Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    A pergunta difícil desta discussão, é a já batida "qual o recuperador que devo escolher?".

    Eu uma casa duplex com 88 m2 no primeiro andar, uma sala de 45m2 (openspace), e um sotão com 23m2. Andei a pedir cotações, na zona de Cascais/Sintra.

    Recebi o seguinte:

    Ikos Intra 70 - 1045€ +265€ de instalação
    Fogo Montanha Vitro 700 - 1600€+ 265€ de instalação
    Loki 1150€+265€

    Fogo montanha já existe muitas reviews.

    Alguém conhece a IKOS? Alguma review que possam fornecer? Sei que são de fabrico nacional.
    http://www.ikos.pt/en/

    E da loki? Alguma informação, alguém possui um?

    Qual a vantagem destes recuperadores vs os que existem nas grandes superfícies comerciais?
    Design?Serem mais recentes? Eficiência?

    Cumprimentos,
    Daniel
  2.  # 2

    Boa tarde

    Estou na mesma situação. Moradia na zona de Sintra e estou a procura de um recuperador de calor a lenha.

    Vou dar lhe a minha opinião pessoal.
    Tinha um recuperador da marca invicta grand vision700 do Leroy Merlin instalado. Foi adquirido pelos anteriores proprietários. Comprado numa superfície comercial.
    Tenho o há 7 anos. Desvantagens : apesar de ter supostamente 14 kw tem muito pouca capacidade de aquecimento. Consome muita lenha para produzir calor para uma sala de 27m2.

    Depois de uma limpeza a chaminé no início desta época constatou se que estava partido nas arestas. Hora de troca lo.

    Fui a varias lojas tradicionais na zona pedir orçamentos.

    Vi:
    Flamebox 70 : português da zona de leiria. Sem feedback de utilizadores. Parece dos melhores nas características técnicas.

    Ikos: português. Supostamente da mesma fabrica da chama. Design interessante. Sem feedback de utilizadores.

    ADF: português. Bom. Preços um pouco acima. Tenho amigos que têm. Bom poder calorifico. Vidro suja se muito. Vermiculite da Câmara de combustao ja rachado.

    Fogo montanha 800 flateline com.ventiladores: a que encomendei. Português. Bom feedback de utilizadores. N e o melhor nas características técnicas , mas em 2 casas que visitei era o que tinham aceso. Bom poder calorifico. Vi um aparelho desta marca na casa de uns amigos e era5 estrelas. Vidro limpo e chama bonita.
  3.  # 3

    Colocado por: Ângela RodriguesADF: português. Bom. Preços um pouco acima. Tenho amigos que têm. Bom poder calorifico. Vidro suja se muito.


    qual o modelo?
    eu tenho um ADF vista 80 e mão acho que o vidro se suje muito,
    normalmente so limpo de 2 em 2 semanas e não está muito sujo
  4.  # 4

    Bom dia

    Adf 680 NV.

    Escolhi fogo montanha. Espero ter sido uma boa opção. No início de janeiro dou feedback.

    Gostei muito da flamebox mas na minha zona só há um representante da marca.
  5.  # 5

    Boa tarde,

    Eu ainda não escolhi mas devo avançar para o Ikos. Assim que tiver a funcionar eu coloco aqui uma foto e dou feedback.

    Gostava de ir para o fogo montanha mas está fora do meu budget.

    Cumprimentos,
    Daniel
  6.  # 6

    Boa tarde

    Ja tenho instalado o novo recuperador de calor. Fogo montanha E 800 flateline. A verdade e que durante a tentativa de extração do recuperador antigo invicta a pedra da lareira rachou. Acabei por perceber que a minha lareira tinha a hotte em alvenaria suportada por tijolo e pela moldura da pedra. Retirei tudo. Qual a minha surpresa quando percebi que o tubo de extração de fumo estava todo envolvido em la de rocha e papel Kraft ( ja parcialmente queimado). Nem sei como não ardeu aquele papel todo. Da gola do recuperador ao tubo de inox havia uma estrutura em cimento que canalizada o fumo da lareira aberta ( antes do recuperador invicta,) para o tubo de fumos.

    Resumindo. Esta construção errada da lareira fazia com que o meu recuperador antigo nao aquecesse nada. Mandei tubo abaixo. Nova hotte em pladur. Laterais protegidas com silicato de calcio. 2 entradas de ar frio em baixox 2 em cima. Aquece que e uma maravilha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RCF
  7.  # 7

    Boa tarde,

    Eu vou avançar para a Solzaima Hera, isto devido ao tamanho da minha lareira.. Assim que tiver o recuperador montado e a funcionar, publico uma foto e faço uma review.

    Cumprimentos,
    Daniel
    • RCF
    • 16 janeiro 2018

     # 8

    Colocado por: Ângela RodriguesNova hotte em pladur. Laterais protegidas com silicato de calcio. 2 entradas de ar frio em baixox 2 em cima. Aquece que e uma maravilha.

