Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, há umas semanas a minha lareira(recuperador de calor) começou a arder junto ao tubo. Segundo o senhorio o mesmo aconteceu por falta de manutenção. Chamei o um limpa chaminés q me disse q o q está a isolar o tubo é lã de vidro e q pode arder(senhorio diz q é lá de rocha). No fim da limpeza o técnico disse q a lareira não estava suja e informou q a cada 2anos ou gasto de 2 toneladas a mesma deve ser limpa(gastamos apenas 1tonelada em 4anos), senhorio afirma q devem ser limpas a cada ano. E agora em quem acredito. Conseguem-me dizer q material é indicado para isolar o tubo do recuperador?! E de quanto em quanto tempo devemos limpar?! Obrigada desde já. Cumprimentos
  2.  # 2

    Mas afinal o que é que ardeu? Não é suposto haver nada ali para arder tirando a lenha que se põe lá dentro. O recuperador não deve arder, o tubo não deve arder, a alvenaria não deve arder... Se o isolamento ardeu, isso é um problema SÉRIO de construção.
  3.  # 3

    Foi exatamente o isolamento do tubo q ardeu. Q segundo os técnicos é lá de vidro e segundo o senhorio é lá de rocha.. não sei quem tem razão o q é certo é q ardeu e paguei a alguém para limpar a chaminé q estava limpa.
    •  
      larkhe
    • 14 dezembro 2017 editado

     # 4

    Colocado por: RaqueloliveiraFoi exatamente o isolamento do tubo q ardeu. Q segundo os técnicos é lá de vidro e segundo o senhorio é lá de rocha.. não sei quem tem razão o q é certo é q ardeu e paguei a alguém para limpar a chaminé q estava limpa.


    A meu ver a Lã de vidro ate é melhor termicamente que a lã de rocha não entendo como ardeu .......

    A limpeza da chaminé depende do uso que lhe dá e da madeira que coloca lá, no sentido mais tecnico devia ser limpa todos os anos antes de se iniciar a epoca , pois até passaros ou nicnhos pode haver no interior, no sentido practico tenho chaminés com 10 anos e nunca limpei.....



    EDIT ja fui ver a lã de vidro nunca deve ser usada pois a classe de reacção ao Fogo é F enquanto a lã de rocha apropriada e A1 , embora a la de vidro seja muito boa termicamentnte é muito má na reacção ao fogo

    a Lã de vidro por norma é amarelada e Lã de rocha é esverdeada.
  4.  # 5

    Colocado por: RaqueloliveiraChamei o um limpa chaminés q me disse q o q está a isolar o tubo é lã de vidro e q pode arder

    nunca vi o tubo dos fumos isolado com qualquer que seja, o que costuma ser isolado é as paredes da hotte.

    mas se diz que o que ardeu foi o isolamento do tubo, é bem possivel que este esteja isolado.

    mas é um contra senso isolar o tubo dos fumos. é para quê? para o calor não sair? para ir mais quentinho pela chaminé acima??

    Eu acendo o meu recuperador á 10 anos e só limpei uma vez, e acendo todos os dias durante o inverno
    a quantidade de vezes que limpa tem muito a ver com a % de humidade e o tipo de lenha consumido

    consegue tirar uma foto de dentro da hotte? (através da grelha, se a tiver claro)
  5.  # 6

    Pois conheço muita gente a tb n limpar, e nunca aconteceu nada, o q é certo é q chamei cá alguém supostamente entendido e q o faz há alguns anos (limpa chaminés)e a informação é de q se deve limpar a cada 2anos e/ou a cada 2 toneladas. O mais incrível é q aconteceu em todas as lareiras no espaço de 2/3 semanas o q é muito estranho. O mais chato é ser uma casa alugada, cria sempre mais mal estar... E este tipo de chatices só dão dor de cabeça ate pq tem q se arranjar o q ardeu e a responsabilidade é de quem?!..
  6.  # 7

    O material queimado foi retirado para confirmar com outra pessoa q material era.
    • RCF
    • 14 dezembro 2017

     # 8

    Colocado por: RaqueloliveiraPois conheço muita gente a tb n limpar, e nunca aconteceu nada, o q é certo é q chamei cá alguém supostamente entendido e q o faz há alguns anos (limpa chaminés)e a informação é de q se deve limpar a cada 2anos e/ou a cada 2 toneladas. O mais incrível é q aconteceu em todas as lareiras no espaço de 2/3 semanas o q é muito estranho.

