Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Venho pedir o apoio e a experiência dos outros foristas relativamente ao solar térmico.

    Pretendo adquirir um sistema destes e estou na dúvida relativamente à capacidade.

    Somos 4 a utilizar a água quente.

    Por norma os vendedores inclinam-se para a solução de 300 litros (o que não surpreende), mas também já me sugeriram os 200. Estou portanto na dúvida e penso que não vou chegar a nenhuma conclusão só com as calculadoras da web e opiniões de quem vende.

    Qual a vossa experiência e padrão de uso?
  2.  # 2

    Boa noite.
    Tudo será uma questão de gerir.
    Na minha opinião 200 litros será para um casal e 300 litros para uma família a partir de 4 pessoas.
    Se a família for gerindo com base na quantidade que consome em banhos e não só, 200 litros poderá chegar, mas parece-me muito arriscado.
    Posso falar do meu caso: somos 3 e temos um depósito de 300 litros.
    Tenho desde Maio de 2017 e só liguei à corrente em finais ou inícios de Novembro.
    Sempre que haja uma semana de sol, mesmo em pleno inverno, posso desligar sistema no quadro eléctrico. É suficiente para o meu consumo.
    Acho que deveria recolher mais opiniões sobre o assunto para que possa tomar a melhor decisão.
  3.  # 3

    Colocado por: nsiviVenho pedir o apoio e a experiência dos outros foristas relativamente ao solar térmico.

    Pretendo adquirir um sistema destes e estou na dúvida relativamente à capacidade.

    Somos 4 a utilizar a água quente.

    Por norma os vendedores inclinam-se para a solução de 300 litros (o que não surpreende), mas também já me sugeriram os 200. Estou portanto na dúvida e penso que não vou chegar a nenhuma conclusão só com as calculadoras da web e opiniões de quem vende.

    Qual a vossa experiência e padrão de uso?


    Que sistema se refere ao termossifão ou circulação forçada e qual o apoio que vai optar?
    Se tiverem habitos de tomarem banho de seguida aconselho o de 300 lts se fizerem uma gestão repartida serve o de 200 lts em t ermos de manutenção tem custos reduzidos em relação ao de 300.
  4.  # 4

    O sistena que tenho em mente é de termosifão com resistência para apoio.

    O argumento dos 200 litros era que cada pessoa usa em média 40 litros de água para tomar banho. Por este raciocinio 200 litros = 5 banhos.

    Já agora Costa, porque diz que 200 lts tem custos reduzidos. Por acaso pensava que a esse nível seria o mesmo.
  5.  # 5

    eu nao aconselho a resistencia...

    a nao ser que instales alguma regulador poderás ter a resistencia sempre a trabalhar quando baixa a temperatura por exemplo à noite

    Aqui optimos por desligar a resistencia, quando a agua acaba, o esquentador inicia o que falta
    Concordam com este comentário: Skinkx
  6.  # 6

    Sempre 300 litros, custa quase o mesmo e aumenta a energia acumulada, a autonomia... tem muito poucas desvantagens. E se tiver boa estratificação, então é só vantagens.
  7.  # 7

    Colocado por: SkinkxSempre 300 litros, custa quase o mesmo e aumenta a energia acumulada, a autonomia... tem muito poucas desvantagens. E se tiver boa estratificação, então é só vantagens.

    E se for necessário recorrer à resistência, um depósito maior não faz aumentar o consumo? Ou não tem nada a ver? Se não tiver nada a ver, expliquem lá como é que a coisa funciona de forma a que um leigo entenda, sff.
    • tmmc
    • 8 janeiro 2018 editado

     # 8

    Colocado por: mhpintode forma a que um leigo entenda, sff.

    Independentemente do sistema de aquecimento, quanto maior for a quantidade de agua a aquecer, mais gastará na fonte desse aquecimento.
  8.  # 9

    Colocado por: nsivi

    Já agora Costa, porque diz que 200 lts tem custos reduzidos. Por acaso pensava que a esse nível seria o mesmo.


    Em termos de manutenção o de 200 lts é constituído por 1 painel o de 300 por dois e na introdução do liquido solar por ex.
  9.  # 10

    Colocado por: master_chiefeu nao aconselho a resistencia...

    a nao ser que instales alguma regulador poderás ter a resistencia sempre a trabalhar quando baixa a temperatura por exemplo à noite

    Aqui optimos por desligar a resistencia, quando a agua acaba, o esquentador inicia o que falta
    Concordam com este comentário:Skinkx


    É assim que tem executado?

    Como sou obrigado a colocar gás, estou a pensar nisto precisamente. Um esquentador a gás natural para apoio do sistema solar. É exequível?
  10.  # 11

    Eu tenho
    gás de botija
    e sim é assim que é usado por 8 pessoas, ainda ninguem se me queixou.
    painel... esquentador dispara até chegar a agua.... quando termina ou a agua nao esta bem quente o esquentador está a apoiar para manter os 45º
    • nsivi
    • 8 janeiro 2018 editado

     # 12

    Por acaso propuseram-me uma solução curiosa. A resistência estará ligada a um painel solar com bateria.
    Básicamene sempre que não houver sol a bateria entra em acção. Se o sol for insuficiente a extensão do painel solar irá fazer alguma compensação.
  11.  # 13

    Colocado por: mhpinto
    E se for necessário recorrer à resistência, um depósito maior não faz aumentar o consumo? Ou não tem nada a ver? Se não tiver nada a ver, expliquem lá como é que a coisa funciona de forma a que um leigo entenda, sff.


