Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Quis pôr a funcionar pela primeira vez o recuperador de calor de marca " alpis", só que ao ler as instruções respectivas não dei nota de qualquer informação sobre a forma de operar o que chamam de borboleta, ficando sem saber como é que um ferro com um gancho de 9o graus, na parte superior do vidro, sinaliza a entrada ou o fecho de ar. Sem qualquer indicação no aparelho de ABERTO ou FECHADO dei-me, então, a observar o movimento do fumo e das chamas e manipulando o ferro, ora para cima ora para baixo, lá consegui alguma coisa mas não estou satisfeito.Existem mais dois dispositivos que também têm a ver com o ar. Poderá alguém do Fórum dar umas dicas? Desde já fica o agradecimento pela boa vontade...!
    • NBA
    • 3 dezembro 2017

     # 2

    Quando iniciar a fogueira o registo/borboleta tem que estar aberto, assim como a abertura de ar em baixo. Depois de fechar a porta deixe que a chama fique com força e feche a borboleta e o ar em baixo.Se a fogueira perder a força abra o ar em baixo. Na primeira vez o recuperador vai largar cheiro. É normal que queime as tintas do ferrp por dentro.
    • magma
    • 3 dezembro 2017 editado

     # 3

    " Sem qualquer indicação no aparelho de ABERTO ou FECHADO. sic. ou ESQUERDA/ DIREITA "Agradecendo a resposta estou, no entanto, a ver que só a experiência na manipulação tanto do gancho de 90 graus acima citado, como dos outros dois dispositivos, me poderá informar se, querendo m ais ou menos ar, deverei mover o primeiro para cima ou para baixo e os outros dois, para a esquerda ou direita, conforme o maior ou menor desejo de calor. Falar com o fabricante não será fácil mas não ficando mesmo satisfeito será o que farei.
    • NBA
    • 3 dezembro 2017

     # 4

    Coloque aqui foto do aparelho.
  2.  # 5

    Olá. Acabei de tirar a foto com o telemóvel mas não sei como coloca-lá aqui, o que lamento.De qualquer modo fico agradecido.
  3.  # 6

    Por norma, em muitos equipamentos (não só a ver com recuperadores), abrir é para a direita/cima e fechar para a esquerda/baixo, portanto diria que fechado é encostado à esquerda/baixo e aberto encostado à direita/cima.
  4.  # 7

    Olá, rjmpires. Neste aparelho marca " alpis" parece-me funcionar precisamente ao contrário, quer dizer, na parte superior ele integra um ferro dobrado num ângulo de 90 graus numa extremidade, a qual, em paralelo com o chão, portanto em horizontal , suponho que sinaliza a posição de ABERTO e rodando-o para a sua esquerda (nossa direita) até se posicionar verticalmente ao chão deverá indicar a posição de FECHADO, tal como acontece com a porta que assim também fica impedida de ser aberta. De qualquer agradeço a boa vontade.Cumprimentos
    • NBA
    • 5 dezembro 2017

     # 8

    Funcionamento do registo

    Os recuperadores ALPIS têm um registo de entrada localizado na porta.

    Os conhecimentos para a correcta manipulação do registo vão-se adquirindo com a prática e dependem em certa medida das condições da instalação.
    No acendimento o registo deve estar aberto para que seja fornecida a quantidade de ar comburente necessário a queima de todos os gases libertados.
    Durante o funcionamento o registo de entrada deve ser fechado para não haver uma entrada de ar comburente excessiva. Em certas condições de instalação e climatéricas podem ocorrer uma tiragem de gases da combustão pela chaminé demasiado elevada, provocando uma queima descontrolada e, por vezes, ruidosa, o que provoca um aquecimento excessivo do aparelho. Nestes casos deve-se fechar o registo o suficiente para que a queima se faça em condições normais.
    • NBA
    • 5 dezembro 2017

     # 9

    O seu é igual a este?
    https://s17.postimg.org/lluipzpfz/Recuperador-_Vega-80.png
    Estas pessoas agradeceram este comentário: magma
  5.  # 10

    Colocado por: magmaOlá, rjmpires. Neste aparelho marca " alpis" parece-me funcionar precisamente ao contrário, quer dizer, na parte superior ele integra um ferro dobrado num ângulo de 90 graus numa extremidade, a qual,em paralelo com o chão, portanto em horizontal, suponho que sinaliza a posição de ABERTO e rodando-o para a sua esquerda (nossa direita) até seposicionar verticalmenteao chão deverá indicar a posição de FECHADO, tal como acontece com a porta que assim também fica impedida de ser aberta. De qualquer agradeço a boa vontade.Cumprimentos


    Pois, talvez seja o como o principio da rosca, aberto rodando pra esquerda, fechado rodando para a direita.
    Concordam com este comentário: magma
  6.  # 11

    Olá, NBA. Sim, é precisamente esse o meu recuperador. Como se vê na foto a ponta daquele pinchavelho na parte superior e no centro, está verticalmente a apontar para o solo, o que suponho significar que o aparelho está FECHADO à entrada de ar, ficando ABERTO se o rodar para cima até ficar paralela ao solo. Será que estou certo? Já quanto aos outros dispositivos há sinalização + à esquerda e - à direita, o que, também, não sei muito o que poderá significar. Agora, não posso deixar de expressar aqui a minha satisfação com a sua boa vontade e apresentar-lhe mais uma vez sinceros agradecimentos. Cumprimentos
    • NBA
    • 11 dezembro 2017

     # 12

    Colocado por: magmaSerá que estou certo?


    Sim.

    Colocado por: magmaJá quanto aos outros dispositivos há sinalização + à esquerda e - à direita, o que, também, não sei muito o que poderá significar.


    Em princípio, Esquerda fechado, Direita Aberto.
    Serve para ter ar no lume no início.
    Quando a fogueira estiver bem acesa deve fechar.
    O controlo destas aberturas é importante para manter a fogueira mais ou menos acesa em intensidade.
  7.  # 13

    Se espreitar bem lá para dentro deve conseguir ver se está fechado ou aberto.
    • magma
    • 11 dezembro 2017 editado

     # 14

    Resolvido o problema colocado, quero agradecer aqui os agradecimentos a todos os que, de alguma forma, me ajudaram. Bem hajam pois, NBA, rjmpires e dedao.
    • NBA
    • 11 dezembro 2017

     # 15

    Colocado por: NBAEm princípio, Esquerda fechado, Direita Aberto.


    Estava errado. O meu é assim por isso pensei que estava a dar informação correta, as depois de ler o seguinte comentário:
    Colocado por: magmahá sinalização + à esquerda e - à direita

    Óbvio que o menos é fechado e o mais é aberto.
 
0.0178 seg. NEW