Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: Sergio Rodrigueshttp://www.portalehenkel.it/static/upload/sch/scheda-tecnica-pattex-sl618-specchi-11092014-/scheda-tecnica-pattex-sl618-specchi-11092014-.pdfé aqui tem descrito como fazer a. Aplicação e colagem de espelhos


    PREPARAZIONE DEI SUPPORTI
    - Le superfici devono essere pulite, asciutte e prive di
    olii, grassi, polvere, ossidi;
    - Effettuare l’incollaggio su supporti solidi;
    - Non esporre ad acqua battente prima della formazione
    di una consistente pelle superficiale.
    - La durata e la qualità dell’incollaggio dipendono dal
    tipo di metallizzazione dello specchio, pertanto non si
    garantisce il risultato dell’incollaggio;
    - Prima di incollare specchi, si raccomanda una prova
    di applicazione per verificare il comportamento del
    prodotto.

    Na ficha técnica não comprovam a colagem, pois não quantificam as capacidades de colagem desse silicone.

    Não garantem a aderência, dizendo que depende da "metalização" do espelho, e "portanto não se garante um resultado de colagem". E "antes de usar deve-se fazer um teste para comprovar o comportamento do produto". Parece-me um produto com poucas garantias. É claro que quem for comprar, ao ler no tubo, diz claramente que cola espelhos, mas ao lermos a ficha técnica, não é bem assim. Eu diria que depende muito das condições onde o espelho vai ser aplicado e que se não ficar embutido vamos ter problemas.

    Colocado por: Ivo F.Não sabia? Agora já sabe.


    Obrigado por nos ensinar essas coisas. A sério...

    Colocado por: Ivo F.Quem não sabe fazer bem não pode culpar o material, nunca colei nada que tivesse mais que umas gramas sem fixar o material a colar, sustentar um espelho apenas com cola e veda enquanto tá fresco é um erro de principiante.


    É natural, foi a primeira vez que usou cola e veda na vida dele. Não é a arte dele. Foi uma aplicação que fez em casa dele. Colou, pareceu que não mexia, e foi à vida dele.

    Colocado por: Ivo F.Eu quando colo alguma coisa como louças e espelhos ou outros tenho de pensar primeiro se algum dia poderá ser preciso retirar sem estragar. Se fosse só colar e depois quem quiser que se desenrasque talvez usasse mais vezes T-Rex


    As louças não acho que devam ser coladas com T-Rex porque podem precisar de manutenção. Os espelhos já é diferente.
  2.  # 142

    Estas questões que tenho sobre lubrificantes, colas e silicones tambem as coloco num outro forum, na qual me sugeriram que estudasse TRIBOLOGIA


    Ora, tal palavra não constava no meu dicionário, então fui pesquisar o que é ,e partilho :

    ===Tribologia===
    Ciência e tecnologia que estuda a interacção entre superfícies, que estão em deslocamento uma em relação à outra.
    Na Tribologia estudam-se os fenómenos de atrito, desgaste e lubrificação.











    ==================================================================v

    Ja agora partilho ainda um site porreiro que encontrei enquanto pesquisava por Tribologia, chamado metalopedia:
    https://sites.google.com/a/catim.pt/metalopedia/tribologia

    Dos quais vou transcrever estes excertos, pois mais do que uma conversa entre Civismo-Sena, este topico certamente será lido pela comunidade, ou até por externos ao forum:

    ===Lubrificação===
    Processo pelo qual se aplica uma película espessa de lubrificante, em geral um óleo mineral, entre duas superfícies, de modo a separá-las entre si, obtendo uma diminuição da área real de contacto. O objectivo é obter uma diminuição do atrito e do desgaste, que naturalmente ocorrem quando temos superfícies em movimento relativo. Além disso, os lubrificantes auxiliam no controlo da temperatura e na protecção contra a corrosão inerentes aos processos, reduzindo ou evitando também a contaminação de impurezas. Existem vários tipos de lubrificação: hidrodinâmica, limite, mista e elastohidrodinâmica.

