Iniciar sessão ou registar-se
    • emad
    • 5 janeiro 2018 editado

     # 1

    Porque não colocamos as máquinas de AC no desvão sanitário ao invés de as colocar na cobertura ou exterior no das casas?
    Pergunto isso porquê?
    Eu tenho um acesso ao meu desvao na entrada da cozinha. Fica situado na zona do tapete de entrada. Esta é a entrada pela garagem.
    Se eu colocasse uma máquina potente de AC com a saída por uma grelha no meio do tapete, acham que resultava?
    Opiniões?
    Uma máquina de AC no desvão não ajudava a renovar o ar? Funcionava como VMC?
  1.  # 2

    Não
  2.  # 3

    A não ser que coloque a saída do AC directamente para fora e entradas de ar no desvao
    • emad
    • 5 janeiro 2018 editado

     # 4

    Eu tenho 8 entradas verticais de ar no desvao.
    Não podia fazer uma conduta?
  3.  # 5

    A minha BC ficou ao inicio num sitio que so tinha abertura por cima (4 paredes, uns 1,5X3m, e sem tecto) e tive que a trocar que aquilo ficava absolutamente gelado! Logo baixava imenso o rendimento da bomba...
    • emad
    • 5 janeiro 2018 editado

     # 6

    O meu desvao deve ter 150 m3. Está dividido em 3 compartimentos individuais, mas com abertura entre eles. Tipo janelas.
    Tenho ponto de luz para o desvao. Tenho entradas /saídas de ar. E a água pode ir para o chão do desvao. Ou como tenho uma saída de escoamento que pode ir para um poço de 4 metros que tenho para escoar água do desvao caso apareça, também podia sair para esse poço exterior.
    Alguém pode explicar tecnicamente o funcionamento possível de uma solução destas.
    Quando poderia custar um equipamento de AC para 24000 btus e a conduta?
    A ideia era por aquilo a servir de aquecimento no inverno. O piso de rc é uma especie de open space entre cozinha, sala e hall das escadas.
    Uma vez que o ar quente sobe, pelo menos a gravidade ajudava e a saída da conduta era no chão.
    No inverno até funcionava como cortina na entrada.
    • emad
    • 5 janeiro 2018

     # 7

    A ideia era colocar uma grelha deste tipo no chão.
      glp17-01.jpg
      97216-11051471.jpg
  4.  # 8

    Colocado por: emadA ideia era colocar uma grelha deste tipo no chão.
      glp17-01.jpg
      97216-11051471.jpg
    existem grelhas proprias para pavimento, tipo estas
      2017-03-17 08.28.51.jpg
    • emad
    • 5 janeiro 2018

     # 9

    Mas é possível a máquina funcionar de forma eficaz num cenário destes?
  5.  # 10

    Colocado por: emadMas é possível a máquina funcionar de forma eficaz num cenário destes?
    é um dos muitos cenários possíveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: emad
  6.  # 11

    A máquina nunca será muito silenciosa, pelo que poderá ter ruído devido à colocação da unidade nesse espaço interior fechado . Esse som aereo pode propagar-se pela estrutura da habitação.

    O que você pretende é mais uma maluqueira como qualquer outra que serve e é inteligente, ser servir os interesses do dono.

    O calor sobe, mas não ficamos perante um Piso radiante, como tal, vai ter algo que não fará muito sentido, pois vai ter um fluxo de ar ascendente num ponto. Se aquece a casa, sim, mas se calhar não irá de encontro ao que idealiza. Tem de ter cuido para não acontecer isto:
    https://youtu.be/TZ1wbKXh4x4


    Quem conhece AC, sabe que é bom levar com ele no corpo, ou estar na zona de influência do ar agitado.
  7.  # 12

    ....
    • emad
    • 6 janeiro 2018 editado

     # 13

    Callinas teve piada.
    Mas a ideia não é fazer como o piso radiante.
    A ideia era colocar uma grelha com inclinação para a frente. O calor subia mas era empurrado para a frente e espalhava-se pelo rc.
    Talvez uma máquina com 35000 btus desse conta do recado.
    Quero evitar ter maquinaria na cobertura.
    Se fosse hoje preparava a pré instalação de AC de condutas pelo desvao e não pela cobertura.
    Mas só existe um problema que ainda ninguem deu conta.
    A máquina manda ar quente por esta saída, mas tem de ter uma outra saída para puxar o ar frio.
    Como solucionava este problema?
  8.  # 14

    emad

    pode explicar melhor a sua ideia/objectivo?

    é fazer a climatizacao da sua casa através das máquinas de exterior do AC, colocadas no desvão ou será ventilar o desvão através dos ventiladores dessas mesmas máquinas?
  9.  # 15

    Eu tb ainda não percebi.
    Pensei que estava a falar apenas de colocar as máquinas exteriores no desvao.
  10.  # 16

    sim também será isso.
    Mas é preciso controlar a entrada e saída de ar.
    • emad
    • 6 janeiro 2018 editado

     # 17

    Colocado por: nmex2emad

    pode explicar melhor a sua ideia/objectivo?

    é fazer a climatizacao da sua casa através das máquinas de exterior do AC, colocadas no desvão ou será ventilar o desvão através dos ventiladores dessas mesmas máquinas?

    A ideia era colocar apenas uma máquina no desvão para aquecer cozinha e sala com saída pelo chão.
    Eu quero evitar ter máquinas na cobertura. Mas a minha pre instalacao de AC está pela cobertura e tecto.
    Se soubesse o que sei hoje tinha projectado a pré instalação pelo desvao.
    Isto foi apenas uma ideia que me ocorreu.
    A questão é que a ser possível e ter uma máquina a trabalhar no desvao também deve ajudar a forçar o ar a circular.
    Tenho 9 saídas laterais verticais no desvão para circular o ar naturalmente.
    A minha dúvida prende-se com o seguinte. Num sistema de condutas temos as saídas e entradas de ar.
    Como funcionaria aqui? A máquina só vai colocar ar quente.
    Não esquecer que a ideia é sobretudo aquecer. Porque a partida arrefecer não será necessário. Mas se for, a máquina faz as duas coisas.
    A ideia era ter um sistema oculto e que desse apoio no inverno.
    Agora também não sei o que poderia custar isto. Mas de certeza que não seria muito dinheiro. Mas acho que uma máquina de 35000 btus era necessário. Depois era colocar uma conduta para ligar a máquina que iria acoplar a saída no chão.
  11.  # 18

    Pq não quer as máquinas na cobertura se já tem tudo preparado para isso?
    Qual é a razão?
    • emad
    • 6 janeiro 2018

     # 19

    Quero evitar trânsito na cobertura e fixações de maquinaria. Depois vem os problemas de infiltrações.
    A malta por mais que lhes pague a preço de ouro não tem cuidado nenhum.
    Se tivesse pensado nisto desde o início. Já tinha colocado o ac a trabalhar.
    Mas ando a matutar nisto.
    Realmente devíamos começar quando estamos acabar.
  12.  # 20

    Não deixou já fixações na laje?
    Ou faz como o Jorge Alves já mostrou várias vezes, só pousada com pesos a segurar.
    Que tipo de máquina seria?
 
0.0192 seg. NEW