Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos e Boas Festas.

    Vou dar inicio brevemente a instalação de um recuperador de calor com ar quente em 6 divisões.
    Aproveitei os trabalhos executados e publicados por alguns membros cá do forum, para me por ao trabalho.
    A habitação é de uma construção com 35 anos, nao tem isolamento exterior, simplesmente tem janelas e portas em aluminio com vidro duplo e sem qualquer tipo de aquecimento.
    Sei que as perdas termicas vão ser bastantes mas o principal vai ser elevar a tempratura interior pelo menos enquanto o recuperador estiver em funcionamento e o pessoal estiver em actividade porque depois debaixo das mantas ta-se bem..

    O recuperador vai ser "kitado" será instalado numa sala no rés-de-chão, num canto.
    Um tubo de ar quente Ø125 vai para um quarto ao lado com boca de insuflação regulavel na parede.
    O outro tubo vai subir pelo 1º andar paralelo ao tubo dos fumos e passar pelo sotão onde irá ser feita a canalização para as outras divisões com bocas de insuflação regulaveis no tecto.

    O recuperador vai levar uma entrada de ar Ø150 em tubo inox simples flexivel pro carter com cerca de 9m de comprimento ate a parede exterior onde levará o ventilador com a respectiva ligação ao exterior.
    O tubo de ar quente Ø125 que irá pelo 1ºandar e sotão até a ultima divisão terá cerca de 10m.

    Peço ajuda para o seguinte: qual deverá ser a capacidade do ventilador?
    Qual o local mais indicado para colocar as bocas de insuflação nas divisões?
  2.  # 2

    Quem é que vais fazer a instalação?
  3.  # 3

    Eu
  4.  # 4

    Nesse caso peça um orçamento detalhado a uma empresa do ramo. Eles irão fazer lhe o cálculo das áreas e indicar qual o melhor aparelho. Depois com a marca e o modelo da máquina é só procurar o melhor negócio ou até mesmo poderá adquirir a essa empresa.
  5.  # 5

    Com essas empresas não perco mais tempo.
    Supostamente só sabem fazer o basico(recuperador+kit extração), disse-lhes como pretendia e a resposta foi "não executamos os nossos trabalhos dessa maneira".....

    Dai eu partir pro trabalho e ser eu a faze-lo,
  6.  # 6

    Boas accoelho,
    não tinha visto este tópico, foi na altura do Natal a passou-me.

    já sabe que recuperador vai usar?
    quantas saidas vai ter para o 1º andar depois do ventilador?
    como a ultima divisão fica a 10m sugeria pelo menos um de 500m3

    outra dica, ja pensou em fazer isolamento da laje do sotão?
  7.  # 7

    O recuperador vai ser um yolifer 1103
    No 1° andar vai ter 4 saidas
    O ventilador estou a pensar em por um S&P td silent 500

    Quando o tempo permitir vai ser feita a muda de telhado.
    E so depois disso irei fazer as tubagens no sótão
    Isolar a laje talvez um dia....
  8.  # 8

    quantos ventiladores vai colocar? 2 certo?
    esse ventilador S&P td silent 500 é para colocar no exterior?
    e no sotao?
  9.  # 9

    Bom dia,

    Sem querer mudar o tema, isolar a laje por dentro do sotão é eficaz?? Com que material?

    Accoelho vou também aproveitar estas informações para mim... vou restaurar moradia Rc e 1º andar com 110m2 por piso e escolhemos esta solução para aquecimento.

    Obrigado
  10.  # 10

    Estou a pensar em colocar só um ventilador, ficara no interior junto a parede exterior onde levara a grelha pra o exterior.
    Ficara a uns 9 metros do recuperador e o tubo 150 passara junto ao canto laje/viga do rés do chão que depois ficara tapado com gesso cartonado fazendo extensão a viga.

    Isolamento da laje talvez floormate 50mm.....
    mesmo que eu isola-se o telhado nas obras que lhe vao ser feitas iria ter sempre as perdas da laje.
    Penso que as diferenças de preço compensa mais isolar a laje....
  11.  # 11

    Colocado por: accoelhoEstou a pensar em colocar só um ventilador, ficara no interior junto a parede exterior

    acho pouco,
    duvido que o calor chegue às divisões do 1º andar
    veja bem,
    9 metros do exterior ate ao recuperador
    + 3/4 metros desde o recuperador até ao sotao
    + 10 metros no sotão até a ultima divisão
  12.  # 12

    Podera ser insuficiente,
    Dai eu ter pedido ajuda aos mais entendidos na materia, vai ser por experimentações
    Se o de 500 não der exprimento um de 800

    Do recuperador ate a cruzeta no sótão a tubagem vair ser de 150 em vez de 125
  13.  # 13

    Por curiosidade quanto custa um ventilador desses? (S&P td silent 500)

    eu penso que terá sempre de colocar um ventilador no sotão a enviar ar quente para os quartos
    tipo isto:
    http://www.sitiodaslareiras.com/artigos_ventilacao.htm#ASPIRAR_AR_QUENTE
  14.  # 14

    Colocado por: fsilva106Por curiosidade quanto custa um ventilador desses? (S&P td silent 500)

    eu penso que terá sempre de colocar um ventilador no sotão a enviar ar quente para os quartos
    tipo isto:
    http://www.sitiodaslareiras.com/artigos_ventilacao.htm#ASPIRAR_AR_QUENTE


    Atenção que esse S&p não aguenta calor .... so pode ser colocado a insuflar o recuperador
  15.  # 15

    Custa perto de 200€ e sera exclusivamente para insuflar ar no carter do recuperador.
    Consome pouco e é muito silencioso.

    Na sua opinião seria de colocar um a insuflar ar no carter do recuperador e outro no sótão a extrair pras divisões?
    Tudo isto devido ao longo comprimento da tubagem.

    Ja agora qual sera a melhor localização no tecto pras bocas de instalação nas divisões?
    No meio da divisão, perto das portas, longe das portas?
  16.  # 16

    Colocado por: accoelho
    Na sua opinião seria de colocar um a insuflar ar no carter do recuperador e outro no sótão a extrair pras divisões?

    Sim

    o ventilador a insuflar ar no carter pode ser um exaustor de cozinha e por 50€ (usado) faz a festa
    tem é de ter espaço para o colocar
  17.  # 17

    E começaram os trabalhos

    Buraco por onde passará o tubo pra instalação do recuperador

    E buraco pra passagem tubo fumo e tubo ar quente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
      20180127_133652.jpg
      20180127_133639.jpg
  18.  # 18

    vai fazer a instalação toda de raiz?
    a hotte vai fazer como? tijolo ou gesso cartonado?
  19.  # 19

    Sim, vai ser tudo feito de raiz e com gesso cartonado.
  20.  # 20

    Base assentamento do recuperador em blocos betao e tijolos refratários.
      20180127_162513.jpg
 
0.0223 seg. NEW