Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    volto então com mais dúvidas e pedido de sugestões. Na minha sala, com cerca de 42 m2 (dividida em duas áreas, a da mesa de jantar e a da TV/sofás) tenho iluminação embutida no tecto de pladur (11 focos GU10), que estão comandados separadamente para cada uma dessas zonas (5 + 6). Ora eu gostava de adicionar um pendente moderno sobre a mesa de jantar... O que tenho em mente é leve, ma a questão é como fazer lá chegar uma linha separada de electricidade sem rebentar o pladur todo... Será que daria para passar mais um par de fios na instalação existente e depois tentar pescá-lo a partir dos buracos dos focos existentes? Não sei de todo como é que aquilo está organizado lá em cima. Ou é melhor desistir já porque vai ser só trabalho para nada? A questão do peso não se coloca porque seria algo muito simples, quase só com o peso das lâmpadas e fios.

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Mas quer adicionar uma nova fase ao pendente ou associar à uma das fases existentes?
    A segunda opção seria muito mais simples, retirava o foco da mesma fase mais próximo e estendia um fio para o pendente.
    A primeira opção é um pouco mais complicada porque envolve adicionar mais 1 interruptor e passar mais uma fase desde o interruptor até ao pendente, o neutro e o terra pode ser o mesmo que qualquer um dos focos.

    É "fasível" mas é preciso alguma paciência para não partir o tecto quando os fios começarem a encravar, especialmente se os tubos forem pequenos. No tecto deve existir facilidade de passar os fios mas de uma espreitadela antes de o fazer, remova um dos focos e insira o telemóvel a filmar com o flash ligado e já consegue ver se dá para passar fios ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  3.  # 3

    Obrigado pela sugestão de filmar com o telemóvel através do buraco de um foco! Não me tinha ocorrido. Se conseguir ver onde saem os fios já fico com uma ideia da coisa. Como a mesa está centrada sobre essa metade da sala, com um bocado de sorte os fios saem do tecto de betão directamente por cima.

    Sim, a ideia era passar mais uma fase e ter um botão independente, mas isso faz-se, desde que consiga apanhar os fios lá em cima. Já uma vez adicionei uma tomada no corredor indo buscar de outra à sala (paredes opostas). Foi só furar da sala para o outro lado e, com a posição marcada pelo furo, usar uma broca craneana à medida de uma caixa de tomada para inserir a dita na parede. Nem pintar foi preciso porque o espelho escondeu as imperfeições do buraco. Foi coisa de 1h + tempo do cimento curar.

    Cumprimentos
  4.  # 4

    Colocado por: pcspinheiroObrigado pela sugestão de filmar com o telemóvel através do buraco de um foco! Não me tinha ocorrido. Se conseguir ver onde saem os fios já fico com uma ideia da coisa. Como a mesa está centrada sobre essa metade da sala, com um bocado de sorte os fios saem do tecto de betão directamente por cima.

    Sim, a ideia era passar mais uma fase e ter um botão independente, mas isso faz-se, desde que consiga apanhar os fios lá em cima. Já uma vez adicionei uma tomada no corredor indo buscar de outra à sala (paredes opostas). Foi só furar da sala para o outro lado e, com a posição marcada pelo furo, usar uma broca craneana à medida de uma caixa de tomada para inserir a dita na parede. Nem pintar foi preciso porque o espelho escondeu as imperfeições do buraco. Foi coisa de 1h + tempo do cimento curar.

    Cumprimentos


    Sim, mas este caso é diferente pois não basta fazer um furo mas é preciso passar fios verticalmente na parede.
    O ideal na sua situação seria trocar um interruptor simples por um interruptor duplo (assumindo que consegue passar 1 fio de fase a mais pelos conduítes).

    Mas força faça, penso que mesmo que fique "feio" o rejubilo de ter uma coisa feita por nós é sempre maior do que as manchas na parede, bem como o conhecimento adquirido, pelo menos na minha ética de valores.
    Boa sorte e qualquer ajuda que precise avise para aqui que cá estarei para o ajudar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  5.  # 5

    Mais facil é ter lampadas dotadas de telecomando.
    Veja no IKEA e outros...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasSim, mas este caso é diferente pois não basta fazer um furo mas é preciso passar fios verticalmente na parede.
    O ideal na sua situação seria trocar um interruptor simples por um interruptor duplo (assumindo que consegue passar 1 fio de fase a mais pelos conduítes)


    Sim, a ideia era passar mais um fio na instalação existente e trocar um interruptor de simples para duplo. Só mencionei adicionar outro interruptor porque quando escrevi não me lembrava se lá estava um duplo ou dois individuais (que é o caso). Mas de qualquer modo não passaria fios nenhuns verticalmente, passava horizontalmente para a caixa do outro interruptor e depois usava a instalaçãop existente. Devo ter explicado mal... O problema maior será, em príncipio, encontrar o local onde ele vai sair no tecto e depois trabalhar a partir dos buraquitos dos focos existentes, onde nem me deve caber uma mão... É essa parte que tenho receio e não conheço os truques que haverá para contornar a situação. Espero ter sido mais claro. Suponho que quando se faz o trabalho de raiz se vá puxando fios para cada foco à medida que se vai colocando o pladur e se deixam já ao pendurão prontos a ligar...

    Pedro, obrigado pela sugestão, mas o problema não se coloca por aí... usar a instalação existente implicaria ter os focos sempre ligados para usar os pendentes...
    Espero ter sido mais claro no que escrevi acima.

