Iniciar sessão ou registar-se
    • AC1976
    • 9 janeiro 2018 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Estou a fazer uma moradia e na fase de colocacao de soleiras / caixilhos de correr.
    Tenho de decidir como faco a colocacao dos mesmos, ou estes ficam embutidos e os carris ficam à cota dos pavimentos ou estes ficam por cima, pregados na soleira acima da cota do revestimento. Esteticamente a primeira solucao é mais bonita e evita a pessoa ter de levantar o pé para aceder ao jardim, mas nesta solucao parece ser mais susceptiveis a acumulacao de sujidade e ter problemas de infiltracoes. Eu gostava de os ter embutidos mas queria acautelar-me de como o fazer.

    Para complicar , no meu caso a laje de betao é uma superficie unica que vai da sala até a varanda, e nao foi feito um dente com uma cota inferior na varanda, o que dificulta ter este nivelamento, uma vez que os revestimentos exteriores normalmente ocupam mais espaco.
    A varanda tem uma cave por baixo, pelo que seria necessário nao só ter telas impermeabilizantes por cima na varanda, mas também uma solucao térmica, p ex roofmate com betonilha em cima para fixar. Ora tudo isto rouba cota. A cota da sala será 5.5 cm betonilha + 2.2 soalho colado. Na varanda estava pensado roofmate 3cm + min 3 cm betonilha para fixar + deck max 2 cm...na parte dos caixilhos, a ideia era colocar uma soleira com cerca de 4 cm, dente de 2 cm onde encaixa o caixilho.
    Os caixilhos teem ruptura térmica, o aro fixo ocupa cerca de 46mm e tem drenos.
    Podia vencer o desnivel da cota da varanda passando o isolamento térmico para a cave, p ex la de rocha com pladur, e reforcando a mesma uma vez que isolamentos interiores sao sempre piores, colocava la de rocha com o max de densidade pex 150kg/m3...mas nao sei bem como enquadrar o caixilho nem se esta solucao me pode trazer problemas.

    Qual a v/ experiencia em caixilhos de correr embutidos, sim ou nao?
    Alguem que tenha colocado embutidos tem algum desenho? como enquadrar os caixilhos nestes requisitos?

    Anexo a solucao que o serralheiro trouxe, a questao que se poe é que a cota do exterior com a soleira ficaria muito acima da do interior, será que se pode retirar a soleira e fazer assentar os caixilhos directamente na tela impermeabilizante com uns perfis de remate p/ os revestimentos?
    (de notar que as medidas que constam no desenho sao ilustrativas, no interior as que tenho sao 7,6 cm, e posso subir mais 1 ou 2 cm se isso resolver, mas como tenho o pé direito baixo, nao queria subir muito mais).

    Obrigada a todos os foristas que possam contribuir,
    Alexandra

    soleira
  1.  # 2

    o desenho desapareceu?
    • AC1976
    • 10 janeiro 2018 editado

     # 3

    a
    • AC1976
    • 10 janeiro 2018 editado

     # 4

    por qualquer razao o URL nao está a funcionar assim coloco um link...

    https://drive.google.com/open?id=1pqv6rZT9DoH7epuNOiGEr5ii2dZkh5tn
  2.  # 5

    Bom dia.

    Você não tem isolamento no piso no interior da habitação?

    Por esse desenho que você colocou, existe uma ponte térmica, pois parede que a caixilharia assenta numa pedra?
    Se assim for, não é de todo a melhor solução.
  3.  # 6

    Bom dia,

    O piso interior tem uma cave por baixo que está isolada.
    Penso que há quem tenha a soleira "partida" e coloque os caixilhos entre a soleira com argamassa ou tela impermeabilizante a calafetar, é isso que diz? Há muita gente contra essa solucao porque dizem ser uma fonte de infiltracao de águas entre soleira e caixilho.
    Partindo do principio que acha que essa solucao é a melhor, como faria a integracao dos caixilhos com o piso interior e exterior?
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
  4.  # 7

 
0.0108 seg. NEW