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  1. Já dei esse exemplo aí atrás: um casal amigo esperou vários meses por uma carrinha Peugeot qualquer coisa.

    Sim, os tempos de espera são alargados (também) porque o carro acabou de sair. Isto no caso da Nissan. Os outros só não querem vender (e eu posso falar porque tenho um ioniq que é mais um que podia ser um estrondo, só que não).

    Joel, o Zoe aqui, em Espanha, em França e mais não sei onde vende que nem pães quentes ;-) A Noruega é outro mundo.
  2. Não conhecia. Esse ioniq é bem giro.
    custa quanto?
    Não se arranja nos usados?
  3. Colocado por: callinasNão conhecia. Esse ioniq é bem giro.
    custa quanto?
    Não se arranja nos usados?

    Cá é demasiado caro. O meu foi importado de França, usado com 6000kms e 8 meses, perto de 30k€.
    Mas é um carro raro exactamente porque a Hyndai não o produz em números. Usam a desculpa da falta de baterias, isso para mim é letra, não querem é canibalizar o mercado dos fumarolas enquanto esse rende. O importador que tratou do meu teve ainda agora 2 para venda (e despachou-os em menos de nada ehehehe).

    Joel, já trocámos umas mensagens por causa disso aí atrás. Não se esqueça que provavelmente terá de pagar IVA.
    Em relação ao Zoe, vende muito pelo preço, é inegável.
  4. Como VEs não são só de quatro rodas, creio que estas são as apostas mais interessantes a nível de duas rodas:
    Vectrix
    Autonomia até 280 km
    Velocidade máxima: 120 km/h
    Potência: 11kW nominal (35kW pico)
    Tempo de carga: 100km por hora a 30A (6.6kWh)
    Bateria: Lito Lithium-ion
    Licença de condução semelhante a uma mota de 125cc


    http://www.bmw-motorrad.pt/pt/pt/urban_mobility/C_evolution/cevolution_overview.html¬rack=1" >BMW C-Evolution
    Autonomia até 100 km
    Velocidade máxima: 120 km/h
    Potência: 11kW nominal (35kW pico)
    Tempo de carga: 3h a 16A (3,7kWh)
    Bateria: Litio refrigerada a ar
    Licença de condução semelhante a uma mota de 125cc
  5. Apenas para registar o marco dos primeiros 100.000km totalmente elétricos com o meu Leaf MK1.

    Foram 100.000km em 1476 dias, pouco mais de 4 anos, e com pouco mais de 6 anos de idade num total acumulado de 125.700km.
    A degradação é a esperada, ou seja, indica 8 barras e segundo a APP LeafSpy, dá-me algo como 38,58% de degradação.
    Se ele novo fazia 160km, hoje deveria de fazer 160 x 0,6142 = 98km
    Deveria e até faz, já que consigo fazer seguidos ~80km antes da 1ª reserva, e tenho mais uns 15km até à 2ª reserva.
    Depois da 2ª reserva tanto posso fazer mais uns 15km como muito menos....

    Como desde abril tenho também o Leaf 2, este passou a ser o meu segundo carro e andar muito menos, apenas durante os meus dias de trabalho.
    O outro carro é conduzido pela minha esposa e eu conduzo apenas aos fins-de-semana...

    Vamos lá a contas....

    Com o antigo ICE que tinha (Fiat Bravo de 1999), nestes 100.000km:
    - deixei de gastar cerca de 5500L de gasóleo, o que dá algo como mais de 6,500€
    - deixei de gastar mais de 1,500€ em IUC, manutenções...
    Total: mais de 8,000€ evitados em gastos com o antigo ICE

    Com o VE, terei gasto:
    - menos de 1,500€ em eletricidade (bi-horário em vazio e se carregasse sempre em casa)
    - cerca de 500€ em 3 manutenções, 2 pneus, APP LeafSpy
    - crédito de 400€ + IVA do tarifário EDP e 900€ venda do ICE

    Em resumo, deixei de gastar cerca de 7,000€ (entre ganhos e perdas) nestes 4 anos e 100.000km.

    Preocupações e apeado zero.
    Gozo e prazer de conduzir 100%.

    Na altura, 2014, quando comprei este VE, tinha ponderado um ICE com uns 8 a 10 anos na casa dos 5,000€.
    Se tivesse optado por um ICE desses, hoje teria gasto com ele 12,000€ (compra 5,000€ + despesas 7,000€), e valeria provavelmente próximo de ZERO.
    Ao comprar este VE por 19,000€, hoje ao fim destes 100.00km/4anos se o vendesse por 12,000€ (compra 19,000€ - despesas evitadas 7,000€) o resultado financeiro seria nulo .
    A partir de agora, é "lucro" em relação a essa alternativa.
    Espero é que a bateria atual dure mais uns anitos :-) e que consiga continuar a carregar no emprego e que entretanto surjam no mercado baterias aftermarket :-)

