Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite caríssimos!


    Antes de mais, um bem haja a este fórum, que já me ajudou em muitos assuntos!

    Temos uma casa com 200 anos no Grande Porto, com uma área de implantação de 300m2, 2 pisos mais sótão, paredes exteriores de 50cm e telhado de telhas assentes em ripas de madeira.
    Como devem imaginar, o isolamento térmico é terrível. Já temos portas e janelas com vidro duplo e corte térmico e em algumas divisões, um pequeno isolamento nas paredes exteriores.
    No entanto, diria que o calcanhar de Aquiles da casa é mesmo o telhado, como podem ver pelas fotos.



    Posto isto, a minha 1ª questão é:
    - Que acham da aplicação de poliuretano projetado?
    Tenho um orçamento de 10€/m2 com 40mm de espessura, para espuma rígida de poliuretano de células fechadas.
    Entretanto, há empresas que defendem materiais mais recentes que conseguem ser mais transpiráveis.
    Por exemplo, outra empresa defendeu a espuma ICYNENE, a 13€/m2 com 60mm de espessura.

    2ª questão:
    - Devemos aplicar no chão do sótão ou sob a telha e ripado?
    Na telha tem a vantagem de manter o chão do sótão livre, mas fica mais caro pois tem mais área.
    No chão, tem o problema que a maior parte é muito irregular e com muito lixo. Também tira a possibilidade de trânsito, mas fica mais barato.


    Estamos neste momento a remodelar parte do piso superior e, por isso, estamos muito interessados em melhorar o isolamento superior da casa!


    Grato desde já pela atenção prestada!!
      IMG_8238.jpg
      FullSizeRender 20.jpg
      FullSizeRender 19.jpg
  2.  # 2

    Junto mais umas fotos, que penso serem relevantes.
      IMG_8252.jpg
      IMG_8250.jpg
      IMG_8246.jpg
  3.  # 3

    Junto também uma foto do telhado visto pelo exterior.
      FullSizeRender 21.jpg
      IMG_8253.jpg
  4.  # 4

    Se o fizer no telhado como é que depois faz a manutenção do mesmo? Se houver uma telha partida? Uma goteira? Manutenção do madeiramento... Nem sei se o poliuretano ao expandir não vai aparecer por fora... Outra questão tem a ver não a espessura, mas sim com a densidade...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis caetano
  5.  # 5

    Não faça um atentado desses,,, o que pretende não é adequado ao tipo de edificio.
    Se pretende isolar a zona habitável o idela é aplicar manta cruzada de la de viddo ou de rocha, com um minimo de 60mm cada uma sobre as lajes de esteiroa. Sendo que a camada inferior devera ser dotada de papel kraft.
    1º limpe o sotão. e se necessário desinfestação e aplicação de imunizador para madeira, veja o cuprinol.
    Nas zonas de sótão "habitáveis". O ideal é aplicar a mesma solução sobre a estrutura existente e forra com lambril de madeira. (que é flexível e permite alguma manobra já que o telhado tem deformações.
    Nada de materiasi plasticos qeu impedem a difusão do vapro de agua e diminuem a respirabilidade dos materirias... Esse é um dos maiores erros que pode fazer em edificios desta natureza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis caetano
  6.  # 6

    Tem ainda a grande desvantagem de qq desses materiais projectados ser inflamável. Veja as condições das instalações electricas que percorrem essas lajes de esteira...
    PS: Por isso e que vale a pena pagar a acessoria de um arquitecto e /ou engenheiro.. com experiencia em remodelações de edificios antigos.
    Concordam com este comentário: Belhinho, luis caetano, PedroGomes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis caetano
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    PS: Por isso e que vale a pena pagar a acessoria de um arquitecto e /ou engenheiro.. com experiencia em remodelações de edificios antigos.
    Concordam com este comentário:Belhinho,luis caetano
    Estas pessoas agradeceram este comentário:luis caetano


    Mas eu estou completamente de acordo!
    O problema é que não encontro nenhum!
    Todos conhecem tudo e já fizeram muitas obras, depois chegam lá e fazem cara de quem está a ver aquilo pela 1ª vez!
  8.  # 8

    ... Pois, assim é complicado.
    Concordam com este comentário: luis caetano
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas... Pois, assim é complicado.

    É o normal nao é?