    Sim, o que disse é verdade, mas é mais provável ter que recorrer a resistência eléctrica quando tem menor capacidade de acumulação: 4 pessoas podem fazer um depósito de 200 litros baixar para a temperatura onde a resistência é activada, com 300 litros é mais difícil.

    Em todo o caso, a resistência eléctrica é para estar pendurada, não é para usar nunca, porque a electricidade é cara. Há um ou outro cenário onde o depósito de 200 litros pode ser mais funcional, mas estamos a falar num cenário de 1 em 100.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  12.  # 14

    Colocado por: Skinkx4 pessoas podem fazer um depósito de 200 litros baixar para a temperatura onde a resistência é activada, com 300 litros é mais difícil.

    Agora percebi. Obrigado

    Colocado por: SkinkxEm todo o caso, a resistência eléctrica é para estar pendurada, não é para usar nunca, porque a electricidade é cara

    Acreditando em quem por aqui diz que tem, a coisa não é assim tão dramática.
  13.  # 15

    Colocado por: mhpinto
    Agora percebi. Obrigado


    Acreditando em quem por aqui diz que tem, a coisa não é assim tão dramática.


    Pois, o problema é que a maioria já está mentalizada que vão pagar muito de electricidade e depois não chegam a saber se não têm a resistência eléctrica a fazer uma boa parte do trabalho que podia ser feita pelo solar.

    Um bom depósito de 300 litros, com 2 permutadores, permite-lhe ter uma 2.ª fonte de apoio em que você controla totalmente essa fonte e quando a mesma é activada. Para quem tem biomassa em casa, como um recuperador de calor a água, isto é extremamente simples e eficiente e a resistência eléctrica completamente redundante.

    E volto a dizer, um depósito com boa estratificação (o Bond poderia ensinar umas coisas sobre isto) tem a mesma tiragem de água quente que um de menores dimensões, porque mesmo estando a temperatura mais baixa, toda a água quente está concentrada na parte de cima e assim tem todas as vantagens dos depósitos maiores, com as melhores funcionalidades dos depósitos mais pequenos.

    Mesmo isto, mesmo um depósito, quando parece só um balão de água quente, tem muito que se lhe diga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  14.  # 16

    pois tem, uma das coisas que tem que se lhe diga é mesmo a estratificação, para aqs o ideal é mesmo depositos com aqs instantania em que a agua do primario estratifique sem andar la as voltas, mas mesmo assim o problema de um deposito aqs instantania de 300 litros nao tem o mesmo volume de agua que tem um 300litros normal, tem menos, enquanto que num normal tem 300 litros de agua quente disponivel o instantanio tem cerca de metade ou mais um pouco!!! ja um de 500 litros instantaneo tera mais ó menos o mesmo que um de 300 litros normal
  15.  # 17

    Poderia indicar algumas marcas/modelos que têm essas caracteristicas?
  16.  # 18

    Olhe, eu tenho um TS de 200l. Com o apoio do «amigo» socrates. Estou satisfeito, mas se fosse hoje tinha comprado de 300l

    Com o de 200 recorro mais vezes à resistência, porque não acumula tanta água quente, mas também aquece a água num instante. E depois de alguns anos de uso já tenho a coisa mecanizada.

    Como tem um termometro a cerca de 1 terço do topo, controlo da seguinte maneira. Sei que até o termometro acusar 38 não preciso ligar o apoio, dá bem para 1 duche ou 2 rapidos, se for preciso mais água quente aí ligo durante 1 hora, é o suficiente para o leitor acusar cerca de 50. Se estiver a menos de 30 já não o ligo, recorro ao esquentador, que não é inteligente, Tenho ainda uma bailarina, para quando prevejo dias mais nebulosos. Controlo tudo manualmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nsivi
  17.  # 19

    Caro Luisrds,

    O seu exemplo é muito interessante.
    Quantas pessoas usam aí em casa? E já agora qual é a marca/modelo?

    O termómetro foi colocado por si ou já vem de série?

    E, perdoe-me a ignorância, o que é uma bailarina?

    Nos dias mais nebuloso a quanto consegue elevar a temperatura da água sem apoio?
  18.  # 20

    Colocado por: nsiviVenho pedir o apoio e a experiência dos outros foristas relativamente ao solar térmico.

    Pretendo adquirir um sistema destes e estou na dúvida relativamente à capacidade.

    Somos 4 a utilizar a água quente.

    Por norma os vendedores inclinam-se para a solução de 300 litros (o que não surpreende), mas também já me sugeriram os 200. Estou portanto na dúvida e penso que não vou chegar a nenhuma conclusão só com as calculadoras da web e opiniões de quem vende.

    Qual a vossa experiência e padrão de uso?


    Eu tenho orçamentos do Kit de sistema solar termico, com 200litros e com 300 litros.
    A diferença economica emtre eles são 400 Euros aprox.

    No seu caso, e ja que a diferença não for assim tao "determinante" (mesmo que 400 euros de jeito pra muita coisa ) se você como referir são 4 pessoas,e imagino 2 de elas sejam crianças ou adolescentes, eu na minha (leiga) opiniâo acho que deberia apontar mais pela opçao dos 300 litros e assim ir pelo seguro, ja que imagino tbm no seu caso a diferença economica emtre as propostas não ser assim tão grande.
 
0.0197 seg. NEW