    Creio que isso terá a ver com a lenha usada. O efeito é muito diferente se usar uma lenha de madeira resinosa e mal seca ou se usar uma lenha de madeira não resinosa e bem seca.
    No seu caso, provavelmente, usou lenha resinosa (e talvez mal seca). Nesses casos é fatal para as chaminés e não precisa de queimar sequer 1 Tonelada de lenha, para que a chaminé fique entupida com resíduos.
  7.  # 9

    se vc queimar muita madeira resinosa como pinho por exemplo pode causar a acumulação de um produto que inglês se chama de creosote. Mais tarde ou mais cedo isso vai pegar fogo dento da conduta e é extremamente perigoso.

    quanto ao isolamento em principio nao precisa de nada.
  8.  # 10

    Colocado por: RCFNo seu caso, provavelmente, usou lenha resinosa (e talvez mal seca). Nesses casos é fatal para as chaminés e não precisa de queimar sequer 1 Tonelada de lenha, para que a chaminé fique entupida com resíduos.

    segundo o que a Raquel diz o que ardeu foi o isolamento do tubo e não a fuligem do próprio tubo
  9.  # 11

    Sim foi o isolamento.. e a lenha usada foi eucalipto
  10.  # 12

    Colocado por: RaqueloliveiraSim foi o isolamento.. e a lenha usada foi eucalipto


    essa lenha é maligna .... faz muito calor, não vai poder usar muito mais dessa lenha ou se usar tem de ser com precaução...
  11.  # 13

    usar lã mineral e nao lã de vidro. mas até pode nem precisar.
    • RCF
    • 14 dezembro 2017

     # 14

    Colocado por: RaqueloliveiraO mais incrível é q aconteceu em todas as lareiras no espaço de 2/3 semanas o q é muito estranho.

    Pois, mas isso só demonstra, precisamente, que há um motivo comum a todas as lareiras... que, muito provavelmente, será a lenha, já que usará a mesma lenha.

    Colocado por: Raqueloliveiraa lenha usada foi eucalipto

    Pois, basta ver o efeito que o eucalipto tem nos incêndios...

    Colocado por: fsilva106segundo o que a Raquel diz o que ardeu foi o isolamento do tubo e não a fuligem do próprio tubo

    A fuligem, normalmente, não arde. Mas, se o tubo está entupido (ainda que parcialmente), ou a lareira deixa de arder (se a lenha for para o fraco) ou se a lenha for boa (arder bem) e tiver muito poder calorífero (que é o caso do eucalipto), irá aquecer bastante, podendo alguns materiais ceder, como terá sido o exemplo do isolamento.
  12.  # 15

    Colocado por: RaqueloliveiraO mais incrível é q aconteceu em todas as lareiras no espaço de 2/3 semanas o q é muito estranho.


    em todas as lareiras? isso é um prédio??
  13.  # 16

    Eh pá, pelos vistos o que ardeu foi no exterior do tubo, não no interior. Portanto, esqueçam a lenha, a fuligem e a creosote.
  14.  # 17

    Boa tarde,

    O que deve ter ardido foi o isolamento.... muito provavelmente o papel craft que reveste a la de rocha/vidro..... que não deveria ter sido utilizada nesse local.....

    Situação muito corrente....

    Por isso muito dificilmente a culpa será do inquilino....
  15.  # 18

    É uma casa com 3pisos 3inquilinos. Ardeu por fora do tubo foi o isolamento q ardeu (o q não sei é que tipo de material é) o técnico diz q é lá de vidro e q a mesma pode arder. A chaminé não estava entupida não saiu lixo algum quando limpou.
  16.  # 19

    O q me explicou é q o tubo sobre aqueceu porque o lume estava intenso, é q isso fez com que o isolamento que reveste o tubo ardesse, mas o mesmo ardeu porque o material não é o melhor (foi isto que me foi explicado por o técnico q limpou a chaminé)...
  17.  # 20

    retire todo isolamento que está em volta do tubo dos fumos (mas deduzo que o limpa chamies tenha feito isso)
    verifique só o tubo dos fumos está em boas condições
    tem a chaminé por dentro limpinha, pode voltar a acender o recuperador e vai ver que até vai aquecer mais, isto porque o calor do tubo dos fumos já não vai ficar retido na lã.
    tem alguma grelha na hotte? (em cima junto ao tecto)
 
0.0199 seg. NEW