    Arranjar pessoas competentes é super complicado

    Não sei como ainda ninguem se lembrou de criar um site para colocarmos comentarios de obras que tenhamos pago e se gostamos ou nao do serviço, um tripadvisor da construção civil, se é que nao existe já, mas que eu me tenha cruzado no google ainda nao vi nada
    Concordam com este comentário: luis caetano
  10.  # 10

    Colocado por: master_chiefNão sei como ainda ninguem se lembrou de criar um site para colocarmos comentarios de obras que tenhamos pago e se gostamos ou nao do serviço
    ~

    Este fórum :)

    NS
  11.  # 11

    Colocado por: nunos7Este fórum :)

    Existe já um tópico
    Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum
    A grande maioria dos profissionais que por aqui anda já uma ou outra vez fez algum trabalho para alguém do fórum.
    Não vejo porque não haver tb um tópico
    Contratei alguém do fórum
    Concordam com este comentário: nunos7
  12.  # 12

    Boa tarde!


    Antes demais obrigado pelas respostas e desculpem a ausência. Neste entretanto, perdemos um familiar, mas tenho de voltar a aplicar-me neste assunto, já que a obra não parou.

    Colocado por: NTORIONSe o fizer no telhado como é que depois faz a manutenção do mesmo? Se houver uma telha partida? Uma goteira? Manutenção do madeiramento... Nem sei se o poliuretano ao expandir não vai aparecer por fora... Outra questão tem a ver não a espessura, mas sim com a densidade...


    À partida, basta com uma faca cortar o bocado onde há problemas, substituir a/s telha/s e aplicar um bocado de poliuretano de formar manual.
  13.  # 13

    Caro Pedro Barradas, peço desculpa pela demora na resposta e desde já agradeço pela resposta tão detalhada.

    Colocado por: Pedro BarradasNão faça um atentado desses,,, o que pretende não é adequado ao tipo de edificio.
    Se pretende isolar a zona habitável o idela é aplicar manta cruzada de la de viddo ou de rocha, com um minimo de 60mm cada uma sobre as lajes de esteiroa. Sendo que a camada inferior devera ser dotada de papel kraft.
    1º limpe o sotão. e se necessário desinfestação e aplicação de imunizador para madeira, veja o cuprinol.
    Nas zonas de sótão "habitáveis". O ideal é aplicar a mesma solução sobre a estrutura existente e forra com lambril de madeira. (que é flexível e permite alguma manobra já que o telhado tem deformações.
    Nada de materiasi plasticos qeu impedem a difusão do vapro de agua e diminuem a respirabilidade dos materirias... Esse é um dos maiores erros que pode fazer em edificios desta natureza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:luis caetano


    Porquê que não concorda com aplicação do poliuretano? Não combina com a madeira?
    Segundo os técnicos, o poliuretano já pode ser respirável (ICYNENE com célula aberta) e, por isso, embora isole menos que o de célula fechada, permite o edifício respirar e não permite que se criem condensações.
    Será verdade ou é só a verdade das empresas que vendem o material?

    De qualquer forma, obrigado pela ideia da colocação de mantas, porque é sempre uma solução barata!
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasTem ainda a grande desvantagem de qq desses materiais projectados ser inflamável. Veja as condições das instalações electricas que percorrem essas lajes de esteira...
    Concordam com este comentário:Belhinho,luis caetano
    Estas pessoas agradeceram este comentário:luis caetano


    Um técnico trouxe uma amostra de poliuretano de célula aberta e eu cheguei-lhe um fósforo.
    Não arde, apenas é consumido onde tem chama, mas não cria chama nem continua pelo restante material.
    O problema é apenas o cheiro que é muito mau.
  15.  # 15

    Afinal não foi bem assim.


    Fiz um teste com um fósforo:



    E depois com o fogão:

    E já deu resultados diferentes...
  16.  # 16

    Colocado por: luis caetanoAfinal não foi bem assim.


    Fiz um teste com um fósforo:



    E depois com o fogão:

    E já deu resultados diferentes...


    Siga o conselho do Pedro Barradas .....
    Concordam com este comentário: nunos7
  17.  # 17

    Boa tarde ao Fórum.

    Calhou, por acaso encontrar esta página e fixei-me neste assunto, que achei interessante.
    A bem de algumas clarificações, compete-me dizer algo:
    Todos os materiais de construção à venda em Portugal têm homologações bem específicas que estão de acordo com normas europeias e são sancionadas também pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, quando são produzidas em Portugal.
    A sua utilização, como tudo, depende muito do bom senso. Obviamente que cabe aos profissionais, particularmente Engenheiros e Arquitectos (não necessariamente construtores) ter os conhecimentos correctos para a sua aplicação devida.

