Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Venho expôr-vos uma situação que aconteceu há alguns dias com uma amiga minha e precisamos de alguns conselhos em como proceder.

    Esta minha amiga alugou uma casa vai agora fazer um ano. Foi tudo apalavrado, as chaves até foram entregues pela pessoa que vivia na casa anteriormente e o senhorio ficou de tratar do contrato. Contrato esse que nunca lhe chegou às mãos.
    Os contratos de água e electricidade continuaram em nome do anterior inquilino porque é um conhecido e não se importou. As rendas foram todas pagas sem falta e na data acordada por depósito ou transferência bancária e o senhorio foi pressionado cada vez mais para tratar do contrato. Como isso não aconteceu e como se soube que em outras frações e lojas apesar de existir um contrato escrito nunca foram registados nas finanças, foi-se às finanças e fez-se queixa.
    Conclusão: como vingança, o senhorio arranjou um amigo para apertar com ela para sair, com ameaças de todos os tipos. Foi feita queixa na psp e a pessoa parou. Qual não é o espanto quando no outro dia os serviços da água cortaram o fornecimento. Depois de questionados, o senhorio tinha mudado a titularidade do contrato e mandado cortar e com a edp também já mudou de titular de contrato só ainda não mandou cortar.
    Estamos a falar de uma inquilina que sempre cumpriu com a sua parte, tem um filho menor, só queria as coisas legais.
    Como é óbvio já começou a procurar outra casa - o que aqui na zona não é fácil - mas é extremamente aborrecido não ter uma coisa tão básica quanto a água.

    O que é que se pode fazer? Fogem ao fisco, não cumprem com os deveres como senhorio e ainda fazem este tipo de coisas.
  2.  # 2

    Penso que na situação da sua amiga a melhor opção provavelmente será consultar um advogado pois parece-me que poderá ter motivos suficientes para um processo judicial e correspondente indemnização. Infelizmente não lhe sei dar melhor conselho. Relativamente ao corte de água realmente não sei qual a melhor solução para resolver no menor espaço de tempo possível, pois sem contrato de arrendamento provavelmente a companhia de água não irá retomar o fornecimento, por isso provavelmente só com algum documento do tribunal "equivalente" a um contrato de arrendamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: inesdosantos
    • size
    • 2 dezembro 2017

     # 3

    Quer o senhorio, quer a sua amiga, colocaram-se numa situação ilegal. A sua amiga ocupou uma casa sem ter na mão um documento válido para a ocupação.
    Nunca a sua amiga devia entrar numa casa e usufruir dela sem que fosse formalizado o respetivo contrato de arrendamento. Ou seja, a sua amiga pactuou com a ilegalidade do senhorio. Hoje em dia, é impensável o arrendar-se uma casa sem que seja formalizado o respetivo contrato.
    Ela, não tem mais condições de permanecer na habitação e, por isso, terá mesmo que procurar, rapidamente, uma outra casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: inesdosantos
  3.  # 4

    Compreendo isso perfeitamente. Mas 22 e-mails em 8 meses não me parece querer compactuar com ilegalidades. Ela só esteve com o senhorio uma vez, para trocar dados e foi combinado que depois levaria o contrato.
    Como ele não é de cá, foi sempre empurrando com a barriga que não podia cá vir.
    Só não me parece justo existir senhorios que fazem o que querem, recebem a rendas, portam-se mal e não existem consequências para isso. Mas sim, ela vai mudar de casa em breve.
  4.  # 5

    Colocado por: inesdosantosmas é extremamente aborrecido não ter uma coisa tão básica quanto a água.


    é pedir uns garrafões ao vizinho
    • size
    • 2 dezembro 2017

     # 6

    Colocado por: inesdosantos
    Só não me parece justo existir senhorios que fazem o que querem, recebem a rendas, portam-se mal e não existem consequências para isso. Mas sim, ela vai mudar de casa em breve.


    Como houve denuncia nas Finanças, é de admitir que ele vai ser alvo de de processo de fuga ao fisco, com as devidas consequências.

    Como a sua amiga resolveu reportar a situação nas Finanças (o que fez bem), deveria esperar que a reação do senhorio não seria a melhor, perante um arrendamento de casa com contrato NULO.
  5.  # 7

    O pior nem é ela ter feito queixa.
    Foi os dois vizinhos o terem feito também (esses têm contrato escrito). A um deles ele telefonou e ainda teve o descaramento de dizer “já me lixaste a vida”. Nas finanças daqui este senhorio já é mais do que conhecido devido a queixas do género.
  6.  # 8

    Colocado por: inesdosantosNas finanças daqui este senhorio já é mais do que conhecido devido a queixas do género.


    ehehehheeheh...muito bom :))
 
0.0111 seg. NEW