Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Gostaria que alguém com voto na matéria me ajuda-se:

    - assinei uma ordem de reserva para o arrendamento de uma casa. No dia antes de assinar o contrato de arrendamento o senhorio desistiu de alugar. Apenas me devolveu o valor da reserva. Não e obrigado a devolver o dobro?

    - nos contratos de arrendamento e obrigatório incluir uma clausula em que o inquilino tem de avisar o senhorio com um periodo de 4 meses de antecedencia se quiser sair? Não pode esse prezo ser reduzido?

    Agradeço a vossa ajuda.
  2.  # 2

    (esse apelo de ajuda aos juristas é quase como pregar no deserto...)

    Você assinou uma RESERVA ou um CONTRATO-PROMESSA de arrendamento?
    É que uma reserva não tem qualquer valor jurídico...
    •  
      FD
    • 7 julho 2009

     # 3

    Colocado por: LM007- nos contratos de arrendamento e obrigatório incluir uma clausula em que o inquilino tem de avisar o senhorio com um periodo de 4 meses de antecedencia se quiser sair? Não pode esse prezo ser reduzido?

    O prazo é estipulado pela lei.

    Artigo 1098.o
    Oposição à renovação ou denúncia pelo arrendatário
    1—O arrendatário pode impedir a renovação automática mediante comunicação ao senhorio com uma antecedência não inferior a 120 dias do termo do contrato.
    2—Após seis meses de duração efectiva do contrato, o arrendatário pode denunciá-lo a todo o tempo, mediante comunicação ao senhorio com uma antecedência não inferior a 120 dias do termo pretendido do contrato, produzindo essa denúncia efeitos no final de
    um mês do calendário gregoriano.
    3—A inobservância da antecedência prevista nos números anteriores não obsta à cessação do contrato, mas obriga ao pagamento das rendas correspondentes ao período de pré-aviso em falta.

    http://www.arrendamento.gov.pt/NR/rdonlyres/D293D94B-6648-4E75-8514-4A636F6D8C73/0/Lei_6_2006_27_2_LAU.pdf

    O que não o impede de negociar com o senhorio e, por escrito, este acordar em prescindir do pagamento das rendas correspondentes ao período de pré-aviso em falta.
 
0.0082 seg. NEW