Iniciar sessão ou registar-se
    • MNeo
    • 10 janeiro 2018

     # 1

    Boa Noite.

    Pretendo encontrar um sistema para impermeabilização de umas escadas exteriores em betão.

    Para a impermeabilização pretendia a aplicação de telas betuminosas. No entanto deparo-me com um "problema"...

    As escadas desenvolvem-se paralelamente à parede do edifício, que têm sistema de isolamento térmico ETICS, pelo que não deveria utilizar telas com aplicação por chama, que poderão danificar o sistema.

    A solução que me parece mais adequada será a aplicação de telas autoadesivas.

    Até agora o sistema que encontrei mais adequado as carateriticas mencionadas foi com as telas TEXSA:


    Passo a descrever o sistema:

    1.Betão armado da laje de escada

    2. Primário EMUFAL L

    3. Tela Autoadesiva TEXSA TEXSELF PE 2

    4. Geotéxtil ROOFTEX 300

    5. Cimento cola para pedra natural C2TES2

    6. Recobrimento em pedra de granito.

    Agradecia a vossa opinião
  1.  # 2

    Como é o esquema que está a prever?
    Impermeabilizar depois do ETICS?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 3

    .. 1º impermeabiliza, depois mete o ETICS...
  3.  # 4

    Vai ficar com o problema na ligação da escada ao etics que não vai ficar impermeabilizado
  4.  # 5

    Colocado por: MNeoBoa Noite.

    Pretendo encontrar um sistema para impermeabilização de umas escadas exteriores em betão.

    Para a impermeabilização pretendia a aplicação de telas betuminosas. No entanto deparo-me com um "problema"...

    As escadas desenvolvem-se paralelamente à parede do edifício, que têm sistema de isolamento térmico ETICS, pelo que não deveria utilizar telas com aplicação por chama, que poderão danificar o sistema.

    A solução que me parece mais adequada será a aplicação de telas autoadesivas.

    Até agora o sistema que encontrei mais adequado as carateriticas mencionadas foi com as telas TEXSA:


    Passo a descrever o sistema:

    1.Betão armado da laje de escada

    2. Primário EMUFAL L

    3. Tela Autoadesiva TEXSA TEXSELF PE 2

    4. Geotéxtil ROOFTEX 300

    5. Cimento cola para pedra natural C2TES2

    6. Recobrimento em pedra de granito.

    Agradecia a vossa opinião


    Entre o 4 e 5 nao falta uma betonilha?

    Mais complexo nas escadas é a drenagem.
    • MNeo
    • 10 janeiro 2018

     # 6

    Colocado por: Atlas PortugalComo é o esquema que está a prever?
    Impermeabilizar depois do ETICS?


    Sim.

    As escadas vão ter que ser executadas depois da execução do ETICS, se não vou ter a ponte térmica das escadas na parede.

    1º - Execução do Etics na parede do edifício.

    2.º Execução das escadas

    3.º Impermeabilização das escadas e colocação do pavimento.
    • MNeo
    • 10 janeiro 2018

     # 7

    Colocado por: Pedro Barradas. 1º impermeabiliza, depois mete o ETICS...


    Se executar assim fico com uma ponte termica em todo o desenvolvimento das escadas.
    • MNeo
    • 10 janeiro 2018 editado

     # 8

    Colocado por: Schlüter-PortugalEntre o 4 e 5 nao falta uma betonilha?

    Mais complexo nas escadas é a drenagem.


    Tem razão, falta a betonilha para colocagem do pavimento de granito

    Vou ter que ser garantida uma ligeira inclinação no sentido descendente das escadas para drenagem das águas.

    Como por baixo do vão de escadas, vou ter um compartimento de arrumos, vai ter que ficar garantida essa drenagem
  5.  # 9

    Colocado por: MNeo

    Tem razão, falta a betonilha para colocagem do pavimento de granito

    Vou ter que ser garantida uma ligeira inclinação no sentido descendente das escadas para drenagem das águas.

    Como por baixo do vão de escadas, vou ter um compartimento de arrumos, vai ter que ficar garantida essa drenagem


    Nesse caso o sistema poderá ser kerdi+ditra drain 8
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MNeo
    • MNeo
    • 10 janeiro 2018

     # 10

    Colocado por: Sérgio KYOVai ficar com o problema na ligação da escada ao etics que não vai ficar impermeabilizado


    Ai tá o meu problema de não poder utilizar telas com aplicação com chama.

    Vai ter que ser feito o remate de ligação entre os degraus e espelhos e a parede, com tela, para evitar ficar bem impermeabilizado.

    Por isso é que pondero a utilização de telas asfálticas autoadesivas.
    • MNeo
    • 10 janeiro 2018

     # 11

    Colocado por: Schlüter-PortugalNesse caso o sistema poderá ser kerdi+ditra drain 8


    Pelo que tive a ver nos esquemas da Ditra, a Ditra Drain, obriga a um sistema de recolha das águas, no limite das varandas.

    Na parte exterior das escadas vou ter um murete para delimitação destas e aplicação do corrimão.

    A drenagem das escadas vai ter que ser longitudinal.
  6.  # 12

    Colocado por: MNeo

    Pelo que tive a ver nos esquemas da Ditra, a Ditra Drain, obriga a um sistema de recolha das águas, no limite das varandas.

