Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Depois de dar umas voltas no fórum e de não ter encontrado um caso especifico como o meu venho pedir-vos ajuda.
    Eu comprei uma casa já com um sistema de aquecimento central e de águas sanitárias aquecidos através de uma caldeira a gás ROCA RSI 20/20. Eu sei que já é um sistema ultrapassado e que come gás como o meu cão come ração se não tiver cuidado! A ideia será no futuro, quando houver mais condições financeiras, de substituir a caldeira por algo mais moderno e "económico" a longo prazo, mas até lá é este o sistema que tenho e é com ele que tenho de me aguentar. Dito isto, as minhas questões (e refiro já que atualmente sou um zero à esquerda nesta matéria mas que aprendo depressa) são as seguintes:

    - Já purguei os radiadores e só alguns é que deitaram ar, mas nunca água. Se deixaram de deitar ar mesmo sem deitar água significa que a purga está bem feita?
    - Antes de purgar os radiadores a caldeira passado uns minutos de estar em modo inverno para alimentar os aquecedores bloqueava. Neste momento já não bloqueia mas os radiadores também não aquecem passado uns 15 minutos após o funcionamento. Quais são as possíveis causas para tal?
    - Não sei qual é a posição de aberto e fechado nos radiadores pois como não aquece me nenhuma das posições fico na dúvida. Alguém familiarizado com este sistema de abertura/fecho?
    - Gostava de saber o que são cada um dos tubos em baixo da caldeira. Já procurei o manual da caldeira mas não encontrei nada esclarecedor. Sei que o do centro é do gás e o seguinte à direita é da entrada de água pois foi assim que repus a pressão a 1.5bar quando purguei os radiadores. Há um tubo que não está ligado a nada e diz-me que se não fosse preciso estar ligado ele não existiria, alguém sabe o que é aquele primeiro tubo da esquerda?

    O sistema de aquecimento não tem manutenção à alguns anos, o de águas já teve "ao de leve" com umas obras que fiz. Eu gostava de tentar perceber se há alguma que eu possa tentar fazer para ver se resolvo o problema sem chamar algum técnico especializado e pagar um batelão de euros pois ainda estou escaldado da última "brincadeira" que um canalizador me apresentou no final do serviço.
    Aqui estão algumas fotos dos equipamentos me questão para verem melhor do que falo.
    Obrigado e qualquer ajuda é bem vinda!

    Cumprimentos para todos
      Photo 05-12-17, 11 54 44.jpg
      Photo 05-12-17, 11 54 36.jpg
      Photo 05-12-17, 11 54 29.jpg
  2.  # 2

    Como não cabia tudo no primeiro post, aqui estão as fotos de um dos meus radiadores. São todos iguais por isso penso que não haja necessidade de postar foto de todos.

    Mais uma vez obrigado por qualquer ajuda.
      Photo 05-12-17, 11 54 04.jpg
      Photo 05-12-17, 11 53 58.jpg
  3.  # 3

    Segue o esquema com as posições na caldeira.
      Photo 05-12-17, 11 54 442.jpg
  4.  # 4

    Respostas à sua questão:

    - Já purguei os radiadores e só alguns é que deitaram ar, mas nunca água. Se deixaram de deitar ar mesmo sem deitar água significa que a purga está bem feita?
    Sim os seus purgadores são automáticos. Fecharão quando já não tiver mais ar para sair.
    -- Antes de purgar os radiadores a caldeira passado uns minutos de estar em modo inverno para alimentar os aquecedores bloqueava. Neste momento já não bloqueia mas os radiadores também não aquecem passado uns 15 minutos após o funcionamento. Quais são as possíveis causas para tal?
    Torneiras fechadas, Torneiras bloqueadas , Tubagem com residuos devido a muito tempo sem uso.
    - Não sei qual é a posição de aberto e fechado nos radiadores pois como não aquece me nenhuma das posições fico na dúvida. Alguém familiarizado com este sistema de abertura/fecho?
    Quanto mais a torneira estiver para fora mais aberto está. Nas torneiras inferiores igual.
    - Gostava de saber o que são cada um dos tubos em baixo da caldeira. Já procurei o manual da caldeira mas não encontrei nada esclarecedor. Sei que o do centro é do gás e o seguinte à direita é da entrada de água pois foi assim que repus a pressão a 1.5bar quando purguei os radiadores. Há um tubo que não está ligado a nada e diz-me que se não fosse preciso estar ligado ele não existiria, alguém sabe o que é aquele primeiro tubo da esquerda?
    O tubo da esquerda é a descarga da válvula de segurança. Não tem que estar ligado a nada a não ser um esgoto.
  5.  # 5

    Obrigado pela ajuda sergioems!

    Alguma sugestão de como posso verificar se as torneiras estão bloqueadas ou se existem resíduos na tubagem? Já agora, como posso fazer a limpeza da tubagem?

    Cumprimentos e obrigado.
 
0.0116 seg. NEW