    ===Atrito===
    Força que implica a existência de movimento relativo entre dois corpos em contacto, e que é causada pela oposição que a superfície de um dos corpos oferece ao movimento relativo do outro corpo. O atrito pode ser de dois tipos: atrito estático, que é a resistência que é necessária vencer para se dar início ao movimento; atrito cinético, que é a força necessária para o movimento relativo entre os dois corpos ser mantido. O atrito depende do modo como as superfícies em contacto interagem, da natureza do contacto, das rugosidades das superfícies e da presença ou ausência de películas contaminantes nas interfaces.

    ===Desgaste===
    É a erosão que ocorre como consequência natural do deslizamento entre duas superfícies em contacto. Dá-se assim a perda progressiva de material de uma das superfícies em movimento relativo, devido às acções mecânicas ou químicas. Existem vários tipos de desgaste: desgaste por adesão, desgaste por abrasão, desgaste por fadiga, desgaste por corrosão e desgaste por erosão. Vários factores afectam as características do desgaste, entre quais se destacam a temperatura, o efeito da presença ou ausência de películas na interface, e o efeito da carga. Este fenómeno pode ser controlado mas não é possível eliminá-lo por completo: reduz-se impedindo o contacto metálico entre as duas superfícies, através da separação por uma espessa película de lubrificante, que deve ser o mais eficaz possível, visto que acaba sempre por ocorrer algum contacto. No projecto, pode-se seleccionar um elemento em contacto para grande desgaste e outro para um desgaste mais baixo, convenientemente escolhendo um elemento mais barato para o grande desgaste.
  3.  # 143

    Colocado por: civismoAinda nao percebi bem qual a diferença do oleo de grafite para o multiusos, bem como quais as aplicações em que se deve usar antes o de grafite
    Quanto ao de silicone, ja percebi que se usa em plasticos e borrachas .
    Sera que dá tambem para aplicar em plasticos que estao a ficar secos , nos automoveis ?


    Já utilizei durante muito tempo grafite em pó na manutenção de cadeados. Atenção que não eram uns cadeados quaisquer, eram cadeados de alta segurança, daqueles que dizem que é inviolável.
    Quanto ao silicone em spray, para além das borrachas também utilizei em ferragens para proteger da corrosão em embarcações.
  4.  # 144

    Colocado por: nielskynão eram uns cadeados quaisquer, eram cadeados de alta segurança, daqueles que dizem que é inviolável.
    tipo os dos paióis de Tancos?
  5.  # 145

    .final
    Concordam com este comentário: two-rok
      lol.jpg
  6.  # 146

    conheço quem use os lubrificantes de silicone para material eléctrico , aliás só me pediram isso na loja umas duas vezes mas não vendo porque não é o nosso ramo ... um tecnico de aparelhagens e outro de computadores ... outra coisa tambem que me pedem mas isso aí eu já vendo muito é o spray galvanização a frio Krylon ou Kraion está esgotado e não consigo ver o nome ao certo mas dizem que é o melhor porque transmite a corrente etc etc coisas que não percebo ...
  7.  # 147

    a matéria feita á base de grafite aguenta temperaturas superiores ao multiusos e tem uma "colagem "melhor ... um "multiusos " porque a de grafite tambem é mas menos mas um multiusos tipo wd40 ou MPL20 tem outro tipo de função e muito menos duradoura ... contudo o multiusos dá para dar em plásticos ...
  8.  # 148

    Colocado por: Sergio Rodriguestipo os dos paióis de Tancos?

    Não conheço os paiós de Tancos.
  9.  # 149

    Entao e quais as desvantagens do oleo de grafite , face ao multiusos ?

    Ou seja, conseguem referir exemplos praticos em que se deva usar um, e em que se deva usar o outro ?

    Obrigado
  10.  # 150

    Colocado por: civismoEntao e quais as desvantagens do oleo de grafite , face ao multiusos ?

    Ou seja, conseguem referir exemplos praticos em que se deva usar um, e em que se deva usar o outro ?

