Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Já lhe disse que Ílhavo não serve de exemplo para nada! E a própria cidade de Aveiro também não!
    E o problema da região é mesmo esse... Como tem praia, ria, indústria, excelente localização geográfica e boas acessibilidades (para além das estruturas urbanas, como padarias, cafés, restaurantes, entre outras), o pessoal quer lá saber do bom gosto no urbanismo e nos cuidados com o espaço público... É por isso que é onde mais se vê os tão famosos emaranhados de cabos eléctricos pelo ar, ruas com pavimentos em péssimo estado, ervas a crescer nos espaços públicos sem qualquer ou parca manutenção, passeios nem vê-los em ruas repletas de habitações, caos no ordenamento, etc, etc. Qualquer cidade ou vila do interior do país apresenta muito melhor aspecto que Aveiro/Ílhavo/Vagos/Gafanha! Só não vê quem não vai lá com os olhos abertos...
  2.  # 102

    Colocado por: rjmsilvaO caos urbanístico é um mal geral na região, infelizmente. Assim como o bairrismo...


    Totalmente de acordo com a última frase!

    E, a propósito disto, aqui há tempos estava em conversa com algumas pessoas amigas quando afirmo que, ao contrário do que é comum ver referido, o dito "farol de Aveiro" (farol da Barra) não devia assim chamar-se, mas sim "farol de Ílhavo" (tendo em conta o concelho em que está situado)... O mesmo para o "porto de Aveiro", que também se devia chamar "porto de Ílhavo". De imediato um dos presentes vem dizer "De Ílhavo não, mas sim da Gafanha... Tanto o farol, como o porto comercial, e também o navio museu Sto. André e a festa do bacalhau também é na Gafanha!" Lool!

    Gafanha City rules!!! :))
  3.  # 103

    Eu acabava com o concelho de Ílhavo e unia ao de Aveiro. Não faz sentido duas sedes de concelho praticamente ligadas.
    Concordam com este comentário: shlak
  4.  # 104

    Colocado por: rjmsilvaEu acabava com o concelho de Ílhavo e unia ao de Aveiro. Não faz sentido duas sedes de concelho praticamente ligadas.


    Totalmente de acordo! E não é o único caso... Olhe Gaia e Porto, por exemplo. Mas o bairrismo assim o obriga!
  5.  # 105

    Colocado por: sergioalex

    Totalmente de acordo! E não é o único caso... Olhe Gaia e Porto, por exemplo. Mas o bairrismo assim o obriga!


    Gaia é um dos 3 maiores municípios nacionais... vai-se unir a quê, a quem e para quê?

    Lisboa > Sintra > Gaia, salvo erro.

    Se o Porto se unisse, talvez fizesse mais sentido Matosinhos.
  6.  # 106

    Colocado por: Skinkx

    Gaia é um dos 3 maiores municípios nacionais... vai-se unir a quê, a quem e para quê?

    Lisboa > Sintra > Gaia, salvo erro.

    Se o Porto se unisse, talvez fizesse mais sentido Matosinhos.


    Em termos de população sim... Mas qual é o sentido de ter duas sedes de concelho em que se vai duma câmara para a outra, a pé, em pouco mais de meia hora?!

    Estas divisões até podiam fazer sentido quando as pessoas se deslocavam apenas a pé ou, quando muito, por veículos de tracção animal (realidade aquando da última grande reorganização municipal, de 1854, salvo erro) e não havia telecomunicações... Hoje em dia nada disto faz sentido! Serve apenas para alimentar 'tachos' e satisfazer certos bairrismos bem aguerridos...
  7.  # 107

    Colocado por: rjmsilvaEu acabava com o concelho de Ílhavo e unia ao de Aveiro. Não faz sentido duas sedes de concelho praticamente ligadas.

    eu acabava era com o tacho que as gafanhas dão a câmara de Ilhavo,,
  8.  # 108

    Colocado por: ramos1999
    eu acabava era com o tacho que as gafanhas dão a câmara de Ilhavo,,


    Um concelho para cada Gafanha? Mais quintinhas?
  9.  # 109

    Colocado por: rjmsilva

    Um concelho para cada Gafanha? Mais quintinhas?

    Bastava o de Aveiro!
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  10.  # 110

    Colocado por: sergioalexCaros colegas foristas,

    Há já algum tempo que tenho acompanhado algumas das discussões deste fórum, mas desta vez decidi intervir activamente para solicitar as vossas úteis opiniões, as quais, desde já, agradeço.

