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  1. Colocado por: Bruno.Alvesestou a viver um sonho e não estou a viver a minha vida na realidade
    +1 ;-)
  2. Colocado por: BricoleiroAcredito que ainda esteja na parte do sonho :)
    Daqui a uns anos a gente fala e você acorda.
    Acordamos e.... vemos que:
    - poupamos bastantes euros face a um CI
    - tivemos menos chatisses na oficina e com o carro que com um CI
    - poluímos diretamente muito menos que com um CI
    - que ao fim de 300.000km o carro vale zero € e mesmo assim poupamos muito mais que com um CI?
  3. Colocado por: Bricoleiro

    Acredito que ainda esteja na parte do sonho :)
    Daqui a uns anos a gente fala e você acorda.

    Pois assim não há como debater o que quer que seja. Considerando que tem essa atitude e é de certeza o membro com mais posts neste tópico, continuaremos a debater o meu sonho e a sua realidade ;)

    Edit: sugeria-lhe só tentar não comentar só as partes do texto que escrevo que lhe dão jeito à retórica. Está sempre a dizer que são caros e tal, além da minha experiência (que a minha carteira diz não ser um sonho mas você lá saberá...) mencionei a experiência relatada ontem até com recurso a crédito, será que estamos todos a sonhar? Ou o nosso Excel é diferente dos outros?
  4. Colocado por: BricoleiroAcredito que ainda esteja na parte do sonho :)
    Se quiseres entrar neste sonho coletivo :-) faz um teste drive de longa duração com um ZOE 40, Hyundai Ioniq ou o Leaf 40.
    Depois diz como foi :-)
  5. A quanto é que carregam os PCR da AE?
    A quanto é que carregam os postos comuns da Mobie?

    Ontem e hoje, pela primeira vez, consegui carregar num posto público. Pelo que me pareceu o carregamento seria entre 20 e 30A.
  6. Colocado por: mafgodJá há preços para todos os gostos, carteiras e autonomias.

    Neste ponto não concordo.
    Tenho um Colt 1.5 diesel, que utilizo profissionalmente/lazer/trabalho caseiro, como relatado anteriormente.
    Que carro eléctrico é que me aconselha na troca deste que tenho para a mesma utilização e com um valor semelhante?
  7. Eu espero que continuem a haver muitas pessoas como o Bricoleiro.
    É que quero comprar um carro eléctrico dentro de dois anos e, se houver muita procura, ficam mais caros!!! :)
  8. Colocado por: Bruno.Alvescontinuaremos a debater o meu sonho e a sua realidade ;)


    Gostava de acreditar no contrário, não leve a mal.
    Explique-me uma coisa, porque é que para si só contam os relatos entusiasmantes dos utilizadores de VE e não conta a realidade?
    Assim como eu, parece que a maioria do povo ainda desconfia do futuro...
    Porque é que a indústria pioneira dos VE não abre o jogo?
    Se calhar nem eles sabem...
  9. Colocado por: 21papaleguasTenho um Colt 1.5 diesel, que utilizo profissionalmente/lazer/trabalho caseiro, como relatado anteriormente.
    Que carro eléctrico é que me aconselha na troca deste que tenho para a mesma utilização e com um valor semelhante?
    Quantos kms minimo de autonomia?
    Qual o preço para trocar esse Colt?
    Quantos lugares?
    • mafgod
    • 21 março 2018 editado
    Colocado por: ClioIIÉ que quero comprar um carro eléctrico dentro de dois anos e, se houver muita procura, ficam mais caros!!! :)
    Se daqui a dois anos for como agora..... e tendencialmente a procura será bem maior.... logo..... os preços também acompanharão :-)

    Isto em nov 2017....
    https://www.dinheirovivo.pt/motor-24/procura-por-carros-eletricos-e-hibridos-aumentou-mais-de-100-no-ultimo-ano/

    E uma previsão...
    http://visao.sapo.pt/exame/2018-02-22-Numero-de-carros-eletricos-vai-crescer-100-vezes-ate-2040
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  10. Colocado por: Bricoleiroe não conta a realidade?
    Qual realidade? A que queres que seja? Ou a que é o dia-a-dia de quem tem um VE?
  11. Colocado por: mafgodQuantos kms minimo de autonomia?
    Qual o preço para trocar esse Colt?
    Quantos lugares?

    Em relação aos Kms, para mim chegavam 200kms de autonomia. Depende depois se aguenta um atrelado com tara para 300kgs. Normalmente não anda com mais de 200kgs, atrelado incluído.
    O carro é um comercial, mas podia ser de 5 lugares. A mala só serve para transportar os cães.
    O valor dele deve rondar os 4000€.
    • mafgod
    • 21 março 2018 editado
    Por uma razão que ainda não percebi, um BVE (100% elétrico) não permite atrelados (penso que o Tesla S sim....)
    Autonomias de 200km, tens o ZOE 40, Hyunday Ioniq e o Leaf 40. (Vais querer fazer 400km ida e volta ou 100 + 100?)
    O Colt vale 4.000€ e estás disposto a gastar quanto mais em troca por um VE?
    Quantos kms em média por ano?
    Quantos anos pretendes ter o ROI?
  12. Colocado por: tostexA quanto é que carregam os PCR da AE?
    A quanto é que carregam os postos comuns da Mobie?

