Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguém me sabe dizer qual é a distância mínima exigida entre uma torneira de gás (de segurança) e uma placa de indução?
  2.  # 2

    não pode estar sobre... de resto não tem. altura da valvula entre 1.10m e 1.40m
  3.  # 3

    Pelo que comentaram comigo, há uma distância mínima de 40cm, mas a única coisa que vi em relação a essa distância é entre equipamentos a gás (esquentador e fogão, por exemplo).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Skinkx
    • emad
    • 9 janeiro 2018

     # 4

    A minha torneira do gás está a 20 cm da placa de indução.
  4.  # 5

    Não tem.

    A distancia mínima de 40cm é entre o fogão e o esquentador.

    Se vai ter placa de indução terá que tamponar o tubo de gás.
  5.  # 6

    Que significa tamponar o tubo de gás?

    Já agora, trata-se de uma nova moradia que está em construção. Esta questão da distância da placa à torneira colocou-se durante o desenho dos móveis de cozinha e a tubagem está, obviamente, embutida na parede.

    Só quero é garantir que uma vistoria não me embarga a obra se a torneira de gás estiver demasiado perto da placa.

    Se porventura fosse uma placa a gás em vez de indução, faria alguma diferença?
  6.  # 7

    Não....já respondemos à questão. não pode é te-la por cima.
    Tamponar é tapar a saida do tubo que ligaria ao flexível que conectaria a um equipamento a gas. mete-se um tampão roscado.
  7.  # 8

    Colocado por: NortenhoSó quero é garantir que uma vistoria não me embarga a obra se a torneira de gás estiver demasiado perto da placa.

    Se contratar uma empresa credível para fazer a instalação não tem que se preocupar com nada disso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 9

    Ok, obrigado a todos pelas vossas respostas.
  9.  # 10

    Colocado por: Picareta
    Se contratar uma empresa credível para fazer a instalação não tem que se preocupar com nada disso.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Todos são credíveis até prova em contrário. O que não falta nas instalações de gás são não conformidades constantes por parte dos executantes.
  10.  # 11

    Colocado por: SkinkxO que não falta nas instalações de gás são não conformidades constantes por parte dos executantes.

    Um técnico de gás não sabe onde é que pode colocar as válvulas de corte?!!! ... se mandar fazer a rede de gás a um sapateiro, talvez.
  11.  # 12

    Que eu saiba o técnico deve gás faz a instalação antes de a cozinha estar montada. Nesse caso é sobre o carpinteiro que cai o ónus de garantir que a instalação fica ok, assumindo que os dois equipamentos (esquentador e fogão) estão na cozinha.
  12.  # 13

    Há uma distancia a garantir entre esquentador/caldeira e placa/fogão
  13.  # 14

    Colocado por: Picareta
    Um técnico de gás não sabe onde é que pode colocar as válvulas de corte?!!! ... se mandar fazer a rede de gás a um sapateiro, talvez.


    O problema é que só se descobre que o técnico é sapateiro depois da **** estar feita e o DO com o menino nas mãos.
  14.  # 15

    Colocado por: NortenhoQue eu saiba o técnico deve gás faz a instalação antes de a cozinha estar montada. Nesse caso é sobre o carpinteiro que cai o ónus de garantir que a instalação fica ok,

    Era o que faltava!!!! ....tem que existir um projecto, caso não exista projecto a culpa é do dono de obra, e nesse caso não há técnico do gás que saiba onde colocar as válvulas.

    Colocado por: ClioIIO problema é que só se descobre que o técnico é sapateiro depois da **** estar feita e o DO com o menino nas mãos.

    Volto a repetir, nenhum técnico de uma empresa certificada, tem dúvidas quanto à localização das válvulas....Este forum é um exemplo, tanto problema que aqui aparece, e não me lembro de nenhum relativo às redes de gás em obra nova.
  15.  # 16

    Colocado por: Picareta
    Era o que faltava!!!! ....tem que existir um projecto, caso não exista projecto a culpa é do dono de obra, e nesse caso não há técnico do gás que saiba onde colocar as válvulas.


    Volto a repetir, nenhum técnico de uma empresa certificada, tem dúvidas quanto à localização das válvulas....Este forum é um exemplo, tanto problema que aqui aparece, e não me lembro de nenhum relativo às redes de gás em obra nova.


    Só se for mesmo a rede de gás, que por norma é tão simples como um tubo e duas válvulas. No restante é o que se vê...
  16.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradasnão pode estar sobre... de resto não tem. altura da valvula entre 1.10m e 1.40m


    Boas,

    Tenho um apartamento que está em fase final de construção e exatamente o mesmo problema que o indicado inicialmente. Estamos nesta fase a ultimar o projeto da cozinha e a localização da válvula de corte está a condicionar algumas escolhas precisamente devido à colocação do módulo da placa de indução e do aproveitamento do canto do armário com um "canto mágico".

    Tanto quanto pude apurar do que consta na Portaria n.º 361/98, apenas se definem as alturas e tipo de acesso às válvulas de corte. O bom senso obviamente que ditaria que não se colocasse a válvula por cima da placa. Mas no caso concreto não vai existir qualquer ligação efetiva de gás natural e por isso questiono em que regulamento/norma está explícito que a placa não pode ficar debaixo da válvula?

    Como aparte, posso dizer que em alguns apartamentos do prédio em questão não tiveram em atenção o pormenor da válvula quando foram feitas as cozinhas e a solução foi suprimi-la! Não é obrigatória a sua existência? O DL 97/2017 obriga à implementação de uma rede de gás que cubra todos os fogos mas também nada refere sobre regras de colocação das válvulas de corte (mas fala na sua existência como parte integrante da rede de gás).

    Obrigado.
  17.  # 18

    Fale com o autor do projecto de gas e veja isso tb com o tecnico de gas.
  18.  # 19

    Só a gordura que essa valvula vai acumular ......
  19.  # 20

    a torneira pode estar atrás de um armário da cozinha.... (desde que acessível) e devidamente identificada o local...
    Outra hipótese é mandar efectuar a certificação do gas antes de meter o revestimento dessa parede de cozinha. depois da certificação, visto não querer gas no apartamento, manda retirar o miolo da válvula e reveste com o revestimento previsto... Pessoalmente so mando aplicar o revestimento entre bancadas apos a instalação de todos os móveis e bancada... não gosto de ver roda-tampos.
    Boa sorte veja qual a maneira mais simples.
 
0.0209 seg. NEW