Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Construir moradia - primeiros passos

Terreno: 1.700m2, com muito pouco desnível, na forma geométrica de um rectângulo em que as laterais sul e norte têm cerca de 70m de comprimento e as laterais nascente (onde se localiza a estrada principal) e poente cerca de 24m (já adquirido). Localização aldeia no concelho de Sintra bem próximo de Lisboa.

Objetivo 1: Construir casa térrea que deve ser essencialmente prática, funcional e confortável. Deve ter pelo menos, uma cozinha aberta interligada com a sala de refeições e de estar, uma suite (completa, wc e closet), dois quartos e um wc. Este conjunto de divisões deve ter uma área útil de até 150m2. Opcionalmente e se for possível nessa área, poderá ter mais um wc social e um pequeno escritório.
    Deve ter uma garagem até 40m2, na qual terá parte destinada à casa das máquinas, com ligação interior à habitação.
    As duas áreas juntas não devem nunca ultrapassar os 200m2, idealmente deveram rondar os 180m.
    Devem ser eliminadas, tanto quanto possível, áreas de passagem como corredores e hall.

Objetivo 2: Manter dentro do orçamento de 160.000,00 € (exclui terreno, arquitecto, licenças, ligações de àgua, luz e esgotos, bem como arranjos exteriores nos quais se incluem muros e passeios/pateos fora dos alpendres) e electrodomésticos de cozinha.

Objetivo 3: Além de habitação, será também um investimento a médio longo prazo, uma vez que já possuímos uma habitação “superior”, mas que de momento se encontra longe dos locais de trabalho.

Fase em que se encontra: Arquitecto está escolhido, e já foi realizado o levantamento topográfico. A forma geométrica da casa deverá ser um “L”, esteticamente deverá ser simples q.b., com janelas grandes e o máximo de divisões orientadas a sul, ou seja maximizando a exposição solar.
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 2

Construir moradia - Primeiras dúvidas:

1ª Etics ou paredes duplas em alvenaria tradicional? O arquitecto aconselha Etics, pelo que li no fórum, no respetivo tópico, diria que estou convencido a 95% em optar por Etics. A questão será qual a melhor opção de Etics? XPS, EPS, Lã Mineral ou Cortiça? Após ler todo o tópico, não sei se tirei alguma conclusão concreta, nem sei se alguém que não perceba nada do tema o conseguirá, sobre a melhor escolha… percebi sim que se deve optar por alguém que faça a instalação “by the book”. Mas qual a escolha certa de material (cortiça?) e no meu caso? Eu diria que lã mineral, pela relação preço/qualidade!? Não me perguntem por densidade/espessura que agora não sei, é uma escolha acertada? Qual o preço de mercado para este material (com as características recomendadas) e respetiva aplicação de acordo com as regras?

2ª Supondo que será Etics, o arquitecto falou-me em tijolo térmico de 25? É o complemento ideal para o Etics? Deverá ser o de 25? E o preço em relação ao tijolo tradicional? Afinal não posso entrar em loucuras…

3ª O telhado: o arquitecto falou em “sem telha” que é seguro contra infiltrações etc., desde que lá está, feito de acordo com as regras, eu confesso que aqui não estou convencido, até pelo que também li no tópico sobre o tema, que falam em manutenção frequente etc… e prefiro usar telha, estou a pensar na telha plasma da CS. Não consegui ao certo perceber em relação a preços qual a melhor opção, tendo em conta que se a opção recair sobre a “sem telha”, terá de ser uma solução que dê todas as garantias quer de impermeabilidade que térmicas.

4ª Caderno de encargos: de momento apenas adquiri os serviços de arquitetura, foi adicionalmente proposto o serviço de consultadoria para realização do caderno de encargos/acompanhamento da obra. Será que se justifica para uma obra desta dimensão? Qual o valor justo/ de mercado?

Agradeço a colaboração de todos que saibam, que tenham as mesmas dúvidas ou passado pela mesma situação. Peço que as respostas sejam o mais objetivas possíveis, e apenas se acrescentarem valor à discussão/esclarecimentos, pois pelo que li nos outros tópicos acabamos por retirar pouco conteúdo de tudo o que se escreve ou o conteúdo se encontra demasiado disperso e é difícil a quem não tem conhecimentos sobre o tema, ficar esclarecido dada a dispersão de temas/ideias que fogem ao tópico.

Resta acrescentar que vou tentar colocar a evolução do projecto/obra, as soluções optadas e o custo inerente.

Muito obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  4.  # 3

Colocado por: NTORIONàgua

Colocado por: NTORIONesgotos

o que é que o Arquitecto sugeriu aqui?

5.  # 4

Colocado por: James Bondo que é que o Arquitecto sugeriu aqui?

Os arquitectos, relativamente às águas e esgotos, não sugerem nada, não é da competência deles...já deveria saber isso !!
    Concordam com este comentário: NTORION
  6.  # 5

pague o caderno de encargos e mapa de quantidades que é dinheiro poupado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  7.  # 6

Já existe um projecto e ainda há dúvidas qt a ser uma cobertura plana ou um telhado tradicional?
    Como assim?
  8.  # 7

Colocado por: Slavikpague o caderno de encargos e mapa de quantidades que é dinheiro poupado...

Por isso coloquei a questão, qual o valor razoável para uma obra destas? O valor que me foi apresentado pareceu-me excessivo não só pelo CE, mas pelo custo do acompanhamento mensal do mesmo.
  9.  # 8

Colocado por: Pedro Azevedo78Já existe um projecto e ainda há dúvidas qt a ser uma cobertura plana ou um telhado tradicional?
    Como assim?

