Iniciar sessão ou registar-se
    • Isis
    • 4 julho 2009 editado

     # 1

    Tenho um apartamento t2 que comprei em solteira, há 3 anos. Entretanto casei, tivemos uma filhota e agora precisamos de mais espaço. Vender este t2 está dificil mas já temos em vista a moradia que gostariamos de comprar. Mas ainda há um problema! Temos de liquidar em simultâneo um crédito consolidado e também necessitaremos do dinheiro para todas as despesas processuais:
    Valor em divida t2 - €79.000
    Valor aquisição moradia - €145.000
    Crédito Consolidado - €28.500
    Despesas processo - €7.000
    Podemos recorrer a um 3.º apartamento (livre de hipoteca) para garantia adicional, com valor estimado em €60.000.

    O que vos parece? Crédito troca de casa e arrendo o t2?
    O que me aconselham? Qual será a opção bancária mais viável?

    Mais dados:
    Eu - 33 anos
    Marido - 44
    IRS 2008 - € 36.000
    Somos ambos funcionários públicos no quadro (eu numa autarquia local o marido nas finanças).

    Aguardo as vossas opiniões que agradeço desde já.
  1.  # 2

    Se ficar com o t2 sem alugar consegue pagar todas as despeas fixas mensais?
  2.  # 3

    Vasco,

    Sim! Nem sequer ponderaria sem ser assim!
    Mas claro que arrendando sempre dá para os gastos.
  3.  # 4

    Quais são as condições da moradia a comprar, nova, usada, tem quantos anos?
    • Isis
    • 4 julho 2009 editado

     # 5

    Usada com 15 anos. Tem 220m2 num lote de 278m2. São 6 assoalhadas.
  4.  # 6

    Isis,
    Não vou fazer considerações sobre o valor das casas, que não conheço nem faço ideia onde se localizam (porque é diferente se forem em São João do Estoril, de frente para o mar, ou em Cagalhufa de Cima junto a uma suinicultura). Vou apenas jogar com os números.

    O total de dívidas será de (79+145+28,5+7)=259,5mil euros.

    Se conseguir consolidar tudo isso a 20 anos com uma taxa de 5%, terá uma renda mensal de uns 1.700euros/mês. A 30 anos e 5% a renda seriam uns 1.375eur/mês.

    Com um rendimento de 36mil euros (média de 3.000,eur/mês), suponho que conseguirá ter uns 2.100euros/mês líquidos, o que quer dizer que sobrariam (2.100-1375) apenas 725euros/mês para todas as outras despesas (supermercado, carro, telecomunicações, saúde, educação, seguros, IMIs e Taxas, roupa...).

    Não sei como o banco calcula a taxa de esforço, mas (1375/2100) é provavel que considerem que uma renda de 65% do rendimento seja um exagero e pretendam mesmo que você venda o T2.

    Mas isto é sobretudo uma questão de saber o que você pretende, e de capacidade de negociação. EU talvez tentasse manter o património imobiliário e tentaria obter um rendimento extra arrendando esse T2 (mas não esqueça que uma parte desse rendimento extra irá para o IRS), SE tivesse reservas suficientes para fazer face a alguma emergência.
  5.  # 7

    Essas serão as contas que o banco irá fazer, o que têm a vosso favor é trabalharem ambos na função publica.

    Seria sempre preferivel vender o T2 e posteriormente comprar a moradia, mesmo que tenham de esperar uns 5 ou 6 meses.


    Existe uma credito bancário que a pessoa compra outra casa e fica a pagar essa mensalidade mais os juros da outra casa que ainda não vendeu.
  6.  # 8

    O proprietário da moradia não tem interesse em permuta por 1 desses apartamentos?
  7.  # 9

    Obrigada pelas respostas.