    Contudo, há falhas. Lembram-se certamente do incêndio que ocorreu na Torre habitacional de Londres recentemente, no qual o isolamento térmico foi colocado exteriormente, tendo sido ignoradas as especificações técnicas do mesmo. Foi, até à data, considerada uma boa prática, mas ninguém imaginou que, em situações extremas, o isolamento térmico exposto pudesse funcionar como uma tocha, como foi o que aconteceu.

    Quanto aos pareceres dos arquitectos relativamente a obras de recuperação:
    Sr Luis Caetano (e outros): Nenhum arquitecto está para comprometer a sua carreira profissional em trabalhos de recuperação de baixo orçamento. Em trabalhos de recuperação de edifícios, há processos construtivos correctos e incorrectos. E os correctos são mais caros, necessariamente. E digo isto porque sou arquitecto.

    A utilização de Poliuretano projectado, de acordo com o modo como foi escrito acima, é um processo construtivo incorrectíssimo, e já foram apontados aqui alguns motivos a justificar o erro. Mas há outros que não vou aqui expor.

    A minha proposta não vinculativa:
    Pelo que percebi, nas fotos, o sótão tem uma zona habitável e uma zona não habitável, em que se nota o ripado do telhado e o da fixação do madeiramento do tecto do andar de baixo.
    Em qualquer das zonas tem de se construir uma caixa d'ar (para tapar o madeiramento do telhado e para tapar o madeiramento do chão, na zona não habitável, esta última devendo ter o cuidado de ser sinalizada como zona de não-carga ou então reforçada transversalmente).

    É em toda a caixa d'ar que deve ser colocado isolamento térmico (há vários produtos rígidos e semi-rígidos que se comercializam em placas). No caso do tecto e dos esconços, as placas de gesso cartonado (vulgarmente conhecido por 'pladur') dão o acabamento final.

    Sai caro?
    Pois deve sair...
    Mas é assim que seve ser feito, na minha opinião, e de acordo com as fotos.

    Cumprimentos.
  18.  # 18

    ...Outra opção era levantar o telhado, retirar o madeiramento velho, colocar uma cinta em betão, amarrar aí uma estrutura geometricamente mais uniforme para o telhado, de modo a tirar partido do espaço interior do sótão, com a facilidade de colocar um isolamento térmico exclusivamente no forro interior do telhado. O senão era a fixação das paredes em tabique do andar de baixo e dos respectivos tectos em madeira, que se notam. Tinha de ficar tudo.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  19.  # 19

    Colocado por: PJAlves. Foi, até à data, considerada uma boa prática, mas ninguém imaginou que, em situações extremas, o isolamento térmico exposto pudesse funcionar como uma tocha, como foi o que aconteceu.

    ...esse problema é do domínio da comunidade técnica faz muitas décadas... E o que se passou é que o empreiteiro quis poupar no material de revestimento, diferente do especificado em projecto... a fsicalizaçao não viu, ou não quiz ver... e por aí fora......
    Depois tiveram azar.. pois o azar bateu à porta.
    Concordam com este comentário: PJAlves
  20.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradasesse problema é do domínio da comunidade técnica faz muitas décadas...


    É verdade, caro Pedro.
    A questão das pontes térmicas sempre foi um problema difícil de resolver em obra.
    Inicialmente, e durante muito tempo, adoptou-se a prática de colocar na parede dupla exterior elementos isolantes térmicos de diferentes tipos.
    Contudo, dependendo de vários factores que só se conseguem estudar bem em projecto de execução, acaba por haver pontes térmicas.

    Em pequenos edifícios, não é economicamente viável fazer um projecto de execução, a menos que este faça parte de um loteamento de edifícios semelhantes.
    Sabe certamente que um projecto de execução é muito mais detalhado que um projecto-base, semelhante aos que vão para uma Câmara para aprovação.

    E na maioria dos casos de pequenos edifícios, o acompanhamento de obra não é suficiente para o estudo das pontes térmicas, pois isto implica cruzar o projecto de engenharia com o projecto de arquitectura, de modo a verificar quais os melhores sítios a colocar os isolamentos térmicos.

    A solução mais rápida, num pequeno edifício, é colocar o isolamento térmico pelo exterior.
    Há vários inconvenientes e riscos. Um deles é a susceptibilidade ao vandalismo, pois o material é potencialmente frágil.
    Há, portanto, vários aspectos a considerar quando se opta por esta decisão.
    Um deles é verificar a existência de materiais inovadores no mercado.
 
0.0319 seg. NEW