    Cumprimentos!
  7.  # 7

    Colocado por: pcspinheiro

    Sim, a ideia era passar mais um fio na instalação existente e trocar um interruptor de simples para duplo. Só mencionei adicionar outro interruptor porque quando escrevi não me lembrava se lá estava um duplo ou dois individuais (que é o caso). Mas de qualquer modo não passaria fios nenhuns verticalmente, passava horizontalmente para a caixa do outro interruptor e depois usava a instalaçãop existente. Devo ter explicado mal... O problema maior será, em príncipio, encontrar o local onde ele vai sair no tecto e depois trabalhar a partir dos buraquitos dos focos existentes, onde nem me deve caber uma mão... É essa parte que tenho receio e não conheço os truques que haverá para contornar a situação. Espero ter sido mais claro. Suponho que quando se faz o trabalho de raiz se vá puxando fios para cada foco à medida que se vai colocando o pladur e se deixam já ao pendurão prontos a ligar...

    Pedro, obrigado pela sugestão, mas o problema não se coloca por aí... usar a instalação existente implicaria ter os focos sempre ligados para usar os pendentes...
    Espero ter sido mais claro no que escrevi acima.

    Cumprimentos!


    Normalmente quando faço esse tipo de trabalho estendo o conduíte até ao local do foco, mas duvido que tenham feito isso.
    Existe sempre a possibilidade de abrir um buraco no gesso cartonado, normalmente o fio deverá sair por cima dos interruptores, e depois voltar a tapar. Não é difícil de o fazer, basta utilizar uns suportes de madeira e aparafusar de novo o gesso que cortou, dá umas massas e voilá. Se for feito com cuidado e usar a mesma tinta no final nem nota.
    Outra opção será tentar pescar o fio, com um arame ou uma corda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  8.  # 8

    Obrigado de novo pelo input josealmeida. A ideia de cortar um alçapão de acesso é boa, mas a Maria já está farta das minhas bricolagens (bem, ela até gosta dos resultados finais, é a desarumação do processo que lhe dá a volta à cabeça, hahaha) e abrir um buraco no tecto, não sei... Ainda a semana passada pus o sótão de pantanas porque quis pintar as paredes da sala de cinema em cinza zinco, passar fios escondidos para as colunas traseiras e por umas sancas em poliestireno e a desarumação inevitável mexeu com ela. Tenho que deixar a fera acalmar e esquecer ;-)
    Francamente também ainda não tive tempo de me debruçar no assunto, com outras coisas que tenho em mãos... essa está em fila de espera, mas como ganhei um leilão barato no Ebay para dois candeeiros modernos de que gostei muito quero ir planeando a coisa com tempo na minha cabeça, para depois não fazer "em cima do joelho" e ficar mal, chatear-me, chatear a Maria...

    Abraço!
  9.  # 9

    Boas.

    volto para dar feedback em relação a este assunto, pois os candeeiros finalmente chegaram e tive algum tempo este fds para me ocupar da questão. Após demontar interruptores, caixas de derivação e os focos do tecto (os mais próximos do local onde ficariam os candeeiros e os que estavam no suposto caminho dos fios), inseri um guia de nylon desde a caixa de derivação e não é que foi sair direitinho pelo furo do foco mais próximo?! Foi sorte, porque o cabo saía do tecto bem mais atrás. Passei o cabo até aí e daí para o seguinte com uma vara fina de madeira, Depois de marcar as posições onde queria os candeeiros fiz um furo de apenas 10 mm no pladur e a partir daí fui pescar (com um bocado de fio eléctrico rígido) o cabo ao buraco do foco mais próximo. A coisa toda demorou o seu tempo porque era difícil pôr o fio perto o suficiente do buraco para o pescar com a mão. Depois fui buscar um interrupor de dois botões à casa de banho do sótão, onde não fazia sequer sentido estar, e troquei com um dos interruptores simples dos focos, passei os fios do outro interruptor para a caixa do duplo e voilá, os focos ficaram na mesma independentes mas num interruptor duplo. Passei os fios que vão para os candeeiros para a outra caixa agora livre que ficou com um interruptor simples. E pronto, só falta mesmo ligar tudo à electricidade na caixa de derivação, porque já acabei a brincadeira è meia noite e não me apeteceu mexer em electricidade meio a dormir ;-)

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      IMG_20180108_073546.jpg
      IMG_20180108_073537.jpg
      IMG_20180107_131812.jpg
  10.  # 10

    argh! A ordem fica sempre invertida...
  11.  # 11

    Ficou bem porreiro, e a Maria não ficou zangada, não teve que partir nada! ahahah
    Bom trabalho!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
    • FFAD
    • 9 agosto 2023

     # 12

    Aproveitando este tópico, tenho em casa uns focos e andei a trocar por LED à medida que se foram fundindo.

    O problema é que tenho um que não tem fio (deve estar dentro do tecto falso) e nunca o vi desde que fui para esta casa. Há alguma fora de o puxar? Compro uma camara de fio tipo isto?

    https://www.amazon.es/inspecci%C3%B3n-Serpiente-endoscopio-Pancellent-Smartphones/dp/B0BP77DFZK?fbcl=&linkCode=sl1&tag=descontostech-21&linkId=b86f2d6cfbad3a31203d6aad3b2b8afb&language=pt_PT&ref_=as_li_ss_tl&fbclid=IwAR0CiqfcFmMVexrkQRWbSZOc5mlIvMrGVHY_Xq_LVON2kYeJIMdcBUPyCgg
 
0.0147 seg. NEW