Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho em casa instalação trifasica com 6.9kva mas as ligar a placa 6200w ou o forno 3650w o quadro desliga passado um tempo no dijuntor não diferencial da edp, nehum outro dispara... Depois de ler alguma coisa sobre o assunto fiquei a saber que os 6.9 são repartidos pelas 3 fases ou seja parece tenho pouca potência...

    Liguei para a edp e posso passar para monofásico 6.9 mas a instalação tem de ser vista por um técnico só depois alteram.

    Gostava de uma opinião antes de ter de gastar dinheiro num técnico.

    Foto do quadro principal e restantes:
      3-1494x2656.jpg
      6-1494x2656.jpg
      9-1494x2656.jpg
      12-747x13282.jpg
  2.  # 2

    .
  3.  # 3

    Terá que alterar:
    -O cabo que vai do contador ao disjuntor da EDP para 2 x6mm2
    -Alterar fios entre disjuntor da EDP e diferencial para 6mm2 (x2)
    -Alterar ligações do diferencial para monofásico se esse permitir , ou colocar diferencial monofásico
    -Alterar pente de ligação entre diferencial e disjuntores ( na parte inferior)
    Isto no quadro principal
    Nos outros quadros não dá bem para ver embora exista lá um disjuntor trifásico que é necessário saber para o que é.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Duke900
    • mc
    • 5 dezembro 2017

     # 4

    Não tem que mudar nada, eu tenho os quadros todos equipados para trifásico mas só tenho ligação a edp em monofasico.
    A edp faz um chante depois do diferencial entre fases e mantem todos os cabos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Duke900, samueld
  4.  # 5

    Obrigado pela ajuda, mas como não percebo nada disto, e com duas respostas diferentes fiquei confuso.

    Basta chamar a EDP e esta faz todas as alteraçoes ou seja já tenho o necessário para ligar monofásico?

    Obg
  5.  # 6

    Colocado por: Jancido-O cabo que vai do contador ao disjuntor da EDP para 2 x6mm2
    -Alterar fios entre disjuntor da EDP e diferencial para 6mm2 (x2)
    o minimo regulamentar é 6mm2 pelo que não precisa de alterar nada até aos 6,9Kva, se quiser 10,35Kva é que tem usar 2x10mm2.
  6.  # 7

    Colocado por: jorgealveso minimo regulamentar é 6mm2 pelo que não precisa de alterar nada até aos 6,9Kva, se quiser 10,35Kva é que tem usar 2x10mm2.


    Obrigado Jorge Alves.
    Como pretendo manter os 6.9kva e não é necessário alterar a instalação posso ligar para EDP e pedir alteração de trifásico para monofásico que o técnico faz a alteração, ou aconselha na mesma a vistoria da instalação?

    Cumprimentos
  7.  # 8

    Colocado por: mcNão tem que mudar nada, eu tenho os quadros todos equipados para trifásico mas só tenho ligação a edp em monofasico.
    A edp faz um chante depois do diferencial entre fases e mantem todos os cabos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Duke900


    Já vi os técnicos da EDP fazerem os "shuntes" e outros não fazerem. Depende dos dias...
  8.  # 9

    tecnicos da EDP?
    Porque nao dizem tecnicos subcontratados pela EDP?
    Aqui sempre me apareceram subcontratados que se estiveram sempre a borrifar para o problema por mim reportado, sacudindo para o lado.
    Talvez se tivessem levado um encosto talvez tivessem feito trabalho em condições

    Ah e boa sorte Duke... ver se não fazem ****!
  9.  # 10

    Colocado por: master_chieftecnicos da EDP?
    Porque nao dizem tecnicos subcontratados pela EDP?
    Aqui sempre me apareceram subcontratados que se estiveram sempre a borrifar para o problema por mim reportado, sacudindo para o lado.
    Talvez se tivessem levado um encosto talvez tivessem feito trabalho em condições

    Ah e boa sorte Duke... ver se não fazem ****!


    Vamos ver como corre, ficaram de contactar por parte da edp para lá ir um "técnico" fazer a troca para monofase.

    Depois digo aqui como correu...

    Obg
  10.  # 11

    Boas!
    Surgiu-me o mesmo problema. Sempre conseguiu fazer a alteração para monofásico?
    Obrigado
  11.  # 12

    Sim, já passei para monofásico, a EDP foi alterar mas fiquei sem luz nalguns locais, tive de chamar electricista que colocou um pente na entrada e ficou tudo a funcionar, mas disse que tinha por segurança de fazer algumas alterações nos quadros tri para monofasico e assim foi feito levou diferenciais mono por quadro e outras coisas...

    Agora tenho 6.9kva 30A e já não dispara com as mesmas coisas a funcionar.
  12.  # 13

    Desculpem desenterrar este tópico, mas é possível numa casa com tudo monofasico, instalar uma tomada trifásico?
    • zed
    • 17 outubro 2019

     # 14

    Não, tem de ter instalação trifásica.
  13.  # 15

  14.  # 16

    Alguém sabe se funciona isto?
  15.  # 17

    Não, isso só adapta o nível de tensão, de trifásico para trifásico.

    Para obter trifásico a partir de monofásico é necessário:
    - um rectificador, um conversor DC-DC e um inversor trifásico. Aqui a forma de onda à saída não são sinusoides, alguns equipamentos poderão queixar-se

    Ou
    - um rectificador, um inversor trifásico e um transformador como esse que estava no link acima. É melhor alternativa do ponto de vista da onda de saída.

    Qualquer uma delas tem algum custo associado, que depende da potência que se quer colocar na saída.
    Por isso se calhar a primeira pergunta será: o que é que quer ligar nessa tomada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: augusto1988
  16.  # 18

    Pois, a pergunta é: quer trifásico para quê? Eventualmente pode pedir trifásico ao fornecedor de electricidade mas tem de fazer adaptações no(s) quadro(s) eléctrico(s).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: augusto1988
  17.  # 19

    Por isso se calhar a primeira pergunta será: o que é que quer ligar nessa tomada?

    Pois, a pergunta é: quer trifásico para quê? Eventualmente pode pedir trifásico ao fornecedor de electricidade mas tem de fazer adaptações no(s) quadro(s) eléctrico(s).


    Em casa é tudo monofásico, mas tenho um compressor trifásico, e estava tentado a comprar uma máquina de lavar á pressão trifásica...
    Adaptações simples é sempre de ponderar. Alterar junto do fornecedor e quadros etc, não!!

    Obrigado pela disponibilidade.
  18.  # 20

 
0.0221 seg. NEW