    Ontem e hoje, pela primeira vez, consegui carregar num posto público. Pelo que me pareceu o carregamento seria entre 20 e 30A.


    Alguém sabe responder?

    Eu sei que é mais interessante tentar convencer os outros que os VE são fixes, mas isso é uma discussão absolutamente inútil e estéril. Se quiserem compram, se não quiserem racham lenha. Eu também não vou para os tópicos da Apple dizer que os iPhone são caros e não têm nada que justifique o valor.
    Concordam com este comentário: mafgod, filipee
    • mafgod
    • 21 março 2018 editado
    Colocado por: tostex

    Alguém sabe responder?

    Eu sei que é mais interessante tentar convencer os outros que os VE são fixes, mas isso é uma discussão absolutamente inútil e estéril. Se quiserem compram, se não quiserem racham lenha. Eu também não vou para os tópicos da Apple dizer que os iPhone são caros e não têm nada que justifique o valor.
    Tens razão... passou-me :-)

    A velocidade do carregamnto nos PCRs e nos PCNs dependem do posto e do carro.
    Se a bateria do teu carro já está bastante degradada, vai carregar mais lentamente num PCR.
    Se chegares com a bateria mais cheia, carrega mais lento.
    Se estiver muito frio ou a bateria muito quente, carrega mais lentamente....

    Nos PCNs... há uns a 16A, 32A, trifásicos....
    Qual é o teu carro?
  13. Colocado por: mafgodQual realidade? A que queres que seja? Ou a que é o dia-a-dia de quem tem um VE?


    A realidade de quem não tem 30 mil euros para dar por um carro para daqui a 15 anos o mandar fora.
  14. Nem disposição para ir fazer revisões a Lisboa.
    Porque o resto do país também é gente.
  15. A saber....
    PCN - Posto Carga Normal
    - Há postos de 16A (3,6kWh), 32A (7,2kWh) e trifásicos 3x32A (21kWh)
    - Para ligar ao posto é preciso de um cabo mennekes e convém que seja com capacidade superior ou igual à capacidade máxima do carro
    - O carro pode ter carregador interno monofásico de 16A, 20A, 30A ou 32A ou trifásico de 11kWh ou 21kWh
    - O elo menor (carro, cabo, posto) é que dita a amperagem do carregamento

    PCR - Posto Carga Rápida
    - Há postos que aceitam um carregamento AC e outro DC, a maioria creio que só aceitam um de cada vez
    - Há postos com potência de 50kwh em DC, outros a 43kWh (e creio que outros com menor aínda)
    - No diálogo carro/posto é estabelecida uma corrente inicial que depois é atualizada
    - A corrente pode ser limitada pelo carro em certas situações:
    . bateria com carga alta (SOC elevado)
    . bateria bastante degradada (resistência interna elevada)
    . bateria bastante quente (barras de temperatura máxima)
  16. Colocado por: mafgodPor uma razão que ainda não percebi, um BVE (100% elétrico) não permite atrelados (penso que o Tesla S sim....)

    Só por esta razão, para mim já não é possível ter um eléctrico. Para um Tesla também não há guito.
    Os 200kms por dia seriam suficientes porque nem sempre os faço. Mas será que com a carga de um atrelado essa autonomia se mantinha?

    Colocado por: mafgodO Colt vale 4.000€ e estás disposto a gastar quanto mais em troca por um VE?

    Então mas não disse que dava para todas as carteiras? Por este Colt dei 10.500€ usado. Seria na ordem destes valores.

    Colocado por: mafgodQuantos kms em média por ano?

    Por volta de uns 30.000kms. O que é que tem a ver? Preciso do carro diariamente.

    Colocado por: mafgodQuantos anos pretendes ter o ROI?

    Não tenho um valor indicativo.
    Em 2008 comprei uma Kia nova. Quando acabou a garantia fui à marca, pedi para me valorizarem o carro por um novo, Kia ou Hyundai. O valor que me davam pelo carro foi ridículo. Hoje ainda a tenho e vou ficar com ela em substituição do Colt, quando aparecer um carro eléctrico que me agrade para a substituir.
    • mafgod
    • 21 março 2018 editado
    Colocado por: BricoleiroA realidade de quem não tem 30 mil euros para dar por um carro para daqui a 15 anos o mandar fora.
    Não precisas de dar 30.000€ se por 10.000€ tens algo que te satisfaz.
    E quantos não gastam 22.000€ num CI e ao fim de 15 anos o mandam fora por 900€ ao fim de ter gasto com ele mais de 25.000€?
    Há pelo menos uma pessoa, eu!

    Colocado por: BricoleiroNem disposição para ir fazer revisões a Lisboa.
    Falas do Opel Ampera...
    Nissan e outras marcas não tens essa limitação.
    Esta limitação de algumas marcas é a mesma que muitos utilizadores de carros aínda tem....
 
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