    Ficando com o apartamento terei mesmo de o arrendar, isso faz parte do plano! Vender está muito dificil, já o tenho à venda há mais de 1 ano mas tenho consciência de que é dificil vender por se tratar de 3.º andar sem elevador, apesar das excelentes áreas e localização, no preço também não posso mexer porque só estou a pedir o que devo ao banco.

    miguelg
    Não, os proprietários não estão interessados em permuta.
    •  
      FD
    • 6 julho 2009

     # 10

    Colocado por: IsisCrédito troca de casa

    Eu desaconselho. Se é para fazer, é para fazer já - comece já a pagar tudo.

    Uma dúvida, o crédito consolidado tem uma garantia, certo? Que deverá ser uma hipoteca sobre uma casa...? Qual é a taxa de juro (TAEG) do crédito consolidado?
    O seu marido tem 44 anos, por quantos anos é que está a prever fazer o empréstimo da moradia? Alguns bancos podem torcer o nariz se o prazo do empréstimo ultrapassar os 65 anos do seu marido e, lembre-se que o seguro de vida a partir de uma certa idade vai disparar... tenha isso em conta ao fazer os cálculos.
  8.  # 11

    Colocado por: Isis
    O que vos parece? Crédito troca de casa e arrendo o t2?
    O que me aconselham? Qual será a opção bancária mais viável?


    Duvido que o crédito troca de casa permita arrendamento.
    • Isis
    • 28 julho 2009

     # 12

    luisvv,

    o troca de casa permite precisamente o arrendamento.
  9.  # 13

    Colocado por: Isisluisvv,

    o troca de casa permite precisamente o arrendamento.


    Qual o banco? Já leu o contrato?
    • Isis
    • 29 julho 2009

     # 14

    UCI. Sim, permite.
  10.  # 15

    Bom dia

    A UCI permite aluguer, no entanto a UCI pressupõe uma carência de capital e juros durante os dois anos inicias do contrato, o que leva a que o capital em dívida seja superior no final deste período.

    Há outros bancos que também oferecem este serviço, eventulamente em condições mais vantajosas
    Miguel Prata, Geramais (www.geramais.pt)
    • Isis
    • 30 julho 2009

     # 16

    Miguel Prata,

    Segundo sei mais nenhum banco está a fazer Troca de Casa daí estarmos a tentar a UCI...mas se sabe alguma coisa que eu não sei partilhe por favor!

    Obrigada
  11.  # 17

    O BPI tb faz e tem um produto chamado troca de casa.
    O BES também disponibiliza carência até 3 anos, o que é muito equivalente a um crédito troca de casa.
  12.  # 18

    Colocado por: IsisUCI. Sim, permite.


    Atenção que a UCI, para além do direito de aprovação do contrato exige também que a renda seja no mínimo de 1,5 x o valor da prestação mensal.
    Neste momento, talvez não seja impossível, se apontar para uma prestação de 250/300 euros, mas daqui a um ano é duvidoso.

    E como já salientaram, os juros que não paga agora vão sendo adicionados ao capital em dívida. Agora some-lhe os impostos ...
    • Isis
    • 8 agosto 2009

     # 19

    O meu crédito foi aprovado! Aliás, ontem foi o da UCI e hoje foi o do banco com que trabalho.
    Já tinha moradia vista e o propiretário aceitou a nossa proposta...mas na 4.ª feira roeu a corda e desistiu alegando que tem outro comprador para fazer CPCV na 2.ª feira. Como só terei dinheiro quando vier o empréstimo fiquei com 2 empréstimos aprovados mas sem casa para comprar (a imobiliária não tem mais nada na ordem de valores e localização que pretendo).

    :-(
  13.  # 20

    Não tenha pena, creio que foi a melhor coisa que lhe podia ter acontecido...

    Apenas por curiosidade, qual o valor mensal desses encargos todos? As contas feitas no post #6 são bastante pertinentes, é que agora o juro está baixo, mas vai subir.

    Ficava com um encargo brutal e ninguem lhe garante que consiga arrendar um T2.
 
0.0157 seg. NEW