Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Tenho um comutador de escada Legrand Niole com sinalização e estou a tentar usá-lo para ligação normal de uma casa de banho. Por natureza ele só liga a luzinha quando as luzes estão ligadas, porque este é o comportamento típico de escadas de prédio (luzinha acesa no escuro para as pessoas verem com facilidade, desliga a luzinha quando a pessoa acende as luzes do prédio).

    No meu caso eu queria exatamente o oposto para que seja usado para indicar que a casa de banho está ocupada. Neste caso pretendo que a luzinha do comutador acenda quando a luz da casa de banho estiver ligada. Esta casa de banho é interior, pelo que precisa sempre da luz ligada durante uso pois não entra luz natural.

    Tenho aqui duas fotos do comutador onde se pode ver o esquema básico de ligação.

    É um comutador simples, não é duplo. Os dois fios pretos são os fios do indicador de luz.

    Já fiz as ligações típicas:

    L para 1
    L para 2

    Os fios do indicador experimentei em todas as combinações que eram possíveis e quando funcionava era sempre quando a luz estava desligada, desligando após ligar a luz.



    Existe alguma forma de fazer com que este indicador inverta o seu comportamento de forma a ligar-se quando ligamos a luz e desligar quando desligamos a luz? Algum shunt que possa aplicar para isto resultar ou algo diferente?




 
0.0075 seg. NEW