Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: Imarques

    Ainda assim essa area que fala da 164m2, e no meu terrwno o maximo é 140....


    correcto, até tem mais porque tem uma garagem semi-enterrada. mas a sala e cozinha são ENORMES!!!! em contrapartida os quartossao normalissimos com 14m2 e a suite com 25m2
    foi apenas para perceber que nessas áreas cabem tudo .. e sem ser medidas mínimas.
  2.  # 82

    vc nao vai poder alterar a área pois já está no máximo permitido. 0.35 x 400 = 140
    o que pode fazer é alterar o polígono (caso seja necessário) para que as coisas caibam melhor caso não caibam com o que tem.. não faça confusão a pensar que pode aumentar a área de implantação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Imarques
  3.  # 83

    Colocado por: antonylemos

    correcto, até tem mais porque tem uma garagem semi-enterrada. mas a sala e cozinha são ENORMES!!!! em contrapartida os quartossao normalissimos com 14m2 e a suite com 25m2
    foi apenas para perceber que nessas áreas cabem tudo .. e sem ser medidas mínimas.


    Pois, eu até entendo! A casa da minha irma tem 4 quartos normalissimos, 2 com 14 mt2, 1 com 20 e um mais pequenito com 11, e tem sala e cozinha tb mto grandes em 170 mts de area. E vi uma vez um projeto em 140 mts girissimo, mas num poligono retangular. Eu estou mais desanimada porque as indicacoes que tivemos de quem trabalhou o projeto foram de que era impossivel. E a proposta que nos apresentaram foi para 200 m2 para um t3 com quartos de 14, suite com 24 e em primeiro andar! Com uma area de circulação enorme!
  4.  # 84

    Colocado por: antonylemosvc nao vai poder alterar a área pois já está no máximo permitido. 0.35 x 400 = 140
    o que pode fazer é alterar o polígono (caso seja necessário) para que as coisas caibam melhor caso não caibam com o que tem.. não faça confusão a pensar que pode aumentar a área de implantação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Imarques


    Pois, ja tinhamoa falado sobre issi, mas com o comentario do Pedro Barradas pensei que pudesse...
  5.  # 85

    Colocado por: ImarquesPois, ja tinhamoa falado sobre issi, mas com o comentario do Pedro Barradas pensei que pudesse...

    Só fazendo as contas a todo o loteamento será possivel aferir se é possivel aumentar a area de implantação apenas no seu lote... Se o indice, face o PDM, não estiver esgotado.

    Muita gente faz as contas lote a lote... mas deve fazer pela superficie total... depois ainda h~´a a considerar alguma limitação imposta por designio especifico constante no pdm em causa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Imarques
  6.  # 86

    Colocado por: Pedro Barradascomo já aqui foi dito, basta efectuar o edital e divulgação nos jornais.. aguardar os 30 dias. Sem oposição, o assunto fica arrumado...
    Como é obvio as alterações propostas tem de cumprir os parâmetros urbanisiticos exigidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Imarques


    Estou a desenterrar esta mensagem 3 anos depois mas vou passar pelo mesmo.
    Para além da alteração na câmara não é preciso alterar nas finanças também? Se sim, a alteração nas finanças pode correr em paralelo?

    Cumprimentos,
    Pedro Vieira
  7.  # 87

    Se houver alteração dos parametros urbanísticos que sejam relevantes para os registos, terá de actualizar o artigo tanto nas finanças como na conservatória do registo predial. Leva o novo aditamento do alvará de loteamento e trata disso.
    Mas se tem alguém a tratar disso, essa pessoa saberá esclarecer.
  8.  # 88

    Colocado por: Pedro BarradasSe houver alteração dos parametros urbanísticos que sejam relevantes para os registos, terá de actualizar o artigo tanto nas finanças como na conservatória do registo predial. Leva o novo aditamento do alvará de loteamento e trata disso.
    Mas se tem alguém a tratar disso, essa pessoa saberá esclarecer.


    Comprei um lote que tem 590m2 mas a área de implantação são 90m2. Foi-me explicado que o promotor do investimento é useiro e vezeiro nesta situação. Coloca uma área de implantação mt pequena para que lhe fique mais barato. Depois, cabe aos futuros proprietários arcarem com o processo de alteração das áreas.
    Segundo informação que obtive na câmara a área pode crescer significamente. Tenho de deixar o mesmo espaçamento para a rua, minimo de 3metros para o vizinho e já não sei bem quanto para as traseiras.
    A nossa casa será rés do chao e vai passar a ter uma área de implantação de 161m2.

    A minha dúvida agora é saber como é que isto se processa.

    - Preciso da aprovação de 2/3 dos proprietários? Não é possível publicar num edital na câmara e esperar x dias?
    - Só posso submeter o projecto de licenciamento após a área de implatanção ter sido retificada? Ou este processo pode ocorrer em paralelo? Isto é, no projecto de licenciamento segue também a alteração à área de implantação?
    - Se envolver as finanças tenho de abrir um processo directamente com as Finanças? Esse processo vai bloquear o projecto de licenciamento ou pode ocorrer em paralelo?

    Desculpe as perguntas se forem parvas e muito obrigado pela ajuda
  9.  # 89

    Primeiro promove a alteração do loteamento. Espera...
    Aprovado e aditamento de alvará emitido. Efectua a actualização dos registos finanças e conservatória.

    Depois disto certo é que pode submeter o projecto da casa.

    O arquitecto que escolher saberá concerteza esclarecer.
  10.  # 90

    Colocado por: Pedro BarradasPrimeiro promove a alteração do loteamento. Espera...
    Aprovado e aditamento de alvará emitido. Efectua a actualização dos registos finanças e conservatória.

