Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Tenho visto inúmeros tópicos sobre o assunto neste fórum mas nenhum ofereceu solução concreta. Tenho esta instalação e o aquecimento é muito fraco (quase nulo). O ventilador dispara passado pouco tempo mas o calor só se sente a meio metro da lareira e consigo por a mão nos orifícios por onde supostamente sairia muito calor. Agradecia ajuda. Obrigado.
      3190EA9B-EA7A-479F-95C7-D9DA955453FA.jpeg
      83C42910-7872-4937-B5BC-A37C55B1DBF7.jpeg
  2.  # 2

    Em primeiro lugar sugeria experimentar outra lenha. O ano passado entregaram-me uma lenha tão má que tinha de queimar e queimar e queimar para ver algum resultado...
    Se mesmo assim não produzir calor, provavelmente será um problema de instalação. A parede acima do recuperador aquece?
  3.  # 3

    Colocado por: Bruno.AlvesEm primeiro lugar sugeria experimentar outra lenha. O ano passado entregaram-me uma lenha tão má que tinha de queimar e queimar e queimar para ver algum resultado...
    Se mesmo assim não produzir calor, provavelmente será um problema de instalação. A parede acima do recuperador aquece?


    Produzir calor produz. Mas não comparado com certas instalações que vejo. A parede por cima está fria mas se calhar é normal devido ao tipo de pedra e por ser revestido de modo a não aquecer aquele suporte de tv.
  4.  # 4

    Boa noite
    Este modelo não é um FOGO MONTANHA CLASSIC E600?
    •  
      mhpinto
    • 8 janeiro 2018 editado

     # 5

    Não vejo grelhas de ventilação da hotte, seja de entrada seja de saída de ar quente. Existem?
    Essa grelha na parede junto à janela é o quê?
    Existem saídas de ar quente para outras divisões?
  5.  # 6

    O mais certo é terem envolvido o recuperador em isolamento... E desta forma o calor vai todo direitinho para o exterior pelo tubo de fumos... Só vendo o interior dessa hotte.
  6.  # 7

    Qual o modelo e quem instalou?
  7.  # 8

    Esse recuperador da foto é igualzinho ao meu, que também nunca funcionou bem.
    Já se fez de tudo e continua a mesma porcaria, tem dias que fuma, outros que não, tem dias que o fumo vem para dentro e para pegar é preciso ter uma porta ou janela aberta constantemente, mesmo com tubo e grelha directa da rua para o recuperador.
    Já me mentalizei que o problema é mesmo do recuperador que não vale nada.
    • emad
    • 8 janeiro 2018 editado

     # 9

    Os meus sogros tem um igualzinho e queima bem e aquece bem.
      20180108_194410.jpg
  8.  # 10

    O meu é iguazinho,,tem duas ventoinhas e um motor de que distribui o ar quente,,,neste momento tenho a casa toda menos dois quartos a 22 graus com 5 graus la fora,,uma maravilha!isso para mim não é defeito do recuperador mas sim demasiada isolação na hotte
  9.  # 11

    Colocado por: Bruno.AlvesEm primeiro lugar sugeria experimentar outra lenha. O ano passado entregaram-me uma lenha tão má que tinha de queimar e queimar e queimar para ver algum resultado...
    Se mesmo assim não produzir calor, provavelmente será um problema de instalação. A parede acima do recuperador aquece?


    Eu comprei sobro há pouco tempo atrás, e no uso da maior parte dele, a chama é muito fraca. Sempre ouvi dizer que sobro e azinho são a melhor lenha, portanto não compreendo esta falta de chama. A queimar sim, dura imenso até ficar em cinzas.
  10.  # 12

    Colocado por: ramos1999O meu é iguazinho,,tem duas ventoinhas e um motor de que distribui o ar quente,,,


    Então já não é igual ao meu :)
    O meu não tem nada disso mas é igual sem tirar nem por.
  11.  # 13

    Colocado por: Bricoleiro

    Então já não é igual ao meu :)
    O meu não tem nada disso mas é igual sem tirar nem por.
    o motor fui eu que apliquei mas as duas ventoinhas ja vinham
    o único defeito que confirmo é o de ligar,,não sei porque as vezes tenho que abrir a janela para pegar tendo uma entrada de ar exterior!
    • emad
    • 9 janeiro 2018 editado

     # 14

    Isso tem haver com o tubo de saída dos fumos.
    Se tiver uma girandola no topo da chaminé vai ver que aquilo até assobia.
    Acende uma lareira com uma pinha e meia dúzia de ganos.
  12.  # 15

    Colocado por: emadIsso tem haver com o tubo de saída dos fumos.

    o que tem?
    • emad
    • 9 janeiro 2018

     # 16

    Meta uma girandola na chaminé por fora.
  13.  # 17

    Colocado por: emadMeta uma girandola na chaminé por fora.

    para que? Aquilo so tenho que abrir a janela quando estou a acender que depois nunca volta para atras o fumo!
  14.  # 18

    Já agora, qual o tipo de lenha que está a consumir?
  15.  # 19

    Boa tarde

    Iinstaei um novo recuperador de calor na minha lareira. O antigo invicta nao aquecia nada. O novo e um Fogo montanha E 800 flateline. A verdade e que durante a tentativa de extração do recuperador antigo (invicta)) a pedra da lareira rachou. Acabei por perceber que a minha lareira tinha a hotte em alvenaria suportada por tijolo e pela moldura da pedra.

    Qual a minha surpresa quando percebi que o tubo de extração de fumo estava todo envolvido em la de rocha e papel Kraft ( ja parcialmente queimado). Nem sei como não ardeu aquele papel todo. Da gola do recuperador ao tubo de inox havia uma estrutura em cimento que canalizada o fumo da lareira aberta ( antes do recuperador invicta ter sido instalado,) para o tubo de fumos.

    Resumindo. Esta construção errada da lareira fazia com que o meu recuperador antigo nao aquecesse nada. Mandei tubo abaixo. Nova hotte em pladur. Laterais protegidas com silicato de calcio. 2 entradas de ar frio em baixox 2 em cima. Aquece que e uma maravilha.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto, Bruno.Alves
  16.  # 20

    Colocado por: Ângela RodriguesResumindo. Esta construção errada da lareira fazia com que o meu recuperador antigo nao aquecesse nada. Mandei tubo abaixo. Nova hotte em pladur. Laterais protegidas com silicato de calcio. 2 entradas de ar frio em baixox 2 em cima. Aquece que e uma maravilha.

    Obrigado pela partilha.
    Ou seja, nada de lã de rocha, certo? E meteu o silicato em toda a extensão da hotte? No sitiodaslareiras eles fazem muitas vezes só uma pequena caixa logo por cima do recuperador.
 
0.0173 seg. NEW