    A minha história é a seguinte... Há praticamente dois anos que ando (em parceria com a minha "cara-metade") à procura de habitação em Aveiro. Inicialmente começámos à procura dum apartamento T3 ou T4 na cidade propriamente dita. Após algumas dezenas de visitas, tanto com particulares como com agentes imobiliários (e muito tempo perdido), chegámos à conclusão que a oferta de produto, quer novo, quer usado, é escassa... Fraca qualidade e preços caros ou qualidade "assim-assim" e preços caríssimos, eu diria até, face à qualidade perceptível, preços verdadeiramente absurdos!

    Confrontados com este panorama decidimos então fazer uma prospecção de moradias nas imediações da cidade (freguesias vizinhas de S. Bernardo, Sta. Joana, Aradas, Esgueira e concelho vizinho de Ílhavo). O panorama não melhorou... Oferta fraca e de alto custo, com a agravante do urbanismo nestas zonas (que desconhecia) ser terrível - ordenamento caótico, casas a cair de podre paredes meias com moradias novas e de alto custo, pavimentos das ruas em péssimo estado, ausência de passeios para peões, emaranhados de cabos eléctricos e de telecomunicações aéreos a prejudicar a paisagem, espaços públicos sem qualquer tipo de cuidado e manutenção, etc., etc.

    Face a este panorama e à constatação da fraca oferta de produto, ultimamente começámos então a ponderar a única solução que nos resta, que é a aquisição dum terreno para construção duma habitação própria, a nosso gosto. Já encontrámos um que nos agradou, mas antes de dar o passo para um investimento tão avultado, gostaria de ouvir as vossas opiniões em relação ao custo previsível que a construção duma moradia como a que idealizamos possa implicar.

    Os dados são então os seguintes:

    O terreno está situado num loteamento de moradias noconcelho de Ílhavo, já com o devido licenciamento camarário e todas as infra-estruturas feitas e em óptimo estado (energia eléctrica, água, gás, saneamento, telecomunicações, passeios, estacionamento e vias de acesso). É completamente plano e com óptima acessibilidade.
    Quanto aos números do alvará de loteamento são os seguintes:
    - área total do terreno: cerca de500 m2(20 m de frente por 25 m de fundo)
    - área de implantação do imóvel:108 m2
    - área bruta de construção:270 m2(108 m2 para RC e 1º andar + 50 % desse valor para sótão, se telhado de duas águas)
    - área dependente (garagens e anexos):45 m2(para além da área bruta de construção)

    O objectivo seria construir uma moradia dearquitectura clássica simples(sem grandes ou complexas soluções arquitectónicas),isolada, com 4 frentes, jardim à frente e num dos lados, tipologiaT3ouT4, com duas ou três casas-de-banho, e que tire partido das áreas definidas no alvará de loteamento, com rés-do-chão, 1º andar, aproveitamento de sótão (sem divisões) e garagem/anexos no piso térreo, ou seja, sem cave.

    Sei que os preços podem variar muito tendo em conta o tipo de construção, os materiais escolhidos, acabamentos e até os profissionais que sejam contratados para a execução dos trabalhos… No entanto, conseguem dar-me uma estimativa do preço médio por m2 (incluindo despesas de projecto, fiscalização, licenças e IVA, etc) com que me poderei confrontar…?

    Em relação à construção/acabamentos, a opção seria por materiais de alguma qualidade, sem no entanto qualquer luxo, por exemplo:
    - boa impermeabilidade e bom isolamento térmico de toda a habitação
    - chão de madeira maciça (dispenso o piso radiante)
    - pré-instalação de aquecimento central
    - pré-instalação de ar condicionado
    - boas caixilharias em PVC
    - painéis solares
    - materiais de qualidade razoável para a cozinha e WCs, sem precisarem ser de luxo

    Agradeço a resposta de quem possuir experiência em construções semelhantes ou que tenha conhecimento nesta matéria.

    E, já agora, se tiverem contactos de gabinetes de arquitectura e empresas de construção na zona, sintam-se à vontade para os disponibilizar.

    Agradeço, desde já, toda a vossa atenção.

    Cumprimentos,
    Sérgio Alex
    Concordam com este comentário:Rafael Santos




    Boa tarde Sr. Sergio,
    Sempre seguiu com a sua ideia inicial?
    Encontro-me na mesma situação que o senhor e face ao mercado imobiliário, em especial ao da zona de aveiro que é o único que tenho acompanhado, tenho andado a ponderam a construção de raiz de uma habitação.
 
0.0268 seg. NEW