    Obrigado
    usamos multiusos por exemplo numa fechadura que se abre todos os dias , se tiver uma que abra 1 vez por ano use grafite ...
    numa calha de rolamentos leves use grafite em relação ao multiusos ...
  11.  # 151

    Ainda continio a ter algumas duvidas... mas sao mais abrangentes, por exemplo, quando usar:

    >Massa de litio classica , vulgo "massa consistente"

    >Massa de litio branca

    >Massa Cobreada

    >Oleo Normal

    >Oleo Grafitado

    Sera que alguem consegue enumerar varios exemplos de casos em que cada uma destas é adequada, bem como exemplos em que não se deve usar ?

    Obrigado
  12.  # 152

    Colocado por: civismoAinda continio a ter algumas duvidas... mas sao mais abrangentes, por exemplo, quando usar:

    >Massa de litio classica , vulgo "massa consistente"

    >Massa de litio branca

    >Massa Cobreada

    >Oleo Normal

    >Oleo Grafitado

    Sera que alguem consegue enumerar varios exemplos de casos em que cada uma destas é adequada, bem como exemplos em que não se deve usar ?

    Obrigado
    mande um mail para a Mobil lol ou lubrigrupo . daí virá alguma resposta boa .
  13.  # 153

    Colocado por: civismoMassa Cobreada

    Nos parafusos para não oxidarem. Na altura de retirar não necessita de fazer muita força.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  14.  # 154

    Colocado por: rafaelisidoromande um mail para a Mobil lol ou lubrigrupo . daí virá alguma resposta boa .


    obrigado pela dica

    por essa logica nem precisavamos deste forum, sempre que alguem tivesse uma duvida, escreveria para a marca mais proxima :D
  15.  # 155

    Colocado por: civismo

    obrigado pela dica

    por essa logica nem precisavamos deste forum, sempre que alguem tivesse uma duvida, escreveria para a marca mais proxima :D
    não foi neste sentido , mas sim pela melhor opção uma vez que és muito pormenorizado e com razão ... normalmente quem te escreve de lá ou te fala pertence à parte técnica . só por isso lol
  16.  # 156

    origado :) ja respondeste a muitas questoes que aqui coloco, sei que nao foi por mal
  17.  # 157

    Colocado por: civismoE ja agora, na manutencao dos berbequins e tornas o que sugerem ?

    Eu ja tenho usado massa consistente nas caixas de velocidades e partes mecanicas ... se calhar nao é o produto mais adequado .. ainda para mais alguns têm partes plasticas !

    Algumas tornas têm tampa superior para colocar massa .. nao sei é a tradicional massa consistente sera o mais indicado






    ja agora, tens opiniao sobre o que usar no interior dos berbequins ?
  18.  # 158

    Colocado por: civismo

    ja agora, tens opiniao sobre o que usar no interior dos berbequins ?
    http://builddailys.com/pt/pages/1647577 vê se dá alguma coisa aqui ... Eu também fiquei curioso agora .
  19.  # 159

    Por sugestão de alguem que percebe realmente do assunto , encomendei para as partes baixas dos elevadores dos vidros massa da eukalub









    Em portugal compra.se na Koil.pt . mandaram pelo correio

    Para as partes altas, ou seja para as calhas onde correm os vidros , é unanime a opinião de varios foristas que deve usar-se spray de silicone

    No lild por vezes ha este a 2€ a lata. Desconheço se vale a pena investir em spray de silicone de marca mais conceituada, por ex WD40, que custa 4x mais



    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  20.  # 160

    Tive que mudar o ecran do meu telemovel, e no momento de aplicar o novo apercebi.me que preciso de cola

    Estive a estudar o assunto, e a mais famosa entre o pessoal que repara telemoveis / tablets é a B7000







    sugiro este video https://www.youtube.com/watch?v=IpFnN6aQpN0

    Existe uma versao em preto da B7000 , chamada T7000

    São baratas, por exemplo no ebay custam +/- 2€


    Pelos vistos isto sao clones de uma cola americana chamada E6000
 
0.0453 seg. NEW