terreno. O segundo aspeto é a relação com as entidades no terreno, a começar pela MINUSCA [força de capacetes azuis da ONU]: tem um mandato específico para coordenar todas as ações no âmbito da reforma do setor de segurança, nas quais nos integramos para a reforma do setor da Defesa. Muito positivo.

    https://www.dn.pt/poder/interior/a-intervencao-da-russia-na-republica-centro-africana-e-oportunista-10314011.html?fbclid=IwAR3pG8a0sv69UxMp5WATQ8fXKCzByte-sprGBFMAAgUIB1znhl3J1pzyaVI
  8. No Iraque













    Fonte: Forças Armadas
  9. Regina Mateus é a 1.ª mulher promovida a general nas Forças Armadas

    Chama-se Regina Mateus, e fez história esta sexta-feira. Um despacho de promoção do ministro da Defesa fez dela a primeira mulher general das Forças Armadas portuguesas.

    A directora do Hospital das Forças Armadas, Regina Mateus, foi hoje promovida a brigadeiro-general, tornando-se na primeira mulher a ocupar este posto na história das Forças Armadas portuguesas.

    O despacho de promoção de Regina Mateus foi hoje assinado pelo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, disse à Lusa fonte oficial.

    Regina Mateus assumiu a direcção do HFAR a 23 de Julho passado mantendo o posto que tinha, coronel, mas já com a perspectiva de promoção, sendo a primeira mulher a assumir um cargo de oficial-general nas Forças Armadas.

    Nascida em 1966, em Maputo, Regina Mateus frequentou o curso de Medicina na Universidade de Coimbra, concluído em 1991. Ingressou no quadro permanente da Força Aérea e 1993, sendo a mais antiga coronel das Forças Armadas.

    Foi colocada no antigo hospital da Força Aérea, actual HFAR, e tirou depois o curso de medicina aeronáutica. Fez o internato complementar em Cirurgia Geral e obteve o grau de assistente hospitalar em 2002.

    Em 2003 chefiou a equipa de saúde militar presente no exercício de avaliação táctica da NATO, em Ovar, e participou em várias missões da Aliança Atlântica como “Avaliadora de Protecção da Força” em Portugal, Grécia, Turquia e Espanha.

    Foi chefe do centro de Saúde da Base Aérea de Monte Real e do Centro de Medicina Aeronáutica da Força Aérea.

    Desde o final da década de 80 que as mulheres passaram a poder integrar o serviço militar voluntário incluindo o quadro permanente dos ramos militares, sendo a Força Aérea o primeiro ramo a adoptar a medida.

    https://observador.pt/2018/12/21/regina-mateus-e-a-1-a-mulher-promovida-a-general-nas-forcas-armadas/
  10. Mais adequado aos trolhas.

    https://www.exercito.pt/pt/informação-pública/notícias/790


  11. A primeiro-marinheiro Noemie Freire concluiu o curso de especialização em submarinos, tornando-se a primeira mulher na Marinha Portuguesa com esta especialidade, em 105 anos de história dos submarinos em Portugal.
  12. Made in Portugal









    NRP Sines
  13. OPERAÇÕES DE PAZ – UMA EXPERIÊNCIA
    Tenente-coronel PilAv Nuno Monteiro da Silva

    A experiência operacional vivida pelo autor, ocorreu entre setembro e outubro de 2014, enquanto piloto da aeronave F-16, integrado na Operação Guardian Falcon (OGF), a partir da Base Aérea de Kandahar, no Afeganistão, em apoio da missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) naquele território, denominada International Security and Assistance Force (ISAF). É neste contexto que desempenhou as funções de Diretor de Operações do contingente da Força Aérea Belga em que se encontrava inserido, ao abrigo do programa de intercâmbio de pilotos de caça entre Portugal e o Reino da Bélgica. Este artigo descreve uma experiência pessoal, enquadrando-a na evolução do pensamento estratégico que levou ao aparecimento das operações de paz, bem como no processo de modernização e capacitação do sistema de Armas F-16 e no Memorando de Entendimento relativo à coordenação e cooperação militar entre a Força Aérea Portuguesa (FAP) e a Força Aérea Belga. A participação ativa e continuada de Portugal nestes contextos é fruto da elevada exigência e empenho dos muitos militares que participaram no processo de modernização do Sistema de Armas F-16, e das qualificações e treino que permitem alcançar o expoente máximo na evolução tática e na maturidade operacional dos seus pilotos.

