Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um crédito bancário para pagar uma habitação própria permanente.Ainda faltam uns 15 anos para acabar de pagar.
    Se decidir vender esta casa antes dos 15 anos:
    1)Como calculo os encargos para com o banco?
    2)É natural que haja uma mais-valia.Como é calculado o valor para reinvestir em nova HPP?
    3-como entram as comissões imobiliárias,taxas e impostos(imt,selo) para as contas?
    4-ficava apurado um valor mais baixo ao do empréstimo inicial...pois tinha de pagar ao banco o que devia...ou ainda há margem para ganhar algum dinheiro?
    5-para comprar a nova casa, recorrendo a novo crédito, teria de dar de entrada o valor apurado com a venda da 1a casa para ter o benefício de não pagar mais-valia?
  2.  # 2

    Fui saber ao banco quanto pagava se liquidasse o empréstimo de uma vez e calculei o valor se continuar a pagar a prestação. Se eu pagasse tudo poupava 5k.

    Mas no caso de vender sem o empréstimo pago não sei como se fazem os cálculos das mais valias e seu reinvestimento,pois terá de se pagar ao banco o valor em falta.
  3.  # 3

    Ao vender com o empréstimo a decorrer, o valor da venda tem de ser separado em dois cheques.
    Um para liquidar a sua dívida à entidade bancária e o restante valor para si.
  4.  # 4

    Passei por este processo há pouco tempo e ainda estou em fase de investimento das mais valias.
    Os encargos com o banco dependem do que assinou quando fez o crédito.
    Está lá estabelecido qual o valor de amortização total do mesmo que há de andar na ordem dos 0,5%
    O valor calculado para reinvestir é com base em valores de escritura (salvaguardando também na venda se por exemplo tiver mediação imobiliária) descontando valores de IMT, selo etc.
    Custos de manutenção como condomínio por exemplo não são tidos em conta.
    Se recorrer a novo crédito o valor que tem que investir é o da mais valia e não o valor da venda pois como já amortizou crédito vai receber seguramente mais que a mais valia...
  5.  # 5

    Colocado por: andcalvario

    É nessas contas que tenho dúvidas
  6.  # 6

    Por exemplo:
    No ano 1999 o meu apartamento foi comprado com recurso a crédito bancário pelo valor de 15.900 contos.Em 2017 conseguia ter vendido por 100k euros.Mas devia 35k ao banco.
    Como calcular o valor para reinvestir?
  7.  # 7

    Colocado por: Gerson10Ao vender com o empréstimo a decorrer, o valor da venda tem de ser separado em dois cheques.
    Um para liquidar a sua dívida à entidade bancária e o restante valor para si.


    isto é estúpido se for assim... na minha opinião passa um cheque que é depositado na conta do empréstimo. o banco tira o que for necessário para pagar o empréstimo e o resto fica à ordem...
  8.  # 8

    Colocado por: Gerson10Ao vender com o empréstimo a decorrer, o valor da venda tem de ser separado em dois cheques.
    Um para liquidar a sua dívida à entidade bancária e o restante valor para si.

    Depende dos bancos.
    A maioria hoje em dia, como foi o meu caso, é só um cheque.
    O banco faz o débito do valor a cobrar à conta do cliente e fica tudo saldado...
  9.  # 9

    Colocado por: PalhavaPor exemplo:
    No ano 1999 o meu apartamento foi comprado com recurso a crédito bancário pelo valor de 15.900 contos.Em 2017 conseguia ter vendido por 100k euros.Mas devia 35k ao banco.
    Como calcular o valor para reinvestir?


    Como é um crédito que tem alguns anos julgo que há que ter em conta a desvalorização da moeda... não tenho conhecimento nesta área pode ser que alguém ajude, pois julgo que a conversão nao é directa...
  10.  # 10

    Colocado por: andcalvario

    Como é um crédito que tem alguns anos julgo que há que ter em conta a desvalorização da moeda... não tenho conhecimento nesta área pode ser que alguém ajude, pois julgo que a conversão nao é directa...

    Exacto.

    Tem que ter em conta o que é chamado de coeficiente de desvalorização da moeda (procure a
    portaria 326/2017 de 30/10/2017 no Diário da República, página 5829) para identificar o coeficiente
    a usar. No seu caso, para 1999 é 1,42.

    Os 15900000 de escudos equivalem a 79308.89€, sabendo que comprou o imóvel em 1999,
    tem que aplicar o coeficiente de 1,42 ao preço de compra, ou seja 79308,89*1.42=112618,62€.

    Portanto, imaginamos que quer vender a 130000€, para calcular o lucro terá que fazer o seguinte:

    mais valias = valor da venda - (valor da compra*coeficiente de desvalorização) - encargos c/C e V - encargos c/valorização (últimos 5 anos)

    Dessas mais valias, se for residente em Portugal, apenas terá que considerar 50%, caso oposto será
    100%. A seguir, terá que enquadrar esse rendimento com os outros rendimentos para saber qual a
    percentagem em qual se enquadra.

