Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    preciso de restaurar urgentemente uma casa no norte para onde vou viver, que entre outras remodelaçoes, preciso resolver um problema que me parece muito grave, já que olhando para ela com olhos de 200% leiga me parece pode "partir-se" em duas ou tres em qualquer momento. a casa tem cerca de 38 anos, foi contruida num pinhal que teve de ser terraplanado por ser uma encosta, teve de ser feito um muro enorme para segurar a terra, e arranjar uma area plana onde fosse mais facil construir. alguns anos depois, nao muitos o terreno deve ter-se deslocado com chuva etc, e as paredes abriram grandes fendas. A minha questao é como tornar a casa segura da forma + barata possivel e se acham que pode voltar a acontecer.
  2.  # 2

    Chama-se recalçamento de fundações e existem várias soluções: Ou uma cortina de micro estacas (trânsferencia de cargas) ou um aumento da tamanho das sapatas ou a execução de microestacas nas sapatas de forma a criar apoio. Lamento o palavreado técnico, mas isto é mesmo complicdo

    Mas nada disto é barato e requer empresas especializadas neste tipo de trabalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: custodia gomes
  3.  # 3

    obrigado pela ajuda.
    veio comfirmar as minhas suspeitas, ou seja que seria complicado de resolver (e dispendioso). Embora familiares(todos no norte teem um familiar que é construtor) me tenham dito que nao era grave, diga-me: na sua opiniao pode a casa ruir por esse motivo, mesmo nao havendo um sismo? Quando diz para contactar empresas especializadas refere-se a que tipo de empresas? A casa é na zona de Arcos de valdevez aconselha-me alguma? è que como lhe disse lá nao faltam construtores, mas com que qualidades? nao estou certa delas sobretudo para resolver um problema destes.
  4.  # 4

    à primeira vista, deve ter sido só assente em base de betão a casa, ou mesmo ensoleiramento acho que pode acontecer, ou as sapatas são mesmo pequenas, em zonas de pinhal e se tiver muito declive ai é mesmo complicado, é mesmo necessário fazer sapatas, pois com as águas o terreno pode ir-se arrastando"".
    vai ter de fazer uma estrutura nova pelo menos tentar soldar"" a que tem com umas sapatas, mas penso que seria melhor mesmo fazer sapatas e pilares de novo, sim tem custos.
    pode haver outra maneira mas talvez um engº civil lhe possa dizer melhor.
  5.  # 5

    Colocado por: custodia gomesna sua opiniao pode a casa ruir por esse motivo, mesmo nao havendo um sismo?

    Impossivel de dizer sem ver. O que se passa é que o terreno foi mal compactado (comprimido) e com as chuvas, está a assentar ( a compactar), pelo que as fundações da moradia vão acompanhando, provocando as tais rachas. Tudo depende da crescimento dessas rachas. Pode acontecer que tenham crescido e entretanto parado, o que indica que o terreno cedeu o que tinha a ceder, como pode acontecer que continuem a crescer, o que significa que o terreno continua de ceder.

    Na primeira hipótese, é de reparar as rachas, na segunda, tem um terreno com pouca capacidade e terá de ir para uma solução como dita acima.

    Colocado por: custodia gomesQuando diz para contactar empresas especializadas refere-se a que tipo de empresas?

    Empresas habituadas a fazer esse tipo de trabalhos. STAP e Belbetões por exemplo
    Havia um membro do forum e que era dessa zona que tinha um problema identico, Vou tentar contactá-lo, mas pesquise no fórum por microsestacs, que encontra algumas coisas

    Colocado por: custodia gomesA casa é na zona de Arcos de valdevez aconselha-me alguma? è que como lhe disse lá nao faltam construtores, mas com que qualidades?

    Sem querer denegir ninguém, No coments

    Umas fotografias ajudavam imenso e acima de tudo a indicação de quem conhece a moradia, da indicação do que se passou com as rachas nos últimos anos: Aumentaram ou estão estáveis?
  6.  # 6

    Antes de mais de novo obrigado.
    Relativamente a fotos de momento n me é possivel pois ainda nao estou no norte, vou no fim do mes.tentei entretanto esclarecer algumas questoes que me poseram, assim: as fendas de facto pararam de crescer. na esquina onde existe a fenda maior a sapata é muito pequena ou quase inexistente. Segundo me foi dito na altura da execuçao do alicerce foi encontrada nesse local uma lage o que fez com que nao aprofundassem a sapata. acontece que como o terreno tinha sido terraplanado desconhecia-se a origem da mesma( pode ter sido arrastada para ali ou nao). mesmo assim ariscaram (á boa maneira lá da terra) e eis o resultado.
    posto isto e mesmo nao estando as fendas a aumentar, devo fazer algo mais que tapa-las? Estou preocupada por saber que daquele lado nao existe sapata, nao fazia ideia do que tinha acontecido na altura.
    obrigado pelo vosso tempo que para mim esta a ser de grande ajuda.
  7.  # 7

    Boas

    Cara Custodia Gomes

    Desculpe a pergunta que pode até ser sem sentido, mas quando diz que o terreno foi terraplanado quer dizer que escavaram e tiraram terreno ou que tiveram de colocar terra para subir o nível do terreno?
    O muro é de betão armado?

    cumps
    José Cardoso
  8.  # 8

    boa tarde.
    Bem acho que ja devem ter percebido que sou mto leiga na materia e posso nao usar os termos técnico que devia, peço por isso a vossa compreençao.
    Entao vou tentar explicar: tratava-se de um terreno de pinhal em encosta relativamente acentuada, paralelamente a esse terreno existe uma estrada, foi feito com uma escavadora ou retroescadora um caminho de acesso para entrada de veiculos até uma certa zona, que foi "atirando pedra e terra" para o lado onde o declive era mais acentuado, paralelamente a esse caminho mais tarde foi feito um muro de betao. ao cimo desse caminho foi escavado e "endireitado" um largo onde foi construida a casa, para segurar essa terra derivada dessa escavaçao e alisamento foi feito mesmo antes da construçao da casa um um muro em pedra (usava-se na altura) maciça com uma espessura de cerca de 40 Cm. esse muro é bastante alto, entre 3 e 4 metros isso mostra a quantidade de terra e pedra que foi preciso segurar. No entanto nao percebendo muito de obras parece-me estar esse muro de "boa saude" e dista da casa d e 1 lado cerca de 3 metros de outro 7/8m. Espero ter conseguido responder á sua questao e desde já agradeço o tempo dispensado.
  9.  # 9

    Causas possíveis:
    - má compactação de aterro
    - incorrecto dimensionamento das fundações
    - capacidade resistente do terreno abaixo do pressuposto no projecto - aterro feito com terra vegetal ou escavação que não removeu a camada vegetal na sua totalidade, o que é frequente em zonas arborizadas ou cultivadas.

    A solução do problema e o seu custo dependem, essencialmente, de três factores:
    - desde logo a sua causa (diagnóstico)
    - se continuam os deslocamentos que fazem aumentar as fissuras
    - se as fissuras atingem a estrutura ou apenas partes não estruturais

    Para se obterem as respostas é necessária uma peritagem exaustiva de alguém com formação e experiência no assunto. Eu poderia fazê-lo, mas acho que não devo, porque estaria a ferir a principal virtude deste fórum, que é a partilha desinteressada de informação. Quando aumenta o interesse comercial diminui a vontade de trocar saberes e experiências. Posso, contudo, recomendar alguém que o faça.
 
0.0119 seg. NEW