Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, preciso de ajuda. A minha namorada têm um apartamento alugado e renovou automáticamente agora a 1 de Novembro por 1 ano.
    Acontece que à duas semanas apareceu nos a possibilidade de mudar para um apartamento maior, com mais um quarto e com melhores condições sobre um preço menor e aceitamos mudar pensando que o senhorio do apartamento actual ia aceitar cessar o contrato agora no final de Dezembro.
    O senhorio foi inclusive mal educado e quer fazer cumprir o contrato, ou seja, estar mais 1/3 do contracto e só depois enviar a carta registada para terminar o contrato após os 120dias.

    É possível de alguma forma dar a volta a isto e cancelar este arrendamento para podermos ir para a outra casa?
  2.  # 2

    Colocado por: vINyL3É possível de alguma forma dar a volta a isto e cancelar este arrendamento para podermos ir para a outra casa?


    há,é pagar ao senhorio 1/3 do contrato mais os 120 dias e ir embora
    Concordam com este comentário: size, pedrosslp
  3.  # 3

    Colocado por: marvi

    há,é pagar ao senhorio 1/3 do contrato mais os 120 dias e ir embora
    Concordam com este comentário:size,pedrosslp
    Não é o que entendo deste caso semelhante: https://forumdacasa.com/discussion/52382/2/denuncia-de-contrato-de-arrendamento/#Item_12

    Não me parece que a pessoa tenha de cumprir mais 8 meses, pois o contrato deriva já duma renovação. Você teria razão se o contrato fosse inicial, o que não é o caso. Mas é certo que não pode sair sem indemnizar quando bem lhe apetece (aconselho o user a ler o tópico que coloquei mas parece-me ser um caso muito parecido.
    Concordam com este comentário: sognim
    • size
    • 28 novembro 2017

     # 4

    Colocado por: jorgferr

    Não me parece que a pessoa tenha de cumprir mais 8 meses, pois o contrato deriva já duma renovação. Você teria razão se o contrato fosse inicial, o que não é o caso. Mas é certo que não pode sair sem indemnizar quando bem lhe apetece (aconselho o user a ler o tópico que coloquei mas parece-me ser um caso muito parecido.
    Concordam com este comentário:sognim


    A lei não estipula normas diferentes de denuncia entre o primeiro prazo do contrato e o prazo de renovação.
    Neste caso concreto, o contrato foi renovado por 1 ano e, nesta circunstância, o arrendatário terá que cumprir 1/3 do prazo em vigor, mais os 120 dias aviso prévio.
    Concordam com este comentário: marvi
  4.  # 5

    Colocado por: size

    A lei não estipula normas diferentes de denuncia entre o primeiro prazo do contrato e o prazo de renovação.
    Neste caso concreto, o contrato foi renovado por 1 ano e, nesta circunstância, o arrendatário terá que cumprir 1/3 do prazo em vigor, mais os 120 dias aviso prévio.
    Concordam com este comentário:marvi
    Pois não sei, tive por base a minha interpretação do escrito pelo user "happy hippy".
  5.  # 6

    Colocado por: jorgferrNão me parece que a pessoa tenha de cumprir mais 8 meses, pois o contrato deriva já duma renovação.

    A lei diz "O contrato pode ser denunciado após decorrido 1/3 do prazo de duração inicial do contrato ou da sua renovação"

    https://forumdacasa.com/discussion/52382/1/denuncia-de-contrato-de-arrendamento/
    Concordam com este comentário: tixa881
  6.  # 7

    Simplesmente deixe de pagar. se vai para outra casa não vai ter dinheiro pra pagar as duas casas. terá de fazer o aviso dos 120 dias e decorridos esse tempo saia.
  7.  # 8

    Colocado por: PedroGomesSimplesmente deixe de pagar


    É depois o senhorio mete o em tribunal e paga na mesma...lindo conselho
  8.  # 9

    A pessoa ta a ser sincera e mm assim vai a tribunal? queria ver qual é o senhorio que ia dar se a esse trabalho pra tentar reaver 4 rendas. se calhar pagava mais de custas judiciais.
    • marvi
    • 28 novembro 2017 editado

     # 10

    Colocado por: PedroGomesA pessoa ta a ser sincera e mm assim vai a tribunal? queria ver qual é o senhorio que ia dar se a esse trabalho pra tentar reaver 4 rendas. se calhar pagava mais de custas judiciais.


