Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

M
    Concordam com este comentário: Atlas Eurobuild
      fenster-einbauen15.jpg
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 102

Colocado por: James Bondcontinua-se a complicar o simples.

Como é que vocês fariam James?
  4.  # 103

Colocado por: manelvcComo é que vocês fariam James?

LOL...é melhor esperar sentado.
  5. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

6.  # 104

preocupam-se com as soleiras e esquecem as laterais.....vão dizer que o ETICS trata do assunto,pois mas nem todas levam ETICS,o selicone fará alguma coisa pelo menos feitio fará.

eu se calhar também me preocupava com as fixações das caixilharias....algumas tem parafusos sim mas a fazer feitio.

algumas ficam seguras ou meio seguras devido a estarem entaladas entre o ETICS e os apainelados interiores.
    Concordam com este comentário: Marcopom
  7.  # 105

Colocado por: PicaretaLOL...é melhor esperar sentado.

pode sempre mostrar como faz nas suas obras........nicles não é.

mostrar é preciso ter coragem.
  8.  # 106

Colocado por: Atlas PortugalSim, a caixilharia nestes casos das molduras sobrepõe cerca de 2 mm a pedra.

Mas mesmo assim é recomendado a fita comprimida.

Nunca disse nada acerca da fita comprimida, mas acho que faz todo o sentido a pedra (pelo menos quando é com pedra) rematar debaixo do caixilho, nem que seja os tais 2 mm. Rematar a pedra de frente contra o caixilho... eu não gosto.

Tive um caso onde uma obra de ETICS metia água como o raio para dentro de casa e foram os gajos da caixilharia que se esqueceram de meter o fio de silicone a rematar no ETICS... quer dizer, toda a vedação caixilho/pedra dependia de um fio de silicone... o artista aplica mal ou o material veda mal e temos água dentro de casa...

Se a pedra passar debaixo do caixilho, já só alguma água tocada a vento é que chega à impermeabilização. Para mim é mais seguro assim...
    Concordam com este comentário: JoelM
  9.  # 107

Colocado por: SkinkxTive um caso onde uma obra de ETICS metia água como o raio para dentro de casa e foram os gajos da caixilharia que se esqueceram de meter o fio de silicone a rematar no ETICS... quer dizer, toda a vedação caixilho/pedra dependia de um fio de silicone... o artista aplica mal ou o material veda mal e temos água dentro de casa...

Pois,é o que faz aplicar a caixilharia depois do ETICS..Esse tipo de trabalho em Portugal é o prato do dia
  10.  # 108

Colocado por: Dias Borges
    Pois,é o que faz aplicar a caixilharia depois do ETICS..Esse tipo de trabalho em Portugal é o prato do dia

Eu sei, Dias, e é daqui de Portugal que eu falo.
    Mas até um mestre daqueles mais velhões, que são mesmo mestres, ia ficar a olhar para mim de lado se o mandasse chapar a pedra topo a topo com o caixilho... meter as telas ou fitas, seja o que for, com calma isso faz-se, mas a pedra parece-me sempre mais bem aplicada se passar debaixo do caixilho, pouco que seja. E como faziam antigamente, com canal e tudo, melhor ainda.

Você tem aí algumas imagens onde o peitoril de alumínio remata debaixo duma pingadeira que o próprio caixilho traz... automaticamente a água do caixilho corre para o peitoril e também já estamos protegidos de chuvas batidas a vento... se alguma coisa passar, ok, a impermeabilização resolve, seja com fitas, com telas, com outra coisa qualquer.
  11.  # 109

Colocado por: SkinkxVocê tem aí algumas imagens onde o peitoril de alumínio remata debaixo duma pingadeira que o próprio caixilho traz...

Tenho no computador,e são imagem das caixilharia da minha barraca em Portugal
    • VXMC
    • 12 Dezembro 2017

# 110

De acordo como estão a explicar, a pedra acaba por não servir de apoio a caixilharia? É isso que me está a fazer um bocado de confusão.
    Ou seja é aplicada a caixilharia sobre o isolamento termico, seja xps ou o que for, depois feita a impermeabilização. Só após é colada a pedra de preferência a entrar debaixo do perfil e termina com um fio de silicone ou outro tipo de vedante. É isso?
  12.  # 111

Para mim uma solução tipo SikaHyflex é melhor do que fitas de compressão pelo facto de ser reparável.

https://prt.sika.com/dms/getdocument.get/512bb6d4-e154-3c45-877d-8bd6fb6015a5/SikaHyflex%2520250%2520Facade_v1_05.006.pdf
  13.  # 112