    Na parte exterior das escadas vou ter um murete para delimitação destas e aplicação do corrimão.

    A drenagem das escadas vai ter que ser longitudinal.


    A drenagem funciona por baixo da pedra e evita os babados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MNeo
  7.  # 13

    Para não haver ponte térmica, pode também deixar o isolamento aplicado apenas no local onde a escada encosta na parede, para fazer a correção.

    Nesses locais de escadas, não vejo a necessidade de colocação desse tipo de telas (telas de chama).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MNeo
  8.  # 14

    Colocado por: MNeo

    Sim.

    As escadas vão ter que ser executadas depois da execução do ETICS, se não vou ter a ponte térmica das escadas na parede.

    1º - Execução do Etics na parede do edifício.

    2.º Execução das escadas

    3.º Impermeabilização das escadas e colocação do pavimento.


    Mas então as escadas não vão ter pontos de contacto com a parede onde vai ser colocado o etics? Se vai e a impermeabilização não for feita antes vai ter problemas(a menos que recorra a algumas soluções um pouco toscas e esteticamente desagradáveis).

    Se a escada não tem contacto com a parede essa tela podia ser solução se não houver dobragens para o tal mureto, se as houver não confiava muito nesse material para esse tipo de aplicação.
    Membrana PVC podia ser solução pois é colada a ar quente mas tendo em conta o trabalho em causa e a mão de obra envolvida não me parece que seja a solução mais económica.

    Esse mureto para fixação do gradeamento também devia ser impermeabilizado, caso o muro seja assente em cima da impermeabilização com certeza vai ter escorridos/salitre entre a impermeabilização e o mureto
  9.  # 15

    Sikabond nas escadas e pedra ou cerâmica por cima. Aplica o ETICS depois e mete fita comprimida em toda a junta ETICS/escada ao longo da escada... e eu teria algum cuidado na pendente dos degraus, para caírem sempre para fora e não para o lado do ETICS.

    Vá pensando também num sistema de drenagem/pingadeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MNeo
  10.  # 16

    MNeo

    se você quer aplicar aí o conceito passive house e lhe está a fazer confusão a ligação parede/escadas, a melhor maneira é fazer umas escadas metálicas ou de madeira e desacoplá-las da parede.

    Resolver isso com corte térmico + impermeabilização + drenagem + ETICS na parede... há maneiras, mas vai gastar uma pipada de massa e fica sempre uma zona crítica, com elevadas solicitações ao desempenho de cada um dos materiais.

    Se a escada não tiver que ser em betão, a melhor maneira é mesmo não fazer em betão. Fica tudo resolvido, desde o ETICS à impermeabilização e drenagem.
    • MNeo
    • 10 janeiro 2018

     # 17

    Colocado por: Sérgio KYOMas então as escadas não vão ter pontos de contacto com a parede onde vai ser colocado o etics?


    A escada vai ser encostada ao sistema etics.

    Colocado por: Sérgio KYOEsse mureto para fixação do gradeamento também devia ser impermeabilizado, caso o muro seja assente em cima da impermeabilização com certeza vai ter escorridos/salitre entre a impermeabilização e o mureto


    O murete vai ser em betão para evitar a fendilhação na ligação com a laje de escada.
    • MNeo
    • 10 janeiro 2018

     # 18

    Colocado por: Skinkxse você quer aplicar aí o conceito passive house e lhe está a fazer confusão a ligação parede/escadas, a melhor maneira é fazer umas escadas metálicas ou de madeira e desacoplá-las da parede.


    O ideal era serem metálicas, mas como tenho que respeitar um projeto tipo, não as posso alterar para "fugir" ao tipo de arquitetura definida

    Colocado por: SkinkxVá pensando também num sistema de drenagem/pingadeira.


    No fucinho do degrau vou prever pingadeira por causa dos babados

    Colocado por: Skinkxse você quer aplicar aí o conceito passive house e lhe está a fazer confusão a ligação parede/escadas, a melhor maneira é fazer umas escadas metálicas ou de madeira e desacoplá-las da parede.


    Estou a tentar arranjar a solução que tenha a relação fiabilidade/preço mais adequada...
    • MNeo
    • 10 janeiro 2018 editado

     # 19

    Colocado por: SkinkxSikabond nas escadas e pedra ou cerâmica por cima. Aplica o ETICS depois e mete fita comprimida em toda a junta ETICS/escada ao longo da escada... e eu teria algum cuidado na pendente dos degraus, para caírem sempre para fora e não para o lado do ETICS.


    Pela ficha técnica que já tive a analisar, parece-me uma hipótese a considerar.

    O Sikabond, posso aplica-lo diretamente na junta de ligação entre entre a escada e a parede e evita-me as dobras de impermeabilização sobre a parede em ETICS?

    Estamos a falar do SikaBond®-T8?
  11.  # 20

    Não é um sistema barato mas uma boa solução para impermeabilizar escadas é a combinação Enkopur + Enketop. O Enkopur é uma tela líquida armada à base de poliuretano e o Enketop é um revestimento, também à base de poliuretano, que torna a superfície transitável. O acabamento depois é feito com flocos ou quartzos coloridos.

    Os prospetos podem ser consultados aqui:

    https://www.enke-werk.de/po/downloads.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MNeo
      Enketop Treppe.jpg
 
0.0224 seg. NEW