    O silicato de cálcio foi colocado apenas nas laterias (e a toda a altura ou apenas na zona do recuperador?) ou também na retaguarda?
    Para além do silicato, apenas colocaram pladur (rosa?) ou mais algum isolamento (Por ex: lã de rocha)?
    Tem fotos da montagem?
    obrigado
  8.  # 9

    Quais as vantagens das entradas de ar nas hottes em pladur para além de um pequeno aproveitamento de energia?
  9.  # 10

    O objectivo é entrar ar frio por baixo e sair ar quente por cima, aumentando o rendimento.
  10.  # 11

    Boa tarde.foi colocado silicato na lateral e atras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RCF
      IMG_20180108_172206.jpg
  11.  # 12

    Entradas de ar ainda sem grelha.pladur rosa. Zero la de rocha.

    Ja acendi o aparelho. Nas laterais do pladur esta frio ate 1,2 metros. Depois toca e esta quente...mas nao queima. Logo por cima do recuperador o pladur esta quente.( sem silicato)...mas não queima. Queria proteger as crianças de se queimarem se tocassem no pladur.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RCF
      IMG_20180110_131456.jpg
  12.  # 13

    Boa tade,

    Já instalei o recuperador de Calor Solzaima Hera. A temperatura na sala subiu bastante, desde que liguei de manhã até à parte da tarde, a temperatura subiu de 13.5º para 21ºC.

    Tendo em conta que tenho umas escadas para o sótão que não estão "fechadas" e o calor sobe naturalmente por convecção, eu diria que o resultado final é óptimo. Vou testar mais durante a semana.

    Tenho somente uma saída de ar na chaminé pois o ar frio entra pelas laterais do recuperador.

    Cumprimentos,
    Daniel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  13.  # 14

    Bom dia.
    Depois de pesquisar e pesquisar e pesquisar.... fiquei na mesma. Espero que aqui alguém me dê uma ajuda por favor.
    Tenho um apartamento T3 duplex com uma sala com 40m2. Quando comprámos novo a sala tinha um recuperador instalado sem ventilação da marca ferlux. Ao fim de 13 anos achamos que estava a ser um exagero em consumo de lenha e pouco aquecimento. Como ele já estava a abrir nas junções interiores resolvemos trocar por um ventilado com o objectivo de aquecer muiiiito mais... devido ao preço económico e às promessas de boa qualidade optamos pelo invicta grand vision 700 14kw... desilusão 😣😣 Não notamos grande aquecimento na sala, a lenha queima rápido o vidro fica sujo (muito) em 3 horas e o calor bate todo na pedra da lareira que fica a queimar... ajudem-me por favor.... 😭😭
    Não sei o que faça
  14.  # 15

    Então mas esse recuperador novo que comprou é apenas para aquecer a sala?, O que quer dizer com recuperador sem/com ventilação?
    •  
      mhpinto
    • 8 fevereiro 2018 editado

     # 16

    Colocado por: Catarina F.Bom dia.
    Depois de pesquisar e pesquisar e pesquisar.... fiquei na mesma. Espero que aqui alguém me dê uma ajuda por favor.
    Tenho um apartamento T3 duplex com uma sala com 40m2. Quando comprámos novo a sala tinha um recuperador instalado sem ventilação da marca ferlux. Ao fim de 13 anos achamos que estava a ser um exagero em consumo de lenha e pouco aquecimento. Como ele já estava a abrir nas junções interiores resolvemos trocar por um ventilado com o objectivo de aquecer muiiiito mais... devido ao preço económico e às promessas de boa qualidade optamos pelo invicta grand vision 700 14kw... desilusão 😣😣 Não notamos grande aquecimento na sala, a lenha queima rápido o vidro fica sujo (muito) em 3 horas e o calor bate todo na pedra da lareira que fica a queimar... ajudem-me por favor.... 😭😭
    Não sei o que faça


    Vai ter de nos da mais informação:
    - Como é feita a entrada de ar na hotte?
    - Onde estão e quantas são as saídas de ar quente?
  15.  # 17

    O recuperador aquece apenas na sala. Este que compramos agora tem motores e ventoinhas que deitam o ar para fora. O outro não tinha nenhum motor nem ventoinha.
  16.  # 18

    Vou tentar meter fotos para poderem perceber melhor
  17.  # 19

    Então aqui está. Este foi instalado ontem. Falta a pedra por cima dele que teve que ser partida para retirar o outro. Esta chama é sem nenhum tipo de abertura nem motor a puxar, a pedra por cima(balcão) está a ferver. E na sala o calor é quase nenhum.
      1518127777879240969127.jpg
  18.  # 20

    Boa noite

    Tinha um invicta. Além de ter fraco poder de aquecimento tinha ventoinhas que faziam muito barulho.
    O maior problema como referi anteriormente era a má instalação. Tubo dos fumos envolvido em la de rocha.
 
0.0219 seg. NEW