    Em resumo, e como sempre disse, cada um deve de fazer as contas e ver se justifica um VE, ICE a diesel/gasolina/GPL ou não.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, jcfcid, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  6. O LeafSpy é uma aplicação para, através da porta OBD, ler os dados do carro e do controlador da bateria.
    É por aí que se sabe o valor (estimado pelo carro) da degradação actual, ver temperaturas e afins e, mais importante que tudo, a tensão das células. No caso do Leaf é perfeitamente determinado o instante em que o carro se desliga, pela tensão da célula mais baixa. Essencial nos dias em que precisamos mesmo, mesmo de esticar a autonomia ;-)
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo1710
  7. Fiquei com 8 barras após algum tempo após os 5 anos e pouco depois dos 100.000km.
    Digamos que "morri" na praia.
    Ainda tentei com a Nissan ibérica mas nada.
    Como era algo que antevia muito tempo antes, não foi tão chato.
    Seja como for, ainda dá para ir e vir do emprego só com uma carga (cerca de 75km) sem stresses.
  8. E se trocar agora as baterias como fica o saldo?
    100kms num carro é manifestamente pouco. Se andar nas auto-estradas do interior quase nem consegue ir de estação em estação...
    E conseguia vender esse carro por esse valor? Não conheço muito gente que pagava isso para trocar as baterias logo de seguida...
  9. Colocado por: manelvcE se trocar agora as baterias como fica o saldo?
    Se e só se..... 7,300€ tudo incluído por uma nova de melhor qualidade que a minha, ou seja, uma que irá demorar de certeza quase uns 10 anos até atingir o estado desta atualmente.

    Colocado por: manelvc100kms num carro é manifestamente pouco. Se andar nas auto-estradas do interior quase nem consegue ir de estação em estação...
    Preciso apenas menos de 80km diários... ou 40km caregando em casa e emprego.
    Dará para mais uns 2 a 3 anos assim :-)

    Colocado por: manelvcE conseguia vender esse carro por esse valor? Não conheço muito gente que pagava isso para trocar as baterias logo de seguida...
    Na Nissan "davam-me" cerca de 8.500€ na compra do novo Leaf, no OLX/Standvirtual não vê preços abaixo de 10.000€.
    • mafgod
    • 11 junho 2018 editado

    Nissan entrega LEAF número 100.000 na Europa

    A Nissan celebrou a entrega do LEAF número 100.000 na Europa, um marco que representa, de acordo com a fabricante, uma vitória da mobilidade elétrica: globalmente, mais de 320.000 unidades do Nissan LEAF foram vendidas, tornando-o no veículo elétrico mais vendido do mundo.
    • mafgod
    • 18 junho 2018 editado
    Vendas de carros elétricos estão a disparar. Estes são os mais vendidos em Portugal

    Está a acelerar a venda de automóveis elétricos. Nos primeiros meses deste ano, dispararam 170%, ou seja, quase triplicaram. Mas ainda são pouco mais de mil veículos.


    + notícias sobre o mesmo assunto:
    Venda de carros elétricos dispara de janeiro a abril

    Venda de veículos elétricos quase triplicou nos primeiros quatro meses do ano
  10. Cada vez os VEs ficam mais parecidos com os CIs :)

    Daqui a pouco também temos de os por a passear (VEs) para regenerar a bateria :)
  11. Colocado por: Vítor Magalhães



    Nunca se perguntou porque é que ultimamente so aparecem videos de VE's a arder?

    E quantos Mercedes já arderam? E Audi's? E BMW's?
  12. De facto só tem o impacto (e difusão) que tem por se tratar de um VE. CIs ardem todos os dias e já é quase "normal", por isso não é notícia.

    De qualquer forma, para mim (acérrimo defensor dos eléctricos) acho isto muito negativo e, razão de ser aparente, a imagem que passa é terrível.
  13. Colocado por: jcfcid

    Nunca se perguntou porque é que ultimamente so aparecem videos de VE's a arder?

    E quantos Mercedes já arderam? E Audi's? E BMW's?

    Nunca me perguntei nada porque nunca tive necessidade de o fazer, limitei-me a partilhar uma noticia recente num tópico relacionada com veículos eléctricos.

    Não tenho aversão a VEs ou CIs ou outro tipo de veículos quaisquer, entendi que podia partilhar a noticia e assim o fiz, não teci qualquer comentário ao teor da mesma por não ter uma opinião formada acerca do assunto.

    Colocado por: Bruno.AlvesDe facto só tem o impacto (e difusão) que tem por se tratar de um VE. CIs ardem todos os dias e já é quase "normal", por isso não é notícia.

    De qualquer forma, para mim (acérrimo defensor dos eléctricos) acho isto muito negativo e, razão de ser aparente, a imagem que passa é terrível.


    Eu acho que teve mais importância por se tratar do veículo de uma figura pública e por ter sido registado em vídeo.
  14. Não sei se é alguma falha nos motores das Mercedes dos últimos anos mas já vi 3 Mercedes nas AE a sair fumo do motor.
  15. Futuras baterias de lítio AUMENTAM capacidade com o uso!

    https://insideevs.com/battery-pioneer-claims-solid-state-cells-gain-capacity-over-time/

    https://www.motor24.pt/sites/turbo/baterias-solidas-ganham-autonomia-carregamentos/?utm_source=dn.pt&utm_medium=recomendadas&utm_campaign=afterArticle&_ga=2.17106809.130298229.1523863495-1232350633.1480004057



    Se isto não viesse do próprio Johne Goodenough, "pai" da moderna bateria de lítio e pessoa de créditos acima de qq suspeita, eu diria que isto era pura banha da cobra. Promete....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
  16. Se aumentam a capacidade com o uso, quando é que começarão a fase descendente?
 
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