    Por exemplo:
    - valor da venda: 130000€
    - valor de compra: 79308,89€
    - coeficiente de desvalorização da moeda: 1,42
    - valor de compra com coeficiente de desvalorização da moeda: 112618,62€
    - encargos com compra e venda: 2000€ (exemplo)
    - certificado energético: 200€ (exemplo)
    - encargos com valorização: 0€ (exemplo)
    - vencimento: 1500€*14=21000€ (exemplo)

    Portanto:
    mais valias = 130000 - 112618,62 - 2200 = 15181,38€
    por ser residente, apenas é para considerar 50% ou seja: 7590,69€

    vencimento + mais valias = 21000€ + 7590,69 = 28590,69€

    Este rendimento enquadra-se no 5º escalão IRS da tabela de 2018, ou seja:
    De mais de 25 000 € até 36 856 €: 37%
    (pode consultar a tabela de 2018 aqui)

    Assim sendo, terá que pagar de mais valias: 28590,69 * 0,37= 10578,55€

    Espero ter esclarecido a história da importância do coeficiente de desvalorização da moeda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  11.  # 11

    Excelente exemplo, apenas se enganou na formula final

    Colocado por: Doctor Z
    Assim sendo, terá que pagar de mais valias: 28590,69 * 0,37=10578,55€

    Isso seria o valor total do IRS a pagar. E o IRS não se aplica sobre o valor ilíquido mas sobre o valor coletável que é muito mais baixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doctor Z, Palhava
  12.  # 12

    Colocado por: CarvaiExcelente exemplo, apenas se enganou na formula final


    Isso seria o valor total do IRS a pagar. E o IRS não se aplica sobre o valor ilíquido mas sobre o valor coletável que é muito mais baixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Doctor Z

    Sim, efectiavamente tem toda a razão, ainda assim, dá uma ideia de como se pode calcular as
    mais valias ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  13.  # 13

    Agradeço muito terem perdido tempo com os esclarecimentos.
    Vou ver com atenção.
    Já me estão a surgir mais dúvidas...
    Nomeadamente, esses 10.578,55, são derivados de 2 parcelas.Uma do trabalho e outra das mais valias.Só essa última terá de ser reinvestida nos 3 anos seguintes?
    E desses 130k,pagava 35k ao banco...com as despesas referidas teria efectivamente quanto para dar de entrada para a nova casa? 🏠
  14.  # 14

    Só faltam ai as deduçoes a colecta :)
  15.  # 15

    Colocado por: Doctor Z
    Sim, efectiavamente tem toda a razão, ainda assim, dá uma ideia de como se pode calcular as
    mais valias ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava


    E se investir essas mais valias, na construção de uma casa? ou terá de ser investido o valor completo?
    • FFAD
    • 11 janeiro 2018

     # 16

    Colocado por: jcfcid

    E se investir essas mais valias, na construção de uma casa? ou terá de ser investido o valor completo?


    é o valor total retirando o pagamento do empréstimo anterior...
  16.  # 17

    Colocado por: FFAD

    é o valor total retirando o pagamento do empréstimo anterior...


    E se não tiver emprestimo?!
    • FFAD
    • 12 janeiro 2018 editado

     # 18

    Colocado por: jcfcid

    E se não tiver emprestimo?!


    só não paga imposto sobre mais valias se gastar 100% do valor de venda numa outra habitação para uso permanente num prazo de 3 anos, salvo erro.

    Pode desse valor retirar custos de compra e transacção, como IMT, IS, comissões a imobiliárias...
  17.  # 19

    Contrariamente ao que a maioria das pessoas pensa.Não é só o valor do ganho ou lucro que se teve com a venda que se terá de reinvestir em nova HPP,mas o valor todo da venda + lucro,subtraíndo as despesas.

    E se a nova HPP for mais barata que a HPP que tínhamos inicialmente?
    Imagine que eu me mudava de Lisboa para uma moradia numa Aldeia da Serra da Estrela.
    A Casa de Lisboa era vendida por 130k e comprava uma por "nova" por 50k...como é que ia ser taxado em termos de mais-valias (reinvestimento)?Tinha direito a isenção?
    • FFAD
    • 12 janeiro 2018 editado

     # 20

    Colocado por: PalhavaContrariamente ao que a maioria das pessoas pensa.Não é só o valor do ganho ou lucro que se teve com a venda que se terá de reinvestir em nova HPP,mas o valor todo da venda + lucro,subtraíndo as despesas.

    Se a nova HPP for mais barata que a HPP que tínhamos inicialmente?
    Imagine que eu me mudava de Lisboa para uma moradia numa Aldeia da Serra da Estrela.
    Casa de Lisboa era vendida por 130k e comprava uma por 50k...como é que ia ser taxado em termos de mais-valias (reinvestimento)?Tinha direito a isenção?


    óbvio que 80k vão ser taxados...

    ou melhor, 80k vão entrar nas contas das mais valias. Creio que apenas 50% é taxado
    Concordam com este comentário: andcalvario
 
0.0179 seg. NEW