Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho que proceder a uma reparação do telhado, resultado de um acidente, e, como tal, a tratar com a seguradora. Ora, esta reparação do telhado obriga que se pinte um parte da parede exterior, da fachada. O construtor diz que se deve pintar a parede toda.
    Eu já fazia intenções de pintar todo o exterior da casa, mas apenas depois de realizarem uma obra pública muito grande aqui na zona (estradas), porque acho que a obra acabará sempre por "sujar" os exteriores da casa, e já que vou pintar faria-o depois.
    Bom, por outro lado agora surge esta situação e o que faria mais sentido para mim seria a seguradora responsabilizar-se pelo tal arranjo e pintura daquela parede da casa, e eu aproveitava, sobre a minha responsabilidade obviamente, o "timing" para pintar as restantes. Mas, lá está, vinda a obra, que durará talvez um ano no seu todo, vou ficar com a casa suja de novo.
    Mas, pintar só uma parede, a tal que ficou danificada no acidente parece-me um pouco descabido porque, embora seja de facto a parede pior de todas, (porque está na estrada e apanha muito sujo - salpicos dos carros, etc), notar-se-á sempre (acho eu) uma parede toda pintadinha e as outras por pintar (?).
    Qual a opção?
    Agradeço desde já a vossa opinião.
    Com cumprimentos,
    PS. Ou pinto só aquele bocadinho que vão arranjar agora (e fico com uma grande mancha branca na parede?!)
    • LZe
    • 1 julho 2009

     # 2

    Dependendo da seguradora, o que lhe vão pagar directamente é mesmo só o bocadinho que ficou danificado no sinistro.
    O restante da parede é pago como danos estéticos, o que tem um valor limite, possivelmente por isso é que só cobrem a pintura de uma parede.
    Mas tente informar-se junto do perito sobre essa situação dos danos esteticos e veja se não é possivel incluir o restante da pintura.
  2.  # 3

    Obrigada, LZE,
    Mas a questão não é financeira. É antes uma vez que a seguradora vai pagar a pintura da parede será a altura ideal para eu pintar o resto da casa (a seguradora paga a parede "dela" e eu pago todas as outras obviamente), considerando o que eu disse sobre a obra publica, pela qual eu preferia apenas pintar a casa depois da concretização da mesma faço o quê:
    a) Não pinto e fica por pintar inclusivamente a parede danificada pelo acidente ?
    b) Avanço com a pintura só daquela parede pela seguradora (e arrisco-me a ficar com uma casa parte pintada e outra parte por pintar, como os "barracões"!)
    c) Pinto a casa toda ( a seguradora a parte "dela" e eu todo o resto) e daqui a 3 meses tenho bulldozers a conspurcarem tudo de novo com a obra pública?
    Antes de falar com o perito gostaria de eu própria ter chegado a alguma conclusão sobre aquilo que é melhor fazer-se.
    Cumprimentos,
    • ES
    • 1 julho 2009

     # 4

    Pede uma factura pro-forma ao seu empreiteiro para o arranjo da parede que lhe cobre o seguro..
    guarda o dinheiro e faz a obra toda depois de acabar a tal obra publica..
  3.  # 5

    Colocado por: ESPede uma factura pro-forma ao seu empreiteiro para o arranjo da parede que lhe cobre o seguro..
    guarda o dinheiro e faz a obra toda depois de acabar a tal obra publica..


    Parece-me o mais indicado
  4.  # 6

    Nem sabia que isso era possível.
    Muito obrigada.
    • LZe
    • 1 julho 2009

     # 7

    Colocado por: ESPede uma factura pro-forma ao seu empreiteiro para o arranjo da parede que lhe cobre o seguro..
    guarda o dinheiro e faz a obra toda depois de acabar a tal obra publica..


    Sim, será o melhor mas atenção que algumas seguradoras aceitam a factura pro-forma na fase de peritagem e aceitação do sinistro e depois querem a factura do serviço.
    Peça ao seu empreiteiro 2 facturas Pro-forma (ou orçamentos), uma para a parede danificada e outra para o total, e depois fale com o perito para ver qual é a sua cobertura relativa aos danos esteticos.
    Depois de receber a indemnização aguarde pelas obras esperando que o seguro não lhe peça a factura logo a seguir ao fecho do processo...
  5.  # 8

    Obrigada LZe, e todos,
    Bom, digo-vos já que não estou nada interessada em ir por caminhos que não sejam legais. O que me pede a seguradora é orçamento do construtor para a reparação, não quero pedir nem favores ao construtor, nem quero andar às voltas com a seguradora por procedimentos menos claros. Apenas quero saber como fazer com as pinturas das paredes, de forma clara e transparente para todos os intervenientes, e também para que a minha casa não fique esteticamente prejudicada.
 
0.0138 seg. NEW