    Depois disto certo é que pode submeter o projecto da casa.

    O arquitecto que escolher saberá concerteza esclarecer.


    Foi o que pensei. Estou mesmo a ver que todo este processo ainda vai demorar. Sinto-me um bocado enganado porque desde cedo mostrei interesse em construir rapidamente mas ainda nem pude escriturar o terreno. Nas finanças ainda nao está loteado e, apesar de já terem alvára da CM, ainda nao começaram as obras do loteamento.

    Obrigado pelos esclarecimentos.

    PS: O arq é um rapaz novo e tem estado pouco disponível para resolver essas questões.
  11.  # 91

    Mas se o loteamento nem sequer foi rececionado... Mesmo que provisoriamente...
    Aproveite para promover a alteração ao loteamento agora, que ainda é só de um proprietário. Fale com o promotor e com a equipa de projecto do loteamento.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  12.  # 92

    Colocado por: Pedro BarradasMas se o loteamento nem sequer foi rececionado... Mesmo que provisoriamente...
    Aproveite para promover a alteração ao loteamento agora, que ainda é só de um proprietário. Fale com o promotor e com a equipa de projecto do loteamento.


    Já falei com ele. Ele disse que se fizermos a alteração agora voltava tudo à estaca 0. Isto é, o processo nas finanças já está em vias de conclusão - segundo ele por causa do covid demorou quase 6 meses - e alterações agora iriam anular esse proceso.
    Ele disse para escriturar o terreno e depois eu próprio tratar disso.

    Já agora, faz ideia do tempo que vou precisar para alterar a área de implantação?

    Obrigado
  13.  # 93

    Colocado por: pvieira91Foi-me explicado que o promotor do investimento é useiro e vezeiro nesta situação. Coloca uma área de implantação mt pequena para que lhe fique mais barato. Depois, cabe aos futuros proprietários arcarem com o processo de alteração das áreas.
    isso nao faz qualquer sentido
  14.  # 94

    O homem quer despachar... E receber o seu.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  15.  # 95

    Colocado por: pvieira91- Preciso da aprovação de 2/3 dos proprietários? Não é possível publicar num edital na câmara e esperar x dias?
    - Só posso submeter o projecto de licenciamento após a área de implatanção ter sido retificada? Ou este processo pode ocorrer em paralelo? Isto é, no projecto de licenciamento segue também a alteração à área de implantação?
    - Se envolver as finanças tenho de abrir um processo directamente com as Finanças? Esse processo vai bloquear o projecto de licenciamento ou pode ocorrer em paralelo?

    -sim
    -normalmente submeto as alterações de loteamento enquanto estou a desenvolver o restante projecto.. assim quando for aprovado já deu tempo para fazer o resto do trabalho
    -para que vai envolver as finanças?
    Concordam com este comentário: pvieira91
  16.  # 96

    Colocado por: antonylemos
    -sim
    -normalmente submeto as alterações de loteamento enquanto estou a desenvolver o restante projecto.. assim quando for aprovado já deu tempo para fazer o resto do trabalho
    -para que vai envolver as finanças?


    Nao sei... a area de implantação sendo alterada não obriga novo registo/avaliação nas finanças?
  17.  # 97

    Boa Noite,

    Antes de mais espero que esteja tudo bem com vocês e vossa família.
    Aproveito este tópico para colocar aqui algumas dúvidas que acredito puder ajudar outros membros que possam passar pelo mesmo que eu irei passar em breve.

    Vou recorrer a Crédito Auto-Construção + Terreno, está tudo encaminhado com o banco e todo o processo restante prestes a ser resolvido.
    Terreno tem 400m2 com área de implantação de 145m2, área bruta de construção de 260m2.

    A minha dúvida prende-se ao polígono, sendo este um retângulo e a casa estando a ser idealizada em L com o arquitecto e depois de ler aqui algumas coisas fiquei confuso.
    Visto que terei de pedir a alteração do polígono essa alteração para estar efectuada quanto tempo demorará a câmara a fazê-lo ? É uma semana, é 1,2,3 meses ? Faço a questão porque na fase de entregar o projecto ao banco para a parte da construção tenho medo que o projeto em L não bata certo com o polígono que está no lote e eles levantem problemas.

    E se a alteração da mancha do polígono mesmo ficando com os 145m2 existentes mas com outro formato se terá custos “muito avultados” ?(Pelo que me informei na câmera, falaram me em 75€ se essa mudança for feita pelo atual dono do terreno) o que achei um valor simbolico e não condizente pelo que fui lendo por aí.
    Será isto certo ?

    Desde já grato a quem possa ajudar.
  18.  # 98

    Colocado por: Resp10essa alteração para estar efectuada quanto tempo demorará a câmara a fazê-lo ?
    aqui demora entre 2 a 4 meses .. isto antes da pandemia. dá tempo para ir trabalhando no restante projecto.

    Colocado por: Resp10para a parte da construção tenho medo que o projeto em L não bata certo com o polígono
    o seu maior problema nesse caso é com a CM que não lhe aprova o projecto se não couber dentro do polígono.

    Colocado por: Resp10falaram me em 75€ se essa mudança for feita pelo atual dono do terreno
    e o trabalho não vai ser pago? posso dizer que eu cobro muito mais que isso pelas alterações de loteamento.
  19.  # 99

    75€!? Isso nem dá para as certidões permanentes...
    Lolo.
  20.  # 100

    Este topico está muito interessante.

    Relativamente ao poligno, para adicionar um anexo com alguns metros quadrados, será possível?
    Ainda que retire m2 do poligno de construção?
 
0.0307 seg. NEW