O projeto ainda só está em rascunhos meus, para apresentar algo parecido com o que quero ao arquiteto, mas este mês deverá arrancar... Daí colocar as minhas primeiras dúvidas agora.

P.s. será importante todos lerem os dois primeiros comentários, onde tentei fazer a introdução completa do projeto e fase em que se encontra de forma a evitar demasiado "ruído".
  10.  # 9

Nesses rascunhos como idealiza a casa? Se até já tem forma de L e tudo, deve ter uma ideia de como quer esteticamente o telhado... Essa tem de ser a sua decisão.
    Qt a um ser melhor que outro, é sempre mais do mesmo.
    Bem feitos são os dois fantásticos. Mal feitos são os dois miseráveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  11.  # 10

Colocado por: NTORIONO valor que me foi apresentado pareceu-me excessivo não só pelo CE, mas pelo custo do acompanhamento mensal do mesmo.

E possível saber qual foi esse valor?
  12.  # 11

Colocado por: zedasilva
    E possível saber qual foi esse valor?

CE (materiais, quantidades, execução) 4.500+iva
    Acompanhamento para verificar se o CE cumprido 400+ iva mensal.
  13.  # 12

Colocado por: Pedro Azevedo78Nesses rascunhos como idealiza a casa? Se até já tem forma de L e tudo, deve ter uma ideia de como quer esteticamente o telhado... Essa tem de ser a sua decisão.
    Qt a um ser melhor que outro, é sempre mais do mesmo.
    Bem feitos são os dois fantásticos. Mal feitos são os dois miseráveis.

Esta explicado no primeiro comentário como idealizo a casa e o que pretendo. Não vou partir do formato do telhado para decidir a forma e as divisões da casa mas sim o inverso. O telhado terá de se adaptar à geometria da casa, para um telhado de uma casa em L com telhas nada mais fácil, 6 águas, dependendo da perna do L e dos alpendres até 4 águas pode bastar. Para um telhado sem telha não faço ideia como é executado, mas pelo que li até se adapta melhor a qualquer geometria.
  14.  # 13

Colocado por: NTORIONAcompanhamento para verificar se o CE cumprido 400+ iva mensal.

Está incluída a direção de fiscalização e coordenação de segurança?
    Quantas visitas mensais inclui?

Colocado por: NTORIONCE (materiais, quantidades, execução) 4.500+iva

Quando fala em quantidades é mapa de quantidades certo? É só da arquitetura ou de todas as especialidades?
    O que é a execução? É a descrição de como cada trabalho é executado ou é projeto de execução?
  15.  # 14

Colocado por: zedasilva
    Está incluída a direção de fiscalização e coordenação de segurança?
    Quantas visitas mensais inclui?

Quando fala em quantidades é mapa de quantidades certo? É só da arquitetura ou de todas as especialidades?
    O que é a execução? É a descrição de como cada trabalho é executado ou é projeto de execução?

CE Quantidades, diz respeito a Arquitetura e especialidas;
    Fiscalização, uma reunião de obra semanal;
    Execução, sim ser feito de acordo com o projeto ou seja como cada trabalho é executado, daí ser necessária a fiscalização pq eu não teria conhecimento para fazer esse acompanhamento.
  16.  # 15

A fiscalização é um imperativo legal.
    400€ para 4 visitas mensais se isso incluir tb a Coordenação de segurança, não é caro.
    Dependendo da complexidade da obra, pode não necessitar de tantas visitas.
  17. Ícone informação Anunciar aqui?

18.  # 16

Pois, mas representa cerca de 12.000€, isto se a obra demorar 12 meses. E cerca de 7,5% do orçamento de construção... Se fosse uma obra de 500.000€ esse custo era quase residual, 2,4% assim de cabeça, pelo que não tinha dúvidas, assim o melhor será avançar e daqui por uns meses antes de solicitar orçamentos logo me decido.
  19.  # 17

12000 com Iva para uma coisa boa é o normal. O problema é que pode não ser boa e nesse caso vai deitar dinheiro fora.
    Concordam com este comentário: anselmo
  20.  # 18

Colocado por: jorgferr12000 com Iva para uma coisa boa é o normal. O problema é que pode não ser boa e nesse caso vai deitar dinheiro fora.

Só questiono o valor em relação às dimensão/custo da obra, parece-me 7,5% um pouco pesado. Mas foi referido antes, por outro membro, que é um valor justo.
    A parte de arquitetura e especialidades já foi contratualiza à parte.
    Como disse é uma situação a ponderar nos próximos meses.

Obrigado
  21.  # 19

Colocado por: PicaretaOs arquitectos, relativamente às águas e esgotos, não sugerem nada, não é da competência deles...já deveria saber isso !!

agora responde pelos outros??

pois,mas já serviu para sugerir ETICS e outras coisas.....
    Concordam com este comentário: Diogo999
  22.  # 20

Colocado por: James Bond

agora responde pelos outros??

pois,mas já serviu para sugerir ETICS e outras coisas.....

Quando falei em esgotos, água, luz, foi relativamente a ligações à rede pública... e que não as incluía no meu orçamento (de 160k), que pelo menos na minha experiência anterior eram competência da câmara /outras entidades.

Relativamente a essas instalações "dentro de paredes", ainda não chegámos lá, como disse no 1º comentário, ainda só existe a escolha do arquitecto, 1ºs rabiscos realizados por mim e o levanto topográfico.

O que foi sugerido, foi durante as primeiras conversas exploratórias para a escolha do gabinete, não houve até agora qq decisão.
    Concordam com este comentário: James Bond
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">