Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde;

    Possuo uma moradia que pretendo fazer umas obras de remodelação. Pelo facto quero aproveitar para obter melhor conforto, nomeadamente ao calor e frio mediante a estação do ano.
    A moradia possuiu um piso e um sótão. A separar possui uma lage. Na parte de cima dessa laje, ou seja, no sótão, encontra-se as tubagens eléctricas. O sótão tem telhas de fribrocimento, pela idade muito provavelmente com amianto, contudo em excelente estado. A telha de fibrocimento é em SH ( Penso ser este o termo correcto ). Os topos das telhas nas laterais da moradia, assim como as cumieiras possuem imensas entradas de ar, características deste tipo de telha. ( Por vezes entra passarada)

    Após inúmeros pesquisas neste fórum decidi colocar esta exposição de forma a obter opiniões para melhorar significativamente o conforto que falo, tendo em conta que já tenho janelas de alumínio com corte térmico e vidro duplo.

    Penso que só mesmo fazendo agora algo no sotão, ou abaixo da lage é que poderei obter benefícios.
    Gostaria também de utilizar o sotão para arrumos pois é bastante grande.

    Vou fazer tectos de pladur pelo que poderei colocar lá de rocha com papel kraft, mas será suficiente?
    Tenho orçamento para espuma de poliuretano a aplicar directamente na telha. Tendo em conta o que li, seria melhor no chão do sotão, contudo deixaria de poder utilizar o mesmo e ficaria com a dita tubagem eléctrica tapada. Aplicando espuma nas telhas, o sotão vai ficar sem entradas de ar, isso é bom ou mau?

    Muito Obrigado pelo vosso tempo. Ficarei à espera das vossas respostas.
  2.  # 2

    Boa Tarde;

    Peço desculpa insistir, mas ninguém pode deixar a sua opinião?

    Obrigado
  3.  # 3

    Se o sótão não tem utilização regular, coloque antes o isolamento térmico no piso. Eu preferiria estender mantas de lã de rocha no chão. Não dá para andar em cima comumente, mas sempre pode colocar umas tábuas com objectos em cima. Se quiser aceder aos fios e tubagens (raro e imporvável) levanta as mantas.

    Considere colocar algum isolamento das paredes, nomeadamente ETICS.

    Se puser umas fotos e umas plantas, ainda que rabiscos, é mais fácil dar opiniões válidas.
  4.  # 4

    Boa tarde Clioll;

    Antes de mais, grato pela resposta.

    Sim, o sótão não será para utilização regular, apenas será utilizado para armazenamento. E a questão dos fios e cablagens, concordo, pois terá agora com as obras intervenção para deixar aquilo como deve ser, mas depois não será para se mexer, à partida.

    Que tipo de lã de rocha me aconselhava, nomeadamente espessura, densidade, marca, e com ou sem BPV, etc?

    Gostava imenso de colocar isolamento nas paredes, mas de momento, economicamente não me será possível. Já coloquei as janelas, agora vou fazer tectos falsos e queria resolver o problema do tecto/sótão. Mais tarde pensarei em ETICS.

    Aqui seguem as fotos do sótão, e algumas descrições;

    Nesta foto fica imediatamente por cima da entrada do sótão. O sótão tem uma distribuição de compartimentos, diferente do piso habitável.


    Os fios e lixo visível nesta foto, é para limpar. Todas as cablagens andarão dentro da respectiva canalização eléctrica. Ao fundo é possível ver algumas das entradas de ar que falo.


    Alguma da canalização eléctrica existente.


    Cumieiras




    Pormenor de mais compartimentos, onde é visível muito lixo, canalizações e umas placas de Roofmate deixadas pelo antigo dono que pela forma que estão colocadas não estão a fazer nada.


    Um dos compartimentos por cima do quarto. é visível um tubo de água junto às telhas, mas está só ali porque sobrou, ou seja, está armazenado.


    Entrada para o sótão. Convém referir que possui 65x45cm, pelo que também tenho de ter em consideração por causa da entrada dos materiais.


    Planta do Piso habitável.
  5.  # 5

  6.  # 6

    Obrigado papacurvas. Bom preço que arranjaste pela lã de rocha.

    Mais alguma opinião?
  7.  # 7

    Atenção que faço referencia que não é só o preço da LM que temos de ter em conta, o fator transporte se for necessário, tb é importante.
 
0.0161 seg. NEW