Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas Pessoal,

    Já reparei que aqui existe muito pessoal que entende disto :-)

    Em minha casa vamos colocar tecto falso na sala e hall de entrada, portanto gostaria de saber qual o número de focos a colocar nestas duas áreas. Posso dizer que a sala tem +/- 19 m2 (é quase em quadrado) e o hall 3m2. As lâmpadas serão aquelas GU10 economizadoras 11w.

    Obrigada pela ajuda dispensada. :-)
  2.  # 2

    Boas,

    Se a sala é em quadrado, no seu caso, instalaria 4 focos. As fluorescentes compactas de embutir conseguirão fornecer 35/40 lumen por watt, o que lhe dá 1540 a 1760 lumen, que me parece suficiente.

    O hall de entrada é uma zona de passagem, de certeza que quer instalar FLC? Apesar das FLC terem arranque electrónico, se ñ estou em erro, ainda são sensíveis ao nº de arranques - alguém entendido q esclareça esta parte, pelo que ñ serão as mais adequadas para zonas de passagem.
    As incandescentes normais tb serão arcaicas.
    No seu caso, ou instalaria (incandescentes) de halogéneo ( 20W ou 35W com transformador » 20 lumen/W » 2000h de uso) ou LED (1 a 4 Watt » de 30 000 a 50 000h de uso). Se for para os LED, que terão um fluxo luminoso semelhante às FLC mas mais dirigido (atenção à temperatura da côr - Kelvin), sugiro-lhe que os importe (Alemanha, Bélgica, etc) pq senão vão-lhe fortemente ao bolso.

    Boa sorte!
 
0.0079 seg. NEW