    Compreendo,mas os contratos são para respeitar e enquanto os inquilinos não se habituarem a essa ideia quem está sempre a arder são os senhorios
    Concordam com este comentário: tixa881
  9.  # 11

    os contratos são para respeitar com certeza mas a minha interpretação desta situação especifica é que tem de se cumprir 1/3 do tempo do contrato e não de cada vez que se renova senão nunca se pode sair antes de prefazer 8 meses por cada ano
  10.  # 12

    Colocado por: PedroGomesos contratos são para respeitar com certeza mas a minha interpretação desta situação especifica é que tem de se cumprir 1/3 do tempo do contrato e não de cada vez que se renova senão nunca se pode sair antes de prefazer 8 meses por cada ano


    Pois mas a sua interpretação está errado
    • size
    • 28 novembro 2017

     # 13

    Colocado por: PedroGomesos contratos são para respeitar com certeza mas a minha interpretação desta situação especifica é que tem de se cumprir 1/3 do tempo do contrato e não de cada vez que se renova senão nunca se pode sair antes de prefazer 8 meses por cada ano


    Mas essa sua interpretação é sobre o que dita a lei, ou é sobre a bagunçada tuga ?

    É que nesta situação especifica, a lógica é ;

    a) - deveria procurar nova casa antes da renovação do contrato,
    b)- após a renovação, procura nova casa próximo do termo da denuncia legal
    c)- negociar com o senhorio um acordo.
  11.  # 14

    Colocado por: marvi

    Pois mas a sua interpretação está errado


    Em todo o caso há que haver bom senso de ambas as partes não podemos so pensar no nosso lado.
  12.  # 15

    Colocado por: size

    Mas essa suainterpretaçãoé sobre o que dita a lei, ou é sobre a bagunçada tuga ?

    É que nesta situação especifica, a lógica é ;

    a) - deveria procurar nova casa antes da renovação do contrato,
    b)- após a renovação, procura nova casa próximo do termo da denuncia legal
    c)- negociar com o senhorio um acordo.


    Existem imprevistos. e acredito que tenha sido o que aqui aconteceu.
    • size
    • 28 novembro 2017

     # 16

    O caso concreto não é nenhum imprevisto. E se o fosse, a lógica civica seria negociar com o senhorio, nunca a dispor-se a sair sem cumprir e sem pagar como está a tentar defender.
    Concordam com este comentário: tixa881
  13.  # 17

    Colocado por: sizeO caso concreto não é nenhum imprevisto. E se o fosse, a lógica civica seria negociar com o senhorio, nunca a dispor-se a sair sem cumprir e sem pagar como está a tentar defender.
    eu não disse isso é se foi isso que interpretaram peço desculpa. O que eu quis dizer foi fazer o aviso e sair passado os 120 dias. Pelo que a lei diz terá de cumprir pra segunda vez 1/3 do tempo de contrato e só depois é que pode denunciar o contrato tendo de esperar mais 120 dias.
  14.  # 18

    Bom dia,

    Eu já estive na mesma situação. E mesmo tendo estado 6 meses sem passar fatura nas finanças, a pedido do senhorio e de boa vontade e a casa era boa o fiz. Passado dois anos tive que sair da casa por encontrar algo melhor, também me exigiram os tais 120 meses. A minha solução foi negociar e falar com eles e acabei por apenas ter que pagar mais um mês.

    Nada como falar com as pessoas.
  15.  # 19

    Era aí mesmo que eu queria chegar... A lei é muito bonita mas em 80% só complica e prejudica mas não estamos numa ditadura e como tal falar é que a gente se entende
  16.  # 20

    Isto é como em tudo na vida, tem de funcionar com bom senso. Eu pago renda. Se um dia precisar de sair espero que o senhorio seja flexível pois tenho cumprido não a 100% mas a 200%. Pago arranjos que deveriam ser da responsabilidade dele e como tal espero que obviamente do lado dele haja flexibilidade. Até agora tem sido também uma pessoa 5 estrelas, em 4 anos nunca tive aumento de renda.
    Concordam com este comentário: PedroGomes, Carvai
 
0.0226 seg. NEW