Colocado por: VXMCDe acordo como estão a explicar, a pedra acaba por não servir de apoio a caixilharia? É isso que me está a fazer um bocado de confusão.
    Ou seja é aplicada a caixilharia sobre o isolamento termico, seja xps ou o que for, depois feita a impermeabilização. Só após é colada a pedra de preferência a entrar debaixo do perfil e termina com um fio de silicone ou outro tipo de vedante. É isso?

a pedra de fora se tiver "canto deitado abaixo",a água nunca entra......se for colada por exemplo com Sika Bond T-8 é ouro sobre azul,faz 3 funções.

o corte térmico pode ser feito com vários materiais,isto no caso se a soleira for dividida em duas partes.

o que faz confusão a muita gente é o rigor e o pormenor......e nunca ninguém valoriza as "bases",sejam elas quais forem e para que efeito forem.

e um dos principais segredos nisto tudo está no desenho da soleira.....o que normalmente não acontece,são normalmente pedras lisas e com 3cm de espessura.
  14.  # 113

Colocado por: James Bond
    a pedra de fora se tiver "canto deitado abaixo",a água nunca entra......

Mestre.
    Não percebi, não se arranja um desenho ou uma foto?

Colocado por: James Bondsão normalmente pedras lisas e com 3cm de espessura.

Algumas até são assente com inclinação ao contrário.
    :)
    • VXMC
    • 12 Dezembro 2017

# 114

Colocado por: James Bond"canto deitado abaixo",

Posso estar a pensar mal, mas o canto deitado a baixo é mesmo a pedra dobrar um canto para baixo e não apenas fazer a tipica pingadeira. Para além disso convém que a base tenha queda para o exterior. Estou certo?
    • VXMC
    • 12 Dezembro 2017

# 115

Colocado por: James Bondo corte térmico pode ser feito com vários materiais,isto no caso se a soleira for dividida em duas partes.

No meu caso vou ter apenas 1 soleira no exterior até ao caixilho. Por dentro vai o piso rematar no caixilho, excepto na cozinha e wc's que tem de levar uma pedra pelo interior. Como faria se for apenas 1 pedra?
    Concordam com este comentário: tozepalma
  15. Ícone informação Anunciar aqui?

16.  # 116

Colocado por: VXMCmas o canto deitado a baixo é mesmo a pedra dobrar um canto para baixo e não apenas fazer a tipica pingadeira.

no caso de pedras,pode ter dois cantos....um para a dita pingadeira e outro para a vedação.

nas pingadeiras normalmente fazem um rasgo outros metem um perfil.

mas basta estarem atentos e verem como faziam os antigos.....algumas janelas que são autenticas obras de arte,reparem nas cantarias de algumas....tá lá tudo.

não havia alumínios nem fitas nem silicones nem o raio.....ou era madeira ou ferro e a pedra
    Concordam com este comentário: Skinkx
  17.  # 117

Colocado por: James Bond

no caso de pedras,pode ter dois cantos....um para a dita pingadeira e outro para a vedação.

nas pingadeiras normalmente fazem um rasgo outros metem um perfil.

mas basta estarem atentos e verem como faziam os antigos.....algumas janelas que são autenticas obras de arte,reparem nas cantarias de algumas....tá lá tudo.

não havia alumínios nem fitas nem silicones nem o raio.....ou era madeira ou ferro e a pedra
    Concordam com este comentário:Skinkx

Tinham batente, tinham canal de recolha de águas na base da janela, tinham pingadeira no exterior... aqui na minha zona há muita coisa dessa, em pedra de Ançã, que era facilmente trabalhável, é só passar na rua e olhar para aprender.

Aquilo não tinha corte térmico nem estanquidade ao ar, mas é pegar na base e adaptar/melhorar. Hoje em dia já ninguém faz daquilo e é pena, o silicone matou os artistas das cantarias.
  18.  # 118

Colocado por: James Bondnão havia alumínios nem fitas nem silicones nem o raio.....ou era madeira ou ferro e a pedra

É verdade. E incluíam ventilação!
  19.  # 119

Colocado por: James Bondbasta estarem atentos e verem como faziam os antigos.....algumas janelas que são autenticas obras

Certo!
    Mas hoje temos outras exigências, rapidez e baixo custo são as mais comuns.
    Por isso o ideal é aliar a técnica e o saber de forma a conseguir responder a essas multiplicas exigências dos tempos modernos.
    Um rasgo a servir de pingadeira e um perfil a servir de batente antirretorno, creio que cumprem a função.
  20.  # 120

Colocado por: Skinkxo silicone matou os artistas das cantarias.

Não concordo.
    O silicone é apenas um dos muitos produtos que foram inventados para responder às novas exigências construtivas.
    Por essa ordem de ideias a geberit é uma obra do demo que veio aniquilar o grés.
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">