    ...

    https://www.revistamilitar.pt/artigo/1314
  14. O antigo Quartel de S. Brás foi vendido no passado dia 18, por cinco milhões de euros, tendo por preço base de licitação 3,7 milhões de euros.

    https://www.sabado.pt/ultima-hora/detalhe/financas-arrecadam-mais-de-10-milhoes-com-dois-leiloes-de-imoveis
  15. Contrato de revisão do submarino Arpão abre "novos mundos" à industria naval -- Governo

    https://www.dn.pt/lusa/interior/contrato-de-revisao-do-submarino-arpao-abre-novos-mundos-a-industria-naval----governo-10339558.html

    "A partir da assinatura destes contratos, novos mundos se abrem para a nossa indústria naval", afirmou João Gomes Cravinho na cerimónia que decorreu na Base Naval de Lisboa.
  16. Paraquedistas regressam a cidade centro-africana palco de confrontos nos últimos meses

    Os paraquedistas portugueses da 4ª Força Nacional Destacada, em missão na República Centro-Africana ao serviço da Organização das Nações Unidas, regressaram novamente a Bambari, cidade no sector centro do país, a 400 km da capital Bangui.

    Destaca-se que, pela primeira vez neste teatro de operações, o contingente português está a utilizar as viaturas blindadas de rodas PANDUR, projetadas recentemente pelo Exército para a República Centro-Africana. Esta é igualmente a primeira vez que este tipo de viaturas são utilizadas pelo Exército português num teatro de operações em África. O emprego das PANDUR proporciona uma maior proteção à força e maior versatilidade na condução das exigentes operações com que os militares portugueses se têm deparado constantemente no terreno.

    Recorde-se que no início do passado mês de novembro, os paraquedistas tiveram de atuar para proteger a população civil de Bambari, tendo a cidade sido palco de violentos e longos combates em ambiente urbano entre grupos fortemente armados e os paraquedistas portugueses, dos quais resultou um ferido ligeiro entre os militares portugueses.

    Durante as operações de manutenção de paz o contingente de capacetes azuis portugueses sofreu por diversas vezes emboscadas e bloqueio de passagens, consequência da demonstração de força dos grupos armados contra a presença de capacetes azuis na região.

    A missão das tropas especiais de paraquedistas portugueses em Bambari terá como prioridade a proteção e a segurança de civis inocentes na região, que têm sido diretamente atingidos pelos confrontos interétnicos entre os diferentes grupos armados presentes na cidade. Os grupos armados disputam entre si recursos e a cobrança ilegal de impostos à população, ameaçando atualmente a estabilidade, a segurança e a liberdade de circulação, com impacto direto no exercício pleno do estado de direito por parte das instituições governamentais.








    Fonte: EMGFA
  17. Já foi instalada a proteção para o apontador da .50. E afinal as Pandur não se restringem só à capital.
  18. É pena não haver mais Pandur RWS... ó país pobretão!

  19. Colocado por: branco.valterÉ pena não haver mais Pandur RWS... ó país pobretão!

    È pena é não haver mais comboios…
    (utilizando os argumentos dos fofinhos quando não estão no governo)
    Concordam com este comentário: treker666, branco.valter
  20. Paraquedistas portugueses envolvidos em confrontos na República Centro-Africana

    https://youtu.be/GApi9fFVnkI
 
0.7348 seg. NEW