Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos, sou novo aqui e ando há alguns dias a espreitar tópicos neste blog que me possam ajudar num projecto ainda em desenho.

    Comprei um terreno há 6 meses atrás (numa zona isolada) com a ideia de construir uma moradia unifamiliar, como o terreno
    tem algum declive sou obrigado a colocar um muro de contenção para as terras, ora o muro de contenção que o arquitecto do projecto desenhou
    possui uma área de 152 m2 (não sei bem a espessura mas sei que alguns blocos de pedra na extremidade do muro parecem-me ser decorativos e não necessários)
    e o arquitecto sugeriu usar blocos de pedra mas um amigo meu que trabalha como pedreiro diz que me fica mais em conta usar gabiões e que são igualmente eficientes. Existe aqui alguém que me possa ajudar a saber mais ou menos quanto isto me ficaria em ambos os casos ou até mesmo facultar uma alternativa mais acessível?

    O arquitecto disse-me que caso avance com o muro de contenção em pedras, o valor será entre 15 e 20 mil euros.

    Outro assunto, tenho também que colocar um muro de 35 metros de largura (com 1.70 de altura, tirando os pilares do portão que terão 2 metros)
    na frente da casa, ainda não sei bem se vou usar tijolo cerâmico maciço ou furado, mas se os mais entendidos me pudessem dar uma opinião sobre os custos e qual
    o tijolo a usar ficava bastante agradecido. Eu sou programador e pouco percebo de construção, gostava mesmo de saber mais opiniões sobre este assunto
    uma vez que só tenho ainda a opinião da única empresa de construção que fica mais próxima do terreno.

    Muito obrigado,
  2.  # 2

    Colocado por: J Gaiatoum amigo meu que trabalha como pedreiro diz que me fica mais em conta usar gabiões e que são igualmente eficientes.

    São!
    Mas o aspeto é completamente diferente, não existe comparação possível.

    Colocado por: J Gaiatoainda não sei bem se vou usar tijolo cerâmico maciço ou furado

    O muro é para rebocar?
    Use bloco de betão. Mais rápido e mais barato.

    Colocado por: J Gaiatogostava mesmo de saber mais opiniões sobre este assunto
    uma vez que só tenho ainda a opinião da única empresa de construção que fica mais próxima do terreno.

    Se assim é, terá que contar com a ajuda do seu arquiteto e do fiscal.
    O ideal era que não fossem a mesma pessoa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J Gaiato
  3.  # 3

    Pois mas isso do aspecto talvez dê para dar um jeito segundo aquilo que tenho visto em casas que usaram a natureza a seu favor para embelezar o muro e sim o muro é para rebocar.
  4.  # 4

    Imagino que a casa seja de "arquitetura moderna", é perfeitamente enquadrável um muro em gabião.
    Dependendo da zona e dos fornecedores/executantes em principio é mais barato que um muro em pedra.
  5.  # 5

    Qual é a zona? Na minha zona (oeste) os muros em pedra (blocos grandes) rodam os 60m2, isto foram preços que me deram há 3 meses, mas depende muito se é uma matéria prima que existe na zona ou não...

    Posso-lhe dizer que em 2011, fiz um com 70mx1,5m, sendo que ficou em todo o comprimento com mais de 1,7m de altura, devido aos três blocos de altura que levou por 5000€+iva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mduvidas
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilvaImagino que a casa seja de "arquitetura moderna", é perfeitamente enquadrável um muro em gabião.
    Dependendo da zona e dos fornecedores/executantes em principio é mais barato que um muro em pedra.


    Trata-se de uma casa térrea estilo alentejano, estilo esta que coloquei em anexo, com cerca de 200 m2 sem contar com a garagem que vai ficar por "baixo da terra".
      imagem.jpg
  7.  # 7

    Colocado por: NTORIONQual é a zona? Na minha zona (oeste) os muros em pedra (blocos grandes) rodam os 60m2, isto foram preços que me deram há 3 meses, mas depende muito se é uma matéria prima que existe na zona ou não...

    Por acaso fica na zona oeste, numa terra de difícil acesso mas relativamente perto de Vila Verde dos Francos.

    Posso-lhe dizer que em 2011, fiz um com 70mx1,5m, sendo que ficou em todo o comprimento com mais de 1,7m de altura, devido aos três blocos de altura que levou por 5000€+iva


    Para o muro da frente 5000€+iva não me parece puxado. Para ser sincero o que preocupa mesmo é o muro de retenção de terras, esse sim deve sair-me caro. No desenho do projecto em si parece que adicionaram demasiadas fileiras de pedras está a ver e eu quero e um muro de suporte que se aguente e não uma coisa onde meteram pedras a mais para embelezar o dito muro de suporte.
  8.  # 8

    Tem desenhos desse muro?
    necessita mesmo do muro? Não dá para acompanhar o desnível do terreno?
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilvaTem desenhos desse muro?
    necessita mesmo do muro? Não dá para acompanhar o desnível do terreno?


    Preciso mesmo do muro de suporte, o desnível do terreno exige isso. Fica aqui um desenho para dar uma ideia.
      Untitled.jpg
  10.  # 10

    Para o muro de suporte pode tb usar a solução do blocos floreira.
    O seu arquiteto certamente que lhe é capaz de dar uma estimativa de orçamento para cada uma das soluções
    •  
      NTORION
    • 8 janeiro 2018 editado

     # 11

    Colocado por: J Gaiato


    Para o muro da frente 5000€+iva não me parece puxado. Para ser sincero o que preocupa mesmo é o muro de retenção de terras, esse sim deve sair-me caro. No desenho do projecto em si parece que adicionaram demasiadas fileiras de pedras está a ver e eu quero e um muro de suporte que se aguente e não uma coisa onde meteram pedras a mais para embelezar o dito muro de suporte.

    No comentário anterior queria dizer 60€/m2

    Estou a falar do muro de contenção, os blocos de pedra são ideais para suster terras, aliás devem sempre ser colocados com terra atrás. Não tenho aqui fotos do meu mas posso-lhe enviar outro dia. E perto de mim fizeram outro ainda com mais "camadas" que o seu projeto. Além disso estes muros têm a vantagem de rachar nem ser preciso pintar, quanto muito pode mandar betumar as juntas, mas sem ficar à face, quanto mais profundo melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J Gaiato
  11.  # 12



    Estou a falar do muro de contenção, os blocos de pedra são ideais para suster terras, aliás devem sempre ser colocados com terra atrás. Não tenho aqui fotos do meu mas posso-lhe enviar outro dia. E perto de mim fizeram outro ainda com mais "camadas" que o seu projeto. Além disso estes muros têm a vantagem de rachar nem ser preciso pintar, quanto muito pode mandar betumar as juntas, mas sem ficar à face, quanto mais profundo melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:J Gaiato


    Sim agradecia, quando puder coloque aqui uma foto para eu ter uma ideia. Não acha que no desenho que eu coloquei eles podem estar a meter fileiras de pedras a mais?
  12.  # 13

    .
      IMG_20180221_151441.jpg
  13.  # 14

    Terá pelo menos 5 metros de altura
    Concordam com este comentário: TIAGO99
      IMG_20180221_151426.jpg
 
0.0205 seg. NEW