Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    A minha duvida é a seguinte...
    Estou divorciado a cerca de 9 anos e desde então tenho tentado retirar a minha ex mulher do credito habitação que contraimos na compra da casa.
    Eu fiquei responsavel por tudo o que diz respeito a casa e ela aceita sair sem qq objeção do credito habitação. A casa vale mais ou menos o que se deve e desde a altura do divorcio todos os meses eu fiz a transferencia do valor do credito habitação de outra conta minha para o banco saber que sou eu o responsavel pelo credito.
    No entanto o problema é que o Banco não aceita retirar a minha ex mulher do credito porque diz que o meu IRS não é suficiente para contrair a divida sozinho.
    Eu percebo a posição do banco mas tb sei que em 9 anos nunca falhei uma prestação e que já fiz varias tentativas junto do banco em balcões diferentes e a respesta foi sempre a mesma ou seja... não é possivel.
    Depois de tanto tempo o meu receio é que se eventualmente ela contrarir uma divida com as finanças ou algo do genero me penhorem metade da casa.
    Recentemente li sobre as tornas... eu posso comprar metade da casa a ela é isso?
    ou existe qq outra solução?
    Não sei que mais possa fazer...
    agradeço ajudas..
  2.  # 2

    para o banco o problema vai ser sempre e se voce perder o emprego amanha? ate pode ser um bom pagador durante 20 anos seguidos mas eles nao lhes interessa isso, se entretanto tiver refeito a sua vida com outra pessoa e se a pessoa nao se importar voce pode trocar a sua mulher pela ex isto claro s estiverem reunidas as condicoes para isso. como voce iria comprar a metade da casa a sua ex?
  3.  # 3

    Mas qualquer um de nós pode perder o emprego amanha.... o banco tem de ter em conta o futuro mas tb o passado e o presente do cliente...
    Se for possivel teria de arranjar uma maneira... Só nao percebi como funcionam as tornas no caso de só haver passivo e não haver activo.. isto pq a casa basicamente vale o que se deve ao banco..
  4.  # 4

    tem sempre a hipótese de transferir o crédito para outro banco, apresentando-se como o único titular - se o conseguir, faz o pagamento da totalidade do crédito no banco actual e automaticamente deixa de ter o problema.

    a questão é se consegue obter um crédito como único titular e/ou um crédito mais vantajoso do que tem actualmente .. mais de 9 anos, deve ter um spread bem baixo, não?
  5.  # 5

    Não é possivel..
    Por mais estranho e "estupido" que pareça já fui a umas 4 outras instituições bancárias e todas me dizem o mesmo... ou seja, para transferir o credito mesmo que eu suporte os custos de transferencia o novo banco tem de fazer a avaliação do credito e a eventual transferencia comigo e com a ex mulher e só dps do crédito estar na nova instituição é que me avaliam como cliente individual.. ou seja fico na mesma.. pq o que disse a esses bancos foi então eu transfiro o credito com ela e dps se vcs recusarem financiar o credito a mim sozinho fico na mesma....
    Parece sureal mas disseram-me o mesmo em 4 bancos diferentes...
    Ja estou por tudo ja nem me importava de pagar mais um pouco por mês...
  6.  # 6

    A escritura está em nome dos dois?
    E actualmente a senhora está a pagar outro crédito-habitação?
    Os bancos fazem que tipo de pesquisas sobre a vida dos clientes?
    • size
    • 30 dezembro 2017

     # 7

    Colocado por: XPTO2511Não é possivel..
    Por mais estranho e "estupido" que pareça já fui a umas 4 outras instituições bancárias e todas me dizem o mesmo... ou seja, para transferir o credito mesmo que eu suporte os custos de transferencia o novo banco tem de fazer a avaliação do credito e a eventual transferencia comigo e com a ex mulher e só dps do crédito estar na nova instituição é que me avaliam como cliente individual.. ou seja fico na mesma.. pq o que disse a esses bancos foi então eu transfiro o credito com ela e dps se vcs recusarem financiar o credito a mim sozinho fico na mesma....
    Parece sureal mas disseram-me o mesmo em 4 bancos diferentes...
    Ja estou por tudo ja nem me importava de pagar mais um pouco por mês...


    Claro que não é possível. Está em causa a compropriedade registada na Conservatória. Há que começar por dividir a coisa comum.

    Depois, a nível do Banco a responsabilidade do empréstimo está formalizado em nome de 2 titulares, tendo, para isso sido considerado o rendimento de ambos.

    Como é que poderia ser possível a nova hipoteca da casa apenas em seu nome, quando a mesma está registada na Conservatória em nome se 2 pessoas ?
    Concordam com este comentário: Palhava
  7.  # 8

    a escritura e o credito em nome dos dois..
    nao a minha ex mulher nao esta a pagar outro credito...
  8.  # 9

    Colocado por: size

    Claro que não é possível. Está em causa a compropriedade registada na Conservatória. Há que começar por dividir a coisa comum.

    Depois, a nível do Banco a responsabilidade do empréstimo está formalizado em nome de 2 titulares, tendo, para isso sido considerado o rendimento de ambos.

    Como é que poderia ser possível a nova hipoteca da casa apenas em seu nome, quando a mesma está registada na Conservatória em nome se 2 pessoas ?
    Concordam com este comentário:Palhava


    Seria muito simples caso o "Novo Banco" apos avaliação aceitasse apenas um titular fazia o processo todo em conjunto.. alias se tivesse 100% certeza que o novo banco aceitava o credito apenas num titular faria a partilha de bens na conservatoria e de seguida a nova escritura...

    Agora claro que o banco esta no direito de não aceitar.... Mas tendo em conta o tempo do processo por vezes apetecia simplesmente deixar de pagar...
    Alias já coloquei a hipotese de pagar uma parte da casa e o banco tambem recusou...
    Só gostava de ter uma alternativa por parte do banco e não um simples "Não